1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Almirante

Pedro Max Fernando de Frontin

 

 

Nome

 

O NOME

 

O Almirante Julio César de Noronha, nasceu em Petrópolis, no dia 8 de fevereiro de 1867.

 

Com 15 anos de idade, verificou praça de Aspirante a Guarda-Marinha, em 07 de março de 1882, saindo Guarda-Marinha aluno, em 25 de novembro de 1884. Foi confirmado nesse posto, após a viagem de instrução, em 24 de dezembro de 1886.

 

Foi promovido a Vice-Almirante em 26 de maio de 1920.

 

Oficial, Comandante e Chefe extremamente dedicado à profissão, deu destaque e brilho a todas as comissões que lhe couberam. Foi Comandante-em-Chefe da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), constituída pelos Cruzadores Rio Grande do Sul e Bahia, Contratorpedeiros Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Paraíba, Tender Belmonte e Aviso Laurindo Pitta que representando o Brasil no cenário da Primeira Guerra Mundial, operou nos mares conflagrados da África e da Europa, ao lado das Esquadras da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos.

 

Foi, também, Chefe do Estado-Maior da Armada e Ministro do Supremo Tribunal Militar. Comandou navios da Esquadra, destacando-se o Encouraçado São Paulo. Foi oficial de Estado-Maior e da Presidencia da República; Diretor de Escola de Guerra Naval; Comandante do Corpo de Marinheiros Nacionais, da Segunda Divisão Naval, Divisão Naval do Sul e da Divisão de Encouraçados.

 

Possuía as seguintes medalhas e condecorações: de Ouro, pelos bons serviços prestados ; de Distinção dos Estados Unidos; Grã-Cruz da Ordem de Leopoldo II da Bégica; Grande Oficial da Ordem da Coroa da Itália; Medalha de Guerra da Itália; Tesouro Sagrado; 1ª classe do Império do Japão; Cruz de Campanha e Medalha da Vitória e a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Naval.

 

O Almirante Frontin faleceu no Rio de Janeiro, a 6 de abril de 1939.

 

O BRASÃO

 

(...).


- Vultos da História Naval, Rio de Janeiro, SDGM.

[Voltar no Browser]