1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NPq/AvPq Diadorim - IEAPM 01

ex-IEAPM - 02

Classe Diadorim

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação (IBAMA): ?

Incorporação (MB): 1999

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 147 ton (carregado).
Dimensões: 24 m de comprimento, ? m de boca e 3 m de calado.
Propulsão: diesel.

Velocidade: máxima de 10 nós.

Raio de Ação: 30 dias de autonomia.
Sensores: 1 radar de navegação.

Código Internacional de Chamada: PP2965 (SUDEPE)
Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Aviso de Pesquisa Diadorim é o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Pertenceu a SUDEPE e posteriormente ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o qual firmou convenio para operação com a Marinha em 1999, por um período de dois anos. A transferência objetivou atender às necessidades apontadas pela Coordenação Geral do Programa REVIZEE relativas à carência de meios flutuantes disponíveis para atender o SCORE-Central. O navio passou a realizar operações de pesquisas na região central em proveito do referido programa sob a coordenação do Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). A manutenção e operação do navio foram custeadas com recursos do SECIRM.

 

 

O NPq Diadorim, quando ainda operava pelo IBAMA. (foto: SECIRM)

 

2003

 

Realizou a comissão DIADORIM 2003.

 

Em outubro, realizou comissão de pesquisas com o AvApCo Almirante Hess - BACS 01, tendo visitado Santos-SP.

 

O AvPq Diadorim - IEAPM 02, já com a pintura característica das unidades pertencentes a MB e com o indicativo denotando a sua subordinação ao Instituto de Estudos do Mar Alte. Paulo Moreira. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva - Santos 18/10/2003)

 

2006

 

Em 12 de novembro, esteve em Santos-SP, ocasião na qual foi possível notar o novo indicativo de casco da embarcação que foi mudado de IEAPM 02 para IEAPM 01.

 

O AvPq Diadorim - IEAPM 01, navegando no canal de acesso ao Porto de Santos-SP, em 12 de novembro de 2006. (foto: NGB - Felipe Vaz - Santos 12/11/2006) O AvPq Diadorim - IEAPM 01, navegando no canal de acesso ao Porto de Santos-SP, em 12 de novembro de 2006. (foto: NGB - Felipe Vaz - Santos 12/11/2006)

 

2008

 

Entre 21 e 24 de novembro, esteve em Santos-SP.

 

Realizou duas campanhas oceanográficas junto com uma aeronave SH-3 do Esquadrão HS-1, onde foram empregadas sondas batitermográficas (XBT) visando o seu emprego por helicópteros na coleta de dados. O emprego das XBT tem um custo menor do que o das AXBT que são especificas para aeronave. Na primeira campanha, foram realizadas quatro estações numa radial perpendicular à costa, ao largo da Ilha do Cabo Frio. A segunda campanha teve como objetivo principal a calibração dos dados em função da altura de lançamento do XBT pela aeronave. Projetou-se uma campanha com o intuito de elucidar os motivos das diferenças das medidas na primeira campanha. Os lançamentos nesta campanha foram feitos de três alturas diferentes pela aeronave e simultaneamente foram coletados dados com a embarcação, todos na mesma região da campanha anterior. Em função dos resultados e de informações contidas na literatura, recalibrou-se a equação de queda do XBT, a partir da altura de lançamento, viabilizando a operação de lançamento de XBT por helicópteros.

 

2011

 

Em 29 de junho participou da Procissão Marítima de São Pedro em Arraial do Cabo-RJ.

 

2012

 

Em 15 de junho, por volta das 15:00h chegou ao porto de Santos-SP, quando foi possivel notar que a embarcação já não possuia o indicativo de casco representativo de sua subordinação ao IEAPM.

 

O Diadorim entrando em Santos durante comissão de pesquisa no litoral sudeste brasileiro. Notar que o navio já não possui na sua proa o indicativo característico de sua subordinação ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). (foto: Rafael Ferreira Viva – 15/06/2012) O Diadorim entrando em Santos durante comissão de pesquisa no litoral sudeste brasileiro. Notar que o navio já não possui na sua proa o indicativo característico de sua subordinação ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM). (foto: Rafael Ferreira Viva – 15/06/2012) O Diadorim atracado no cais da Capitania dos Portos de São Paulo. Ao fundo pode ser vista a Lancha Balizadora Achernar e uma das Lanchas Patrulhas transferidas do Ministério da Pesca para a Marinha em 2012. (foto: Rogério Cordeiro – Santos – 18/06/2012)

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Diadorim entrando na Baia da Guanabara voltando de uma estação cientifica. (foto: César T. Neves, via Rogério Cordeiro) O Diadorim entrando na Baia da Guanabara voltando de uma estação cientifica. (foto: César T. Neves, via Rogério Cordeiro)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Revista Pesquisa Naval, Brasília, Estado-Maior da Armada, 2005.

 

- Informativo CIRM, Brasília, CIRM, Vol.11 n.º 1, jan-jun. 1999.

 

- A Resurgência, Arraial do Cabo, RJ, IEAPM, n.º 2, 2008.

 

- Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, n. º 4/6, abr/jun 1999.