1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
NPq/AvPq Diadorim - IEAPM 01 ex-IEAPM - 02 Classe Diadorim
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Incorporação (MB): 1999
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
147 ton (carregado). Velocidade: máxima de 10 nós. Raio
de Ação: 30 dias de autonomia. Código
Internacional de Chamada:
PP2965 (SUDEPE)
H i s t ó r i c o
O Aviso de Pesquisa Diadorim é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Pertenceu a SUDEPE e posteriormente ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o qual firmou convenio para operação com a Marinha em 1999, por um período de dois anos. A transferência objetivou atender às necessidades apontadas pela Coordenação Geral do Programa REVIZEE relativas à carência de meios flutuantes disponíveis para atender o SCORE-Central. O navio passou a realizar operações de pesquisas na região central em proveito do referido programa sob a coordenação do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). A manutenção e operação do navio foram custeadas com recursos do SECIRM.
2003
Realizou a comissão DIADORIM 2003.
Em outubro, realizou comissão de pesquisas com o AvApCo Almirante Hess - BACS 01, tendo visitado Santos-SP.
2006
Em 12 de novembro, esteve em Santos-SP, ocasião na qual foi possível notar o novo indicativo de casco da embarcação que foi mudado de IEAPM 02 para IEAPM 01.
2008
Entre 21 e 24 de novembro, esteve em Santos-SP.
Realizou duas campanhas oceanográficas junto com uma aeronave SH-3 do Esquadrão HS-1, onde foram empregadas sondas batitermográficas (XBT) visando o seu emprego por helicópteros na coleta de dados. O emprego das XBT tem um custo menor do que o das AXBT que são especificas para aeronave. Na primeira campanha, foram realizadas quatro estações numa radial perpendicular à costa, ao largo da Ilha do Cabo Frio. A segunda campanha teve como objetivo principal a calibração dos dados em função da altura de lançamento do XBT pela aeronave. Projetou-se uma campanha com o intuito de elucidar os motivos das diferenças das medidas na primeira campanha. Os lançamentos nesta campanha foram feitos de três alturas diferentes pela aeronave e simultaneamente foram coletados dados com a embarcação, todos na mesma região da campanha anterior. Em função dos resultados e de informações contidas na literatura, recalibrou-se a equação de queda do XBT, a partir da altura de lançamento, viabilizando a operação de lançamento de XBT por helicópteros.
2011
Em 29 de junho participou da Procissão Marítima de São Pedro em Arraial do Cabo-RJ.
2012
Em 15 de junho, por volta das 15:00h chegou ao porto de Santos-SP, quando foi possivel notar que a embarcação já não possuia o indicativo de casco representativo de sua subordinação ao IEAPM.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Revista Pesquisa Naval, Brasília, Estado-Maior da Armada, 2005.
- Informativo CIRM, Brasília, CIRM, Vol.11 n.º 1, jan-jun. 1999.
- A Resurgência, Arraial do Cabo, RJ, IEAPM, n.º 2, 2008.
- Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, n. º 4/6, abr/jun 1999. |
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