1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NOc Surveyor

Classe ?

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: novembro de 1985
Lançamento: 1º de março de 1986

Incorporação: agosto de 1986

Baixa do Armador: 2007

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ? ton (leve), 2.215 ton (carregado), 514 ton (net), 700 ton (dwt) e 1.716 ton (grt).
Dimensões: 65.70 m de comprimento,
60.69 m de comprimento entre pp, 11.0 m de boca moldada e 4.71 m de calado e 7.0 m de calado máximo.
Propulsão: diesel; 1 motor diesel Bergen Mek Normo Type KRMB-9, gerando 2.480 bhp e 825 rpm, acoplado através de uma caixa de transmissão Ulstein Type 600 AGSC a 1 eixo com um hélice Ulstein de passo controlável. Equipado com um
Bow e um Stern-Thruster Ulstein 90 TV-A de passo variável e 368 Kw, um Bow-Thruster Brunvoll FU 632 de passo variável e 600 Kw, um Stern-Thruster Ulsttein 150 TV-A de passo variável 552 Kw e um propulsor azimutal retrátil Ulstein type 72/50-180 VROS de passo variável e 880 Kw.

Combustível: ?

Eletricidade: tres motores auxiliares Detroit 9 e um Volvo TAMD 122A, acionando um gerador Siemens 1FC6, 1060 KVA, tres Stamford type MHC, 920 KVA e um Stamford HC-434E, 325 KVA.

Velocidade: máxima de 14,3 nós e máxima sustentada de 9 nós.

Raio de Ação: ? milhas náuticas à ? nós.
Armamento: nenhum.
Sensores e equipamentos: (navegação) um radar de navegação Raytheon R84 e um Raytheon R81, LORAN-C Furuno LC-90 Mark 2, DGPS Raytheon, GPS Furuno GP500 Weather, NavFax Canon; Autopilot Robertson AP-9 Mk2, Infonav Telechart V, Log Ben Log AL 48, Ecobatimetro tipo Furuno FE 680; (comunicações) Sistema SATCOM Marconi Oceanray com duas linhas para fax/telex, Movel BT, VHF portátil Jorton VHF, VHF Sailor RT2048, Radio Transceiver Furuno FS-5000, Radio Watch Receiver Skanti WR-6000, Transmissor de MF SSB Radiotelefone Mod. FST-500 e Intercom Ericsson ASA101; (equipamentos) convés com 300 m2 de área utilizável, com uma lancha Jørgensen & Vik para seis pessoas, um guindaste tipo pórtico na popa Hydralift Knuckle KMCV 1400 6-12, com capacidade de 6 tons., Remotely Operated Vehicle (ROV - Robo Submarino) Diablo 6 com sistema de lançamento e recuperação (LARS), suíte integrada de coleta de dados e analise e duto para o lançamento de transdutores de coleta de dados.

Código Internacional de Chamada: C6SY2
Tripulação: 53 homens, sendo onze em cabines individuais, trinta em cabines duplas e 12 em cabines quádruplos.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Oceanográfico "Surveyor", ex-"DSND Surveyor", ex-"Seaway Surveyor", ex-"North Sea Surveyor", ex-"Havskjell Viking", foi adquirido pela Marinha do Brasil em 2007(?), junto a firma Berkon Shipping N.V., da Holanda. Foi construído pelo Estaleiro Umoe Sterkoder M/V A/S, em Kristiansund, Noruega, casco 57, teve sua quilha batida em novembro de 1985, foi lançado ao mar em 1º de março de 1986 e foi entregue em agosto de 1986, com o nome de "Havskjell Viking", um navio pesqueiro de bandeira da Noruega, para a empresa A/S Havakjell. Em 1991 mudou o nome para "North Sea Surveyor", em 1996 mudou o nome para "Seaway Surveyor", em 2000, mudou o nome para "DSND Surveyor", e, em 2003 teve o seu porto de registro mudado para Nassau com bandeira de Bahamas. O callsign do navio era C6SY2 e o numero do navio na IMO era 8600246. Em outubro de 2006, mudou finalmente o nome para "Surveyor".

 

O "Surveyor" é classificado como Navio de Suporte a Robôs Submarinos (DP II ROV Remotely Operated Vehicle Support Vessel) e classificado pela Dansk Norsk Veritas como apto a operar em gelo categoria "C".

 

1991

 

Foi convertido em Navio de Pesquisas Sísmicas, quando teve sua características originais
(comprimento: 50.02m, boca: 11.0 m, calado: 5.64m, Grt - 1,237, Net – 371 e Dwt – 700 toneladas) alteradas.

 

foto: Ian Leask

 

1996

 

Como NOc Seaway Surveyor. (foto: FOTOFLITE)

 

1997

 

Em 3 de setembro, esteve em Haugesund (Noruega).

 

1998

 

Em 15 de janeiro, esteve em Aalesund (Noruega), e em 31 de janeiro em Kopervik (Noruega).

 

Em 6 de fevereiro, retornou a Aalesund e no mesmo dia seguiu para Aberdeen (UK), de onde seguiu para Immingham, onde escalou no dia 25 de fevereiro.

 

Entre 25 de fevereiro e 23 de março, operou na Plataforma Continental Britânica. Em 23 de março, esteve em Lerwick (UK).

 

Em 27 de maio, esteve em Aalesund (Noruega), e em Haugesund (Noruega) nos dias 4 e 15 de junho.

 

Em 7 de setembro, esteve em Floro (Noruega).

 

Entre 7 e 30 de setembro, operou na Plataforma Continental Britânica. Em 30 de setembro, esteve em Floro (Noruega).

 

Entre 30 de setembro e 21 de outubro, esteve no Terminal de Statfjord (Noruega).

 

Em 21 e 29 de outubro, esteve em Floro (Noruega).

 

Em 2 de novembro, esteve em Haugesund (Noruega) e em 5 de novembro em Stavanger (Noruega).

 

Entre 20 e 22 de novembro, esteve em Stavanger, retornado no dia 10 de dezembro.

 

Em 11 de dezembro, esteve em Esbjerg (Dinamarca) e em 19 de dezembro, em Haugesund (Noruega).

 

1999

 

Em 2 de janeiro e 26 de março, esteve em Las Palmas (Ilhas Canarias).

 

Em 30 de março, cruzou ao norte de Cape Finisterre (Espanha) e se dirigiu para Stavanger (Noruega), onde escalou em 4 de abril.

 

Entre 4 e 14 de abril, esteve em Haugesund. Em 9 de maio e 25 de junho, esteve em Aalesund.

 

Em 11 de novembro, esteve em Bergen.

 

Em 3 de dezembro, em Stavanger, retornando em 6 de dezembro. Suspendeu em 7 de dezembro, e retornou no fim do mês.

 

2000

 

Em 31 de janeiro, suspendeu de Stavanger, retornando em 12 de março, tendo nesse intervalo escalado em Aberdeen. Entre 12 e 26 de março, esteve novamente em Stavanger.

 

Entre 26 de março e 31 de maio, esteve em operações no mar, realizando durante essas operações escala em Aberdeen.

 

Nos dias 31 de maio e 1º de junho, esteve em Tyne (UK).

 

Entre 27 e 29 de junho, esteve em Grimsby (UK). Nos dias 11 e 12 julho, esteve em Hull (UK). Nos dias 16 e 17 de julho, esteve em Stavanger.

 

Entre 17 e 26 de julho, realizou operações no mar, realizando escala no Ekofisk Terminal (Noruega). Em 26 de julho, esteve em Tees (UK).

 

Entre 26 de julho e 12 de agosto, realizou operações no mar, escalando no Ekofisk Terminal (Noruega) e em Aberdeen (UK).

 

Esteve em Hull, nos dias 12 e 13 de agosto, 15 e 16 de agosto, no dia 24 de agosto, de 26 de agosto a 3 de setembro, de 20 a 27 de setembro e de 12 a 14 de outubro.

 

O NOc Surveyor, como DNSD Surveyor e o casco pintado em vermelho. (foto: coleção Willem VanMaanen - agosto de 2000) O NOc Surveyor, como DNSD Surveyor e o casco pintado em vermelho. (foto: coleção Willem VanMaanen - agosto de 2000)

 

Entre 17 e 25 de outubro e em 26 de outubro, esteve em Grimsby, seguindo depois para o Báltico.

 

O NOc Surveyor, como DNSD Surveyor e o casco pintado em azul. (foto: Olav Moen)

 

2001

 

Em 5 de julho, suspendeu de Arendal (Noruega).

 

Entre 7 e 9 de julho e 4 e 16 de agosto, esteve em Stavanger (Noruega).

 

Entre 19 e 20 de agosto, 4 e 10 de setembro, 18 e 19 de setembro, 30 de setembro e 3 de outubro, e no dia 17 de outubro, esteve em Esbjerg (Dinamarca).

 

Em 25 de outubro, esteve em Haderslev, e no dia 26 de outubro, de 30 de outubro a 1º de novembro, de 9 a 16 de novembro e 26 de novembro, esteve em Esbjerg.

 

Entre 26 de novembro e 21 de dezembro, operou no Mar do Norte, escalando em Aberdeen (UK).

 

Em 21 de dezembro, chegou a Leith (UK), de onde suspendeu em 6 de janeiro de 2002.

 

2002

 

Entre os dias 7 e 12 de janeiro, esteve em Tyne (UK) e depois de passar por Aberdeen, operou operou na região de Dover e Cape Finisterre.

 

2003

 

Em 20 de agosto, chegou a Niterói.

 

Em 29 de setembro, chegou a Singapura, retornando em 15 de novembro.

 

2004

 

Em 6 de maio, suspendeu de Singapura, retornado em 15 de junho.

 

Em 25 de julho, suspendeu de Singapura, chegando em Darwin em 3 de agosto.

 

Em 4 de agosto, suspendeu de Darwin, chegando a Singapura em 31 de agosto, onde permaneceu até 25 de outubro.

 

Em 26 de outubro, suspendeu de Singapura, retornando em 14 de dezembro.

 

Em 17 de dezembro, esteve em Jakarta.

 

Em 26 de dezembro, chegou a Singapura.

 

2005

 

Esteve em Singapura de 30 de maio a 25 de junho e de 19 de dezembro e 18 de janeiro de 2006.

 

O DNSD Surveyor no Rio de Janeiro em 10 de setembro de 2005. (foto: Yuri Nousanien, via Rogerio Cordeiro)

 

2006

 

Em 23 de junho e 5 de dezembro, continuou operando na região de Singapura, tendo realizado mais quatro escalas nesse porto. No mês de julho, foi docado para inspeção das obras vivas.

 

O NOc Surveyor, docado para inspeção do casco em julho de 2006. (foto: Olav Moen)

 

Entre 14 e 16 de dezembro, esteve em Sorong (Indonésia).

 

2007

 

Entre 29 de março e 21 de abril, esteve de Singapura, retornado entre 18 de maio e 2 de junho.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- www.workships.nl - Workships Contractors B.V.. K.P. van der Mandelelaan 34 3062 MB Rotterdam (Brainpark) The Netherlands.

 

- Lloyd's International Ship Register.

 

- Lloyd's MIU.