1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NB Faroleiro Mário Seixas - H 26

Classe Faroleiro Mário Seixas

 

"Bode Aguerrido"

 

"Balizar para Melhor Navegar"

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1962
Lançamento: 1962
Incorporação (SUDEPE): 1967

Incorporação (MB): 31 de janeiro 1984

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 234 toneladas.

Dimensões: 35.45 m de comprimento, 6.65 m de boca, 2.51 m de calado leve e 4.8 m de calado carregado.

Propulsão: 2 motores diesel Scania DST-14 MO3 de 354 hp cada, acoplados a dois eixos com hélice de passo fixo.

Eletricidade: 2 geradores diesel de 60 KvA.

Velocidade: 8 nós (sustentada)

Raio de Ação: 1.400 milhas náuticas, com 10 dias de autonomia.
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação Decca RD-150, radiogoniômetro JRC.

Equipamentos: pau de carga com capacidade para até 10 toneladas.

Código Internacional de Chamada: PWMX
Tripulação: 19 homens, sendo dois oficiais e 17 praças.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Balizador Faroleiro Mário Seixas - H 26, ex-Mestre Jerônimo, ex-Brasil I, ex-Cabana, foi o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Faroleiro Mário Seixas dos Santos. Foi construído em 1962, como navio de pesca, em Vigo, Espanha e batizado com o nome "Cabana". Já denominado "Brasil I", foi empregado como navio de pesca em Recife-PE até 1964, quando foi arrestado pelo Banco Central, em troca de uma divida dos seus proprietários, e enviado para o Rio de Janeiro. Em 1967, o Banco Central doou a embarcação à SUDEPE - Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, que a rebatizou como “Mestre Jerônimo”.

 

Até 1979 foi empregada pela SUDEPE em pesquisa de pesca. Em 25 de outubro de 1979, foi doada à MB, sendo recebida pelo Serviço de Sinalização Náutica do Sul (SSN-5) em 14 de novembro do mesmo ano. Em 11 de fevereiro de 1982, o Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, em visita ao Porto de Rio Grande, determinou verbalmente ao Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Fernando Mendonça da Costa Freitas, que fossem realizados estudos de viabilidade para a transformação do Navio Pesqueiro em Navio Balizador, já que o casco se encontrava em avançado estado de desmontagem.

 

Em 21 de janeiro de 1983, foi assinado o Contrato nº 760/002 com a CORENA – Metalurgia e Construções Navais S/A, para realização dos serviços em seu estaleiro em Itajaí-SC, iniciados em 28 de janeiro de 1983. No CORENA, teve sua propulsão modificada de um motor/um eixo para dois motores/dois eixos, aumento da superestrutura para acomodar uma tripulação maior, remodelação do passadiço e a instalação de um mastro de proa com pau de carga. O custo de sua conversão foi 1/3 do custo de um NB classe Comandante Varella. Depois de realizar as provas de cais, realizou as provas de mar nos dias 17 e 19 de janeiro de 1984.

 

Foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 31 de janeiro de 1984, segundo a Portaria n.º 1512 de 04/11/83 e a O.D. 0001/84 de 31/01/1984, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, AE Alfredo Karam. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves.

 

A oficialidade do recebimento do Faroleiro Mario Seixas foi a seguinte:

 

     - CT Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves - Comandante
     - 1º Ten. Jorge Luiz Noel Kronemberger - Imediato/CheMaq

 

O Navio Balizador Mário Seixas, era uma navio pesqueiro que foi adaptado para o serviço na MB. (foto: SRPM)

 

1984

 

Em janeiro, passou a operar na manutenção, apoio e inspeção da Sinalização Náutica da Costa Sul, pintura e apoio a faróis e faroletes, apoio ao IBAMA e Inspeção Naval, com atuação em especial nos portos de Paranaguá-PR, São Francisco do Sul-SC e Itajaí-SC, todos na área do 5º Distrito Naval, operando a partir de Rio Grande-RS.

 

1985

 

Entre 18 de abril e 6 de maio, foi docado no Estaleiro EBRASA, em Santa Catarina.

 

1986

 

Em 1º de janeiro, entra em vigor a portaria n.º 1025, de 26 de novembro de 1985, transferindo a sua subordinação para o Serviço de Sinalização Náutica do Sul - SSN-5, passando assim a operar a partir de Paranaguá-PR.

 

Em 9 de dezembro, iniciou Período de Manutenção Geral - PMG/86, sendo docado em 22 de dezembro.

 

1987

 

Em 20 de fevereiro, saiu da doca, encerrando o PMG/86 em 21 de abril, tendo como principal modificação a redução da escotilha do porão de bóias.

 

1988

 

Entre 14 e 29 de abril, foi docado para reparos no Estaleiro EBRASA.

 

1989

 

Entre 4 de abril e 1º de junho, passou por um Período Docagem Extraordinária - PDE no Estaleiro EBRASA.

 

1990

 

Entre 12 de abril e 11 de maio, foi submetido a um PDE no Estaleiro EBRASA.

 

1991

 

Entre março e junho, foi submetido a um PDE Estaleiro EBRASA.

 

1992

 

Entre 2 de março e 3 de abril, foi docado no Estaleiro PREMOLNAVI, em Itajaí-SC.

 

1993

 

Em 31 de janeiro, comemorou 9 anos de serviço ativo, tendo atingido até essa data as marcas de 287 dias de mar e 23.000 milhas navegadas.

 

Entre 7 de maio e 14 de junho, foi docado no Estaleiro SÓ, Poá-RS, para um PDE.

 

Em 10 de julho, sofreu avaria no hélice de BB, durante serviço de manutenção de bóia luminosa no canal do porto de São Francisco do Sul.

 

Em 20 de agosto, entrou em PDE sendo docado no Estaleiro CORENA, Itajaí, onde sofreu reparos, sendo o seu eixo e hélice refeitos nas oficinas desse estabelecimento.

 

Em 3 de novembro, saiu da docagem no CORENA, realizando testes de mar nesse mesmo dia entre às 09:45 hs e 12:30 hs.

 

1994

 

Em 31 de janeiro, comemorou 10 anos de serviço ativo, tendo atingido até essa data as marcas de 313,5 dias de mar e 26.300 milhas navegadas.

 

Em 20 de agosto, entrou em PMG/94, realizado no Estaleiro CORENA, em Itajaí.

 

Em 1º de setembro, foi realizada a passagem de comando do CT Migliano para o CT Pieper, no salão de cerimônias do Estaleiro CORENA.

 

Em 13 de dezembro, recebeu a visita do Comandante do 5º Distrito Naval, VA Fernando Manoel Fontes Diegues.

 

1995

 

Em 17 de fevereiro, recebeu a visita do Comandante do 5º Distrito Naval, VA Fernando Manoel Fontes Diegues.

 

Em 22 em agosto, entrou em PMG/95 no Estaleiro EISA, em Itajaí-SC.

 

1996

 

Em 6 de fevereiro, recebeu a bóia luminosa 1A, da Draga holandesa "Lelystad", atracada a contrabordo, no porto de Paranaguá.

 

1997

 

Em maio, atingiu a marca de 500 dias de mar.

 

1998

 

Sob a coordenação da Capitania dos Portos do Paraná, prestou apoio a Universidade Federal do Paraná, no projeto de instalação de atratores de pesca, intitulado Regiões Artificiais Marinhos (RAM). Os RAM são constituídos de formações quadriláteras, submersas, de concreto, capazes de atrair, abrigar e alimentar peixes, algas e invertebrados, mantendo a biodiversidade. Até abril, o Mario Seixas já havia lançado trinta quadriláteros de concreto, pesando cerca de 600kg cada, formando o primeiro dos três recifes que serão depositados pelo navio.

 

Em 30 de outubro, foi visitado pelo Diretor da DHN, VA Marcos Augusto Leal de Azevedo.

 

1999

 

Em 23 de julho, foi realizada a passagem de comando do CT Palhota para o CT Giancarllo, em cerimônia presidida pelo Encarregado do SSN-Sul, CC Carlos Wagner Gomes.

 

2000

 

Em janeiro, realizou manutenção de sinais náuticos no litoral do Paraná e Santa Catarina.

 

Em 31 de janeiro, comemorou 16 anos de incorporação, tendo atingido até essa data as marcas de 678 dias de mar e 50.000 milhas navegadas. Nessa mesma data, atracou pela primeira vez no cais da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) em Florianópolis, passando a contar com mais esse ponto de apoio em suas missões de balizamento. Essa foi também a primeira vez que um navio de porte demandou o porto pela barra sul.

 

Realizou o PMG/00, realizada na carreira C do Estaleiro SORENAV em Porto Alegre (RS), onde recebeu a visita do Com5ºDN, em 18 de abril. Durante esse PMG foi docado duas vezes, uma entre 11 e 19 de abril, e outra entre 17 de maio e 9 de junho.

 

2001

 

Realizou um Período de Docagem e Reparos.

 

2003

 

Em 5 de junho, recebeu a visita do Comandante do 5º Distrito Naval, VA José Eduardo Pimentel de Oliveira.

 

Entre 19 e 22 de setembro, visitou o porto de Santos-SP, durante comissão de manutenção do Farol da Ilha Queimada Grande.

 

O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva ) O NB Mário Seixas, na Estação Naval de Santos em 20 de setembro de 2003. (foto: NGB - Marcelo M. Lopes da Silva)

 

Nos dias 15 e 16 de novembro, o navio participou junto com a LB Fomalhaut das buscas ao B/P "Só Pesca II", que pediu socorro quando encontrava-se em dificuldades próximo a praia de Matinhos-PR.

 

Entre 21 e 24 de novembro, visitou o porto de Santos-SP, durante comissão de manutenção do Farol da Ilha Queimada Grande.

 

O NB Mário Seixas, atracado no cais da Mortona, Estação Naval de Santos, em 22 de novembro de 2003. (foto: Pierre B. Vincent) O NB Mário Seixas, saindo do porto de Santos, em 25 de novembro de 2003. (foto: Silvio Smera)

 

2004

 

Entre 5 e 8 de março, visitou o porto de Santos-SP, durante comissão de manutenção de faróis e balizamento no litoral de São Paulo.

 

2005

 

Em 19 de janeiro, entrou no porto de Santos, no intervalo de comissão pelo litoral de São Paulo.

 

O NB Faroleiro Mário Seixas, entrando em Santos em janeiro de 2005. (foto: NGB - Rogério Cordeiro) O NB Faroleiro Mário Seixas, entrando em Santos em janeiro de 2005. (foto: NGB - Rogério Cordeiro)

 

Entre 17 e 20 de junho, esteve no porto de Santos.

 

O NB Faroleiro Mário Seixas, partindo de Santos na manhã do dia 20 de junho de 2005. (foto: NGB - José da Silva) O NB Faroleiro Mário Seixas, partindo de Santos na manhã do dia 20 de junho de 2005. (foto: NGB - José da Silva) O NB Faroleiro Mário Seixas, partindo de Santos na manhã do dia 20 de junho de 2005. (foto: NGB - José da Silva)

 

2007

 

O NB Faroleiro Mário Seixas, navegando no acesso do Porto de Rio Grande, em 2 de maio de 2007. (foto: Marcelo Vieira)

 

Nos dia 29 e 30 de maio, rebocou o Veleiro "Bicho D’água" que se encontrava em pane, sem combustível e bateria a cerca de 30 milhas de Barra de Rio Grande para Rio Grande.

 

Em 11 de junho, data alusiva ao 142º Aniversario da Batalha Naval do Riachuelo, realizou ação de presença em Paranaguá-PR.

 

Na segunda quinzena de junho, realizou faina de manutenção, substituição e reposicionamento de algumas boias externas do canal do Porto de Santos-SP, que haviam garrado devido a ação das marés e do mau tempo.

 

2011

 

O Faroleiro Mário Seixas deixando Santos em 16 de novembro de 2011. (foto: Silvio Smera)

 

Em 12 de dezembro participou da Parada Naval alusiva a Semana da Marinha realizada ao largo da Praia do Cassino, em Rio Grande, junto com a Cv Imperial Marinheiro – V 15, o RbAM Tritão – R 21 e os NPa Benevente – P 61 e Babitonga – P 63, além de três helicópteros do Esquadrão HU-5.

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O NB Mário Seixas, atua no litoral sul do Brasil. (foto: SDM)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves(*) 31/01/1984 a 27/02/1986
CT Jair Leal Señorans 27/02/1986 a 24/05/1988
CT Jacques de Oliveira Rocha Lima 24/05/1988 a 06/07/1990
CT Valdecilio Pinheiro Linhares 06/07/1990 a 31/07/1992
CT Carlos Rodolfo César Landvoigt 31/07/1992 a 14/09/1993
CT Paulo Lemos Migliano 14/09/1993 a 01/09/1994
CT Paulo Sérgio Romano Pieper 01/09/1994 a 17/08/1995
CT Carlos Wagner Gomes 17/08/1995 a 02/08/1996
CT Jailton Silva Ferreira 02/08/1996 a 31/07/1997
CT Bernard Edouard Lebois 31/07/1997 a 31/07/1998
CT Luiz Cláudio Teixeira Palhota 31/07/1998 a 23/07/1999
CT Giancarlo Fonseca Villas Boas 27/07/1999 a 31/07/2000
CT Luiz Cláudio Lazaro Dias 31/07/2000 a 31/07/2001
CT Omar Rosa Esteves 31/07/2001 a __/__/2002
CT Mauricio dos Santos Silva __/__/2002 a __/__/2003
CT __/__/2003 a __/__/2004
CT __/__/2004 a __/__/2005
CT __/__/2005 a __/__/2006
CT __/__/2006 a __/__/2007
CT __/__/2007 a __/__/2008
CT Dante José de Andrade Alexandre __/__/2008 a 09/07/2009
CT Hugo André Assunção Malafaia de Souza 09/07/2009 a __/10/2010
CT André Lysâneas Teixeira Carvalhaes __/07/2010 a __/__/200_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- NOMAR - Noticias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 440, fev. 1980; n.º 509, jan. 1986; n.º 535, mar. 1988; n.º 599, mar. 1993; n.º 662, ago. 1997; n.º 673, abr. 1998; n.º 692, dez. 1999; n.º 695, mar. 2000; n.º 708, abr. 2001.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

- Incidentes SAR do SALVAMAR SUL, Comando do 5º Distrito Naval.

 

- Revista Tecnologia & Defesa, São Paulo, Editora Aquarius, N.º 11, janeiro de 1984.


Agradecemos a atenciosa colaboração dos Srs. Comandante, Imediato e Guarnição do Faroleiro Mario Seixas, em sua escala em Santos de 21 a 24/11/03, por sua colaboração nas informações dessa ficha.

 

(*) Promovido a Capitão-de-Corveta no posto.