1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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Vapor de Rodas D. Pedro
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
124 ton. Blindagem:
? Velocidade: ? Raio
de ação: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
O Vapor de Rodas D. Pedro, foi o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem a D. Pedro de Bragança, primeiro Imperador do Brasil, na Marinha do Brasil. O D. Pedro foi construído pelos estaleiros da Ponta da Areia, em Niterói. Comprado a Irineu Evangelista de Sousa (Barão de Mauá) por 70 70:000$000. Armou em guerra em 4 de agosto de 1849. Foi seu primeiro comandante o Capitão-Tenente José Maria Nogueira.
1849
De outubro a dezembro, esteve estacionado em Pernambuco.
1851
Em março, esteve no bloqueio de Montevideo, fazendo parte da Força Naval comandada pelo pelo Chefe-de-Esquadra John Pascoe Grenfell, a qual assistiu a capitulação de Oribe, em 11 de outubro.
Em 17 de dezembro realizou o forçamento do Passo do Tonelero integrando a Esquadra do Chefe-de-Esquadra John Grenfell, composta pela Fragata a Vapor Dom Afonso – capitânia (Capitão-de-Fragata Jesuíno Lamego Costa - futuro Barão da Laguna, pelas Corvetas a Vapor Dom Pedro II (Capitão-Tenente Joaquim Raimundo de Lamare) e Recife (Capitão-Tenente Antônio Francisco da Paixão), Vapor de Rodas Dom Pedro (Capitão-Tenente Vitório José Barbosa de Lomba), Corvetas Dona Francisca (Capitão-de-Mar-e-Guerra Guilherme Parker) e União (Capitão-Tenente Francisco Vieira da Rocha) e o Brigue Calíope (Primeiro-Tenente Francisco Cordeiro Torres e Alvim).Em 17 de dezembro, integrando a Esquadra do Chefe John Grenfell na guerra contra Rosas, forçou o Passo de Tonelero.
1859
Em fevereiro, era seu comandante o 1º Tenente Carlos Ramel, que substituiu o oficial de igual patente José Nolasco da Fontoura Pereira da Cunha.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.86. |
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