1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||
AviPa Dourado GptPNL-01 Classe Meattini/Marlim (LP 60)
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 45 ton (padrão), ? ton (carregado). Combustível: 6.400 litros. Eletricidade: 2 grupos diesel geradores com capacidade de 35 KvA. Velocidade: máxima de 25 nós e máxima mantida de 20 nós. Raio
de Ação: 420 milhas náuticas
à 18 nós (3 dias). Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 10 homens, sendo 2 oficiais e 8 praças. Obs:Características da época da incorporação.
H i s t ó r i c o
O Aviso de Patrulha Dourado - GptPNL-01(1), ex-LP-03, é a terceira unidade da classe Marlim, originalmente classe Meattini da empresa italiana Baglietto de Varazze, e é fruto de um contrado de um lote cinco unidades, no total de US$ 20 milhões, do qual é a segunda unidade, assinado em 26 de dezembro de 2007 entre a Marinha do Brasil e o estaleiro da Industria Naval do Ceará S/A - INACE.
O casco 584, foi lançado ao mar em 20 de julho de 2009. Em 25 de setembro de 2009, a embarcação foi recebida, batizada e transferida para o setor operativo da Marinha do Brasil em solenidade realizada no Píer do Marina Park Hotel, na Praia de Iracema (Fortaleza), presidida pelo Diretor-Geral de Marinha da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinícius Oliveira dos Santos, na presença de várias autoridades civis e militares tais como o comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, o comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Arnon Lima Barbosa, o diretor-técnico da Emgepron, Contra-Almirante Robério da Cunha Coutinho e do diretor presidente da Inace, Antônio Gil Fernandes Bezerra. Depois o Aviso Dourado doi incorporado ao Grupamento de Policia Naval do Leste, sediado na Base Naval de Aratu, em Salvador-BA. Naquela ocasião assumiu o comando o Capitão-Tenente Rodrigo Fernandes Alonso.
Os Avisos de Patrulha contribuirão para a realização das ações de patrulha naval, fiscalização do tráfego aquaviário e ações de busca e salvamento (SAR) entre outras tarefas subsidiárias. O AviPa Barracuda ficará subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.
Ao entrar em serviço o Dourado passou a ostentar o indicativo de casco GptPNL-01 no lugar do LP-03 anteriormente previsto, em decorrência de um Aviso do Estado-Maior da Armada de 2008, que alterou a designação da classe de Lancha Patrulha (LP) para Aviso de Patrulha (AviPa).
A primeira tripulação do Dourado foi a seguinte:
- CT Rodrigo Fernandes Alonso - Comandante - SO-EL Manuel Feitosa Batista - 2ºSG-MO Paulo Santos Espinelly - 2ºSG-MO Dalmo Oliveira de Jesus - CB-MO Carlos de Laeth Guedes de O. Júnior - CB-MR Rogers Rocha França
2009
Em 17 de outubro, chegou a Salvador.
Foi incorporado ao Grupamento de Patrulha Naval do Leste, subordinado ao 2º Distrito Naval, com sede em Salvador.
2012
Nos dias 14 e 15 de janeiro o Comando do 2° Distrito Naval apoiou o Projeto “Justiça nas Ilha” através do transporte, realizado pelo Dourado, de juizes e serventuários do Tribunal de Justiça, que atenderam moradores das comunidades das Ilhas do Frade e da Maré na Baía de Todos os Santos.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- INACE - Industria Naval do Ceará S/A.
- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha. (1) O nome do navio esta relacionado ao peixe marinho Salminus hilarii conhecido como Dourado, de formato alongado e tido como um peixe aguerrido. Nossos agradecimentos especiais ao Capitão-Tenente Elcio de Souza Leite Júnior e sua tripulação. |
||||||