1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NAsH Dr. Montenegro - U 16

Classe Dr. Montenegro

 

"Tracajá do Juruá"

"Saúde sem Limites"

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 7 de dezembro de 1996

Incorporação: 19 de maio de 2000


 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 300 ton (padrão), 347 ton (carregado).
Dimensões: 42 m de comprimento, ? m de boca e ? m de calado.
Propulsão: diesel; 1 motor diesel, acoplado a 1 eixo.

Eletricidade: 2 geradores diesel de 180 kVA e 1 de 60 kVA.

Velocidade: máxima de 5 nós.

Raio de Ação: 3.200 milhas náuticas à 5 nós.
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação tipo Furuno.

Equipamentos: Equipamentos: 2 lanchas para transporte de pessoal. 3 consultórios, 2 gabinetes odontológicos, 1 laboratório, 1 farmácia, 1 sala de raio X, 2 enfermarias, 1 sala de cirurgia, 1 sala de emergência, UTI, rede de computadores para cadastramento dos ribeirinhos atendidos e sala para instrução equipada com televisão e vídeo.

Código Internacional de Chamada: PWMN
Tripulação: 60 homens, sendo 14 oficiais, 19 sub-oficiais e sargentos e 27 cabos e marinheiros, entre tripulação, médicos, dentistas e  enfermeiros/farmacêuticos, podendo ainda receber profissionais de saúde de governos estaduais ou municipais.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Assistência Hospitalar Dr. Montenegro - U 16, ex-Hospital-Fluvial Dr. Manoel Braga Montenegro (Governo do Acre) é o primeiro navio a ostentar esse nome em homenagem ao médico Dr. Manoel Braga Montenegro na Marinha do Brasil. Foi construído no estaleiro CONAVE - Comercio e Navegação Ltda., em Manaus, para o Governo do Estado do Acre, sendo lançado ao mar em 7 de setembro de 1996 e entregue em 1997. Em 2000, foi celebrado um convênio entre o Governo do Acre e a Marinha do Brasil que passou a operar o opera-lo. Depois de passar por obras de adaptações, entre elas a modificação dos lemes que deixavam o navio com muito calado e reparos, foi incorporado a Armada e submetido a Mostra de Armamento em 19 de maio de 2000, seguindo a Ordem-do-Dia do AE José Alberto Accioly Fragelly em cumprimento a Portaria nº 157 de 17 de maio de 2000 do Comandante da Marinha. Na ocasião assumiu o comando o Capitão-de-Corveta Carlos Emmanuel Rodrigues da Silva.

 

Cerimônia de Mostra de Armamento e incorporação a Armada do NAsH Doutor Montenegro em 19 de maio de 2000. (foto: SRPM).

 

2000

 

Foi incorporado ao Comando da Flotilha do amazonas (ComFlotAM), ficando subordinado ao 4º Distrito Naval.

 

Entre 1º e 18 de agosto, realizou comissão de ASSHOP na área dos Rios Negro, Solimões e Purus.

 

Entre 20 de outubro e 10 de novembro, realizou comissão de ASSHOP na área dos Rios Negro, Amazonas Nhamundá, Paraná do Ramos e Tapajós.

 

2001

 

Em 8 de janeiro, partiu da Estação Naval do Rio Negro (ENRN) em Manaus-AM, com destino ao Rio Juruá no Acre, em sua primeira comissão de Assistência Hospitalar.

 

Realizou a maior comissão de Assistência Hospitalar (ASSHOP) na Amazônia Ocidental, na área Acre I/Juruá. Foram navegadas 3.879,5 milhas marítimas, atingindo o ponto extremo de Porto Walter-AC. Nessa comissão foi também confeccionado o croqui de navegação entre os municípios de Eirunepé-AM e Marechal Taumaturgo-AC, onde constatou-se que o trecho Eirunepé - Porto Walter pode ser navegado com sucesso.

 

Entre 4 e 20 de junho, realizou comissão de ASSHOP na área dos Rios Negro, Solimões e Japurá.

 

Entre 7 e 22 de agosto, realizou comissão de ASSHOP na área dos Rios Negro, Solimões e Japurá.

 

2002

 

Entre 8 de janeiro e 25 de maio, realizou comissão ASSHOP I na área dos Rios Acre e Juruá.

 

Entre 4 e 20 de junho, realizou comissão ASSHOP X na área dos Rios Solimões e Japurá.

 

Entre 7 e 22 de agosto, realizou comissão ASSHOP XII na área dos Rios Solimões e Japurá.

 

Entre 10 e 30 de setembro, realizou comissão ASSHOP XV na área dos Rios Amazonas, Nhamundá, Paraná dos Ramos e Tapajós.

 

Em 21 de setembro, durante comissão de ASSHOP na localidade de Santa Rita Weel, nasceu Carlos Eduardo Montenegro, que recebeu esse nome em homenagem ao patrono do navio.

 

Entre 7 e 27 de novembro, realizou comissão ASSHOP XVIII na área dos Rios Xingú, Trombetas, Jarí, Marajó e Tocantins.

 

2003

 

Entre 11 e 27 de julho, realizou comissão ASSHOP XI na área dos Rios Solimões e Japurá.

 

Entre 10 e 31 de agosto, realizou comissão ASSHOP XV na área do Rios Purus.

 

2004

 

Participou da Operação PARINTINS 2004, com o NPaFlu Raposo Tavares – P 21, no Rio Amazonas.

 

2007

 

Entre 24 de setembro e 3 de outubro participou da Operação RIBEIREX-AM 2007 nas comunidades Augusto Montenegro, Itapeaçu  e Urucurituba, localizadas nas proximidades de Itacoatiara. A operação foi coordenada pelo Comando do 9º Distrito Naval e a FT Ribeirinha foi formada pelos Navios-Patrulha Fluviais Pedro Teixeira e Rondônia, os Navios-Patrulha Bracuí e Pampeiro, Navios de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz e Doutor Montenegro e o Navio-Auxiliar Pará, com a Agência de Itacoatiara prestando apoio. Foram realizados exercícios ofensivos para o restabelecimento do controle fluvial da região, por meio de Operação Ribeirinha, e Ações Cívico-Sociais (ACISO).

 

2008

 

Entre 14 e 30 de abril, realizou a comissão RIOS DA SAÚDE, nos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Oeiras e Portel, em conjunto com uma equipe de outros 50 profissionais de diversos órgãos do Governo do Pará. Os quatro municípios foram escolhidos pela dificuldade de acesso, fragilidade da atenção básica de saúde e por apresentarem menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), taxa elevada de mortalidade materna e infantil, baixa cobertura vacinal e pouca oferta de serviços do SUS. Foram atendidas cerca de três mil pessoas.

 

Do inicio de fevereiro até 15 de abril, realizou comissão de ASSHOP na região de Cruzeiro do Sul, no vale do Juruá.

 

Durante o ano o navio atendeu cerca de 17 mil pessoas com 45 mil procedimentos.

 

2009

 

Entre 7 de janeiro e 28 de abril realizou as comissões de ASSHOP JURUÁ B, JURUÁ C e ACRE IX.

 

Em 7 de janeiro, suspendeu de Manaus para mais uma missão de atendimento médico e odontológico na região do rio Juruá. Depois de fazer atendimentos nos municípios amazonenses de Carauari, Itamaraty, Eirunepé, Ipixuna e Guajará chegou a Cruzeiro do Sul no dia 30 de janeiro, por onde começou sua missão em território acreano.De Cruzeiro do Sul o navio subiu a Porto Walter e Marechal Thaumaturgo atendendo comunidades ribeirinhas. Desde 2006, o navio não se fazia presente em Marechal Thaumaturgo, por não haverem condições de navegabilidade, e desse município foi possível fazer atendimentos por lancha até a foz do Breu.

 

2010

 

Em janeiro iniciou comissão de ASSHOP na região do Juruá. Em 29 de janeiro chegou a Cruzeiro do Sul, com previsão de retorno para Manaus em 13 de abril o que não ocorreu já que o navio ficou preso na região devido a vazante muito rápida do rio que provocou o encalhe do navio.

 

O navio ficou encalhado em pedras no leito do Juruá, próximo ao município de Marechal Thaumaturgo. Uma equipe de resgate se deslocou de Cruzeiro do Sul em direção ao navio, em uma balsa contratada pelo Governo do Estado, mas também ficou encalhada nas rochas antes de chegar ao local.

 

O Dr. Montenegro preso ao leito do Juruá. (foto: Portal do Purus, via Walmor Rosa) O Dr. Montenegro preso ao leito do Juruá. (foto: Portal do Purus, via Walmor Rosa) O Dr. Montenegro preso ao leito do Juruá. (foto: Portal do Purus, via Walmor Rosa) O Dr. Montenegro preso ao leito do Juruá. (foto: Portal do Purus, via Walmor Rosa)

 

Havia uma preocupação de que o Rio Juruá continua-se vazando e sem há previsão de uma nova enchente. Se isto acontecesse, o navio iria ficar no local até o ano seguinte aguardando a subida das águas. Esta foi a segunda vez que o navio encalhou no Rio Juruá por conta do volume baixo de águas, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde articulou com o comando do navio e da própria Marinha caso a embarcação não conseguisse sair este ano de Cruzeiro do Sul.

 

O primeiro parto realizado a bordo no ano de 2010, durante essa comissão no Juruá, foi conduzido pela 1º Ten (MD) Helena Nery Ramos, nascendo a menina Maria Helena.

 

Até dia 6 de abril os números já estão se aproximando da marca de 2008, tendo sido atendidas mais 16.400 pessoas com 43.649 procedimentos médicos, odontológicos, pequenas cirurgias e vacinação. Foram atendidas 84 comunidades em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Tarauacá. As comissões combinadas atingiram os 111 dias.

 

No dia 3 de maio, depois de 26 dias abarrancado, conseguiu sair para prosseguir viagem para a Manaus. Com a cheia do rio Juruá, foi possível a locomoção do navio do local aonde está sobre pedras, para retomar a navegação e chegar a Cruzeiro do Sul no dia 3 de maio.

 

O Dr. Montengro livre da barranca do Juruá em 3 de maio de 2010. (foto: Aureo Neto)

 

Recebeu a estação tática do SISCOMIS, para comunicações por banda X e Ku.

 

Completando 10 anos de serviço o Dr. Montengro tem previsão de ser submetido ao um Período Normal de Reparos.

 

2011

 

Em junho realizou comissão de ASSHOP na calha do Rio Madeira, ficando atracado no cais da Marinha no complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré no dias 25 e 26/06.

 

Tomou parte na Operação AGATA I, coordenada pelo MD e com a participação das três Forças, da Força Nacional de Segurança, ABIN, Policia Federal, Receita Federal, IBAMA e outras agencias, realizada entre 4 e 19 de agosto, com o objetivo de combater delitos transfronteiriços e ambientais na faixa de fronteira da Amazônia. A Operação foi comandada pelo Comandante da Área de Operações Amazônia, Gen Ex Luiz Carlos Gomes Mattos e o Comandante da Força Naval Componente foi o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Frade Carneiro. A Marinha empregou os NPaFlu Pedro Teixeira – P 20 (capitânia), Roraima – P 30 e Amapá – P 32, os NAsH Dr. Montenegro – U 16 e Oswaldo Cruz – U 18 e duas aeronaves e embarcações de patrulha e inspeção naval nas ações realizadas nas calhas dos Rios Solimões, Içá, Japurá e Negro. No mesmo dia que teve início a Operação, o navio abarrancou em Tabatinga-AM para realizar atendimentos médicos e odontológicos no bairro de Comara.

 

O atingiu a marca de 956 procedimentos médicos, no período de 5 a 15 de agosto, na área de Tabatinga, incluindo as comunidades de Belém do Solimões e Belo Horizonte, que são distantes do Posto de Saúde do município. Depois o navio seguiu para Santo Antônio do Içá-AM, sob escolta do Amapá – P 32.

 

Participou da Operação AGATA 3, realizada entre os dias 22 de novembro e 7 de dezembro, em conjunto com forças do Exército e da Força Aérea sob o coordenação do MD, realizada nas fronteiras Norte e Centro-Oeste envolvendo quase 7.000 homens, sendo 1400 da Marinha. O propósito principal da Operação foi reduzir as ações do crime organizado na faixa de fronteira e a Marinha atuou na realização de Patrulhas e Inspeções Navais e no controle das calhas fluviais, com o apoio de outros órgãos federais e estaduais. Foram abordadas 1329 embarcações, sendo apreendidas 7 e notificadas 28. Cerca de 24280 quilômetros de hidrovias foram navegadas pelos meios navais empregados. Foram empregados o M Parnaíba, o NTrFlu Paraguassu, os NPa Penedo, Piratini, Poti e Pirajá, o AvTrFlu Piraim, o NApLogFlu Potengi, a EApFlu Leverger, os NAsH Tenente Maximiano e Doutor Montenegro, o NPaFlu Amapá, Lanchas de Apoio ao Ensino, Lanchas Patrulhas e botes, além de helicópteros e tropas de fuzileiros navais.

 

2012

 

Em 11 de janeiro suspendeu de Manaus com destino a cidade de Cruzeiro do Sul-AC com o propósito de realizar a Operação ACRE XII. Com a duração prevista de quatro meses nessa comissão foram atendidos diversos municípios do Vale do Alto Juruá.

 

foto: CCSM

 

Na segunda semana de comissão, após ter navegado sete dias, foram iniciados os atendimentos médicos pela equipe de saúde embarcada no navio, composta por 10 oficiais (1 farmacêutico, 5 médicos e 4 cirurgiões-dentistas) e 7 praças (5 enfermeiros e 2 técnicos em radiologia médica).

 

Até a sétima semana, foram assistidos 5.740 ribeirinhos nas 47 localidades atendidas, totalizando 16.485 procedimentos médicos, odontológicos e laboratoriais, 133 mamografias, além de orientações sanitárias e palestras sobre cuidados com a saúde. O NAsH chegou em Cruzeiro do Sul-AC, no dia 28 de janeiro, e retornou a Manaus-AM em maio.

 

O Doutor Montenegro subindo o Rio Juruá. Notar o domo da antena de comunicações por satélite na banda Ku. (foto: CCSM) Detalhe de um dos gabinetes odontológicos do navio. (foto: CCSM)

 

Em 14 de março, durante a Operação ACRE XII, o comandante e oficiais do navio visitaram o Doutor Manoel Braga Montenegro para parabenizá-lo pela passagem do seu 85º aniversário.

 

O Dr. Manoel Montenegro (ao centro), acompanhado do seu filho mais novo, do Comandante do NasH Doutor Montenegro e de Oficiais do navio (foto: CCSM)

 

2013

 

Participou da Operação AGATA 7 que ocorreu entre os dias 18 de maio e 6 de junho, no transcorrer da qual realizou Ação Cívico-Social (ACISO).

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O NAsH Dr. Montenegro - U 16, representou um substancial reforço ao serviço de assistencia hospitalar da Marinha na Amazonia. (foto: SRPM). O NAsH Dr. Montenegro - U 16, operando junto a uma comunidade ribeirinha. (foto: ?, via José Henrique Mendes).

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Emmanuel Rodrigues da Silva 19/05/2000 a __/07_2001
CC Ralph Dias __/07/2001 a __/__/200_
CC Rafael Vidal Botelho de Souza 08/07/2008 a __/07/2009
CC Gleiber Banus Barboza __/07/2009 a __/07/2010
CC Rafael Silva dos Santos __/07/2010 a 05/07/2011
CC Anderson Marcos Alves da Silva 05/07/2011 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 698, jun. 2000; n.º 708, abr. 2001; n.º 712, ago. 2001; n.º 728, dez. 2002.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 787,nov. 2007.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha

 

- Revista Marítima Brasileira, SDM, Rio de Janeiro, V120, n. º 4/6, abr/jun 2000.

 

- Navios de Assistência Hospitalar da Marinha do Brasil - www.asshop.mar.mil.br

 

- Colaboração do Comandante José Fernando De Negri.

 

- Voz do Norte – O jornal do Juruá - 03/05/2010