1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Pitkin County - LST 1082

ex-LST 1082

Classe LST 511 - 1152

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 18 de novembro de 1944
Lançamento: 26 de janeiro de 1945
Incorporação: 7 de fevereiro de 1945

Baixa: 1º de setembro de 1955

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.653 ton (padrão), 4.080 (carregado).
Dimensões: 99.97 m de comprimento, 15.24 m de boca, 0.73 m de calado na proa (leve), 2.49 proa (carregado), 2.31 m popa (leve) e 4.29 m popa (carregado).
Propulsão: Diesel; 2 motores diesel General Motors V12-567A, gerando 1.700 hp, acoplados a 2 eixos com hélices de passo fixo.

Energia Elétrica: ?

Velocidade: máxima de 12 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: 1 canhão de 3 pol. (76.2 mm/50) em um reparo singelo Mk 26; 8 canhões Bofors L/60 de 40 mm em dois reparos duplos Mk 1 e quatro singelos; 12 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk 4.
Sensores: 1 radar de superfície e 2 diretoras óticas Mk 51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk 51.

Capacidade de Carga e Equipamentos: capacidade para transportar 130 fuzileiros navais ou 550 por curtos períodos, 300-600 ton de carga para abicagem ou 1.400 ton para transporte. Equipado com duas EDVP.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 119 homens, sendo 10 oficiais e 109 praças.

Tropa Transportada: 147 homens.

Obs: Características da época da incorporação como LST. 

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio de Desembarque de Carros de Combate USS LST 1082, foi construído pelo estaleiro American Bridge Co., em Ambridge, Pennsylvania. Teve quilha batida em 18 de novembro de 1944, foi lançado ao mar em 26 de janeiro de 1945, tendo como madrinha a Sra. Stephen Anzio. No mesmo dia 26 de janeiro suspendeu de Ambridge guarnecido por tripulantes de ferrys, que o conduziram na descida dos rios Ohio e Mississippi até a Estação Naval de Reparos de Algiers, Louisiana, onde teve sua contrução concluída. Em 7 de fevereiro, foi incorporado em cerimonia realizada New Orleans. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente (USNR) John B. Cameron.

 

1945

 

Depois de realizar cruzeiro de verificação na Baia de St. Andrews Bay, na Florida, e de alterações realizadas em Mobile, Alabama, o novo NDCC embarcou balsas e pontões em Gulfport, Mississippi e partiu no dia 24 de março de 1945 com 90 passageiros da Marinha que foram desembarcados na Zona do Canal do Panamá. Do Canal do Panamá, ele seguiu para Pearl Harbor onde embarcou fuzileiros navais para Guam. Partiu de Pearl Harbor em 27 de abril e chegou a Para Harbor (Guam) em 17 de maio. Em 19 de maio, suspendeu de Para Harbor e seguiu para Okinawa, via Saipan. Em 29 de maio, em Saipan, atingiu a proa do LST 996 avariando a porta de proa boreste. Depois de ser atingido por um furacão em 5 de junho, ele chegou a Buckner Bay, Okinawa em 8 de junho, permanecendo a partir sob a proteção de cortina de fumaça e com a tripulação em “postos de combate”.

 

Em 4 de julho, suspendeu de Naha, Okinawa, transportando fuzileiros navais e seu equipamento de volta para Guam. Em 5 de agosto, retornou para Pearl Harbor, via Saipan. Em 15 de agosto, quando chegaram as noticias do fim das hostilidades com o Japão encontrava-se em reparos na Doca Flutuante N.º 2.

 

Em 29 de agosto, suspendeu de Pearl Harbor com 210 fuzileiros navais e equipamento a bordo seguindo para missão de ocupação no Japão, chegando a Sasebo em 23 de setembro.

 

Em 25 de setembro, suspendeu de Sasebo com destino a Subic Bay, Luzon, Filipinas. Em Subic Bay, embarcou elementos da 5ª Força Aérea dos Exercito dos EUA e depois de escalar em San Fabian, suspendeu no dia 12 de outubro.

 

Em 22 de outubro, chegou em Wakayama, Japão, onde desembarcou os homens do Exercito e seu equipamento. No dia seguinte, partiu novamente, desta vez para Manila, Filipinas, e depois San Fabian Beach, em Lingayen Gulf, onde embarcou 185 homens e oficiais de um Batalhão de Aviação do Exercito que foram desembarcados em Sasebo no dia 15 de novembro, para ocupação.

 

Em 23 de novembro, suspendeu de Sasebo, seguindo de volta para os EUA, via Saipan e Pearl Harbor.

 

1946

 

Em 16 de janeiro, chegou a San Francisco, Califórnia.

 

Em 5 de agosto, foi descomissionado em Astoria, Oregon, permanecendo encostado no Grupo de Astoria da Reserva da Esquadra do Pacifico.

 

1947-49

 

Permaneceu na reserva, sob a manutenção e a custódia do Grupo de Astoria da Reserva da Esquadra do Pacifico.

 

1950

 

Em 6 de setembro, foi recomissionado em Astoria, assumindo o comando naquela ocasião o Capitão-de-Corveta (USNR) John E. Chadwick. Depois foi reequipado no Arsenal de Marinha de Puget Sound e seguiu para treinamento com sua tripulação ao largo de San Diego.

 

Em 19 de dezembro, partiu para o Japão via Pearl Harbor e Midway.

 

1951

 

Em 23 de janeiro, o LST 1082 chegou a Yokosuka, Japão, iniciando o serviço de apoio as forças das Nações Unidas na Coréia. Em 8 de fevereiro, com outras unidades da 13ª Divisão de NDCC’s seguiu para Urusan Wan, Coréia. Em Urusan Wan, recebeu homens e veículos da Brigada Especial de Engenharia dos EUA para transporta-la para Pusan, onde chegou em 13 de fevereiro. Na tarde do mesmo dia 13 de fevereiro, suspendeu com tropas do Exercito Coreano e 387 trabalhadores sul-coreanos. Esses passageiros e seus equipamentos foram desembarcados em Inchon no dia 15 de fevereiro. Nas semanas seguintes, transportou centenas de prisioneiros de guerra, comunistas de Inchon para a Ilha de Koje Do, onde ficarão internados.

 

Em 20 de março, partiu da Ilha de Koje Do para Kobe, Japão. Depois de reparos, tocou em Sasebo a caminho de Okinawa e depois seguiu para Kunsan, Coréia, para transferir carga do Navio Cargueiro de Ataque USS Andrômeda – AKA 15 para terra.Em 4 de maio, retornou para Okinawa e partiu dois dias depois com carga e passageiros para Inchon.

 

Em 13 de maio, entrou em Sasebo, para exercícios táticos ao largo da costa do Japão e no dia 7 de junho partiu de Yokosuka para os EUA.

 

Em 28 de junho, o LST 1082 chegou a San Diego onde participou de diversos exercícios de táticas de assalto anfíbio, antes de retornar ao Extremo Oriente.

 

1952

 

Em 7 de abril, chegou a Yokosuka, Japão e depois seguiu para Pusan, Coréia, onde serviu na transferência de prisioneiros chineses comunistas para serem internados na Ilha Koje Do.

 

Em 6 de julho, retomou para Yokosuka, onde realizou treinamento de assalto anfíbio com unidades de Artilharia de Campo do Exercito dos Eua, antes de transportá-las para Pusan. Entrou em Pusan no dia 10 de agosto e desembarcou os veículos e tropas do Exercito.

 

Escalou novamente em Pusan entre 20 e 23 de setembro, para transportar 105 prisioneiros comunistas para Ilha de Koje Do. Island. Passou as semanas seguintes entre os portos do Japão e exercícios da Esquadra que se desenrolaram ao longo da costa da Coréia e Pohang Do.

 

Em 22 de novembro suspendeu de Yokosuka, chegando a San Diego em 20 de dezembro.

 

1953

 

Realizou exercícios ao longo da costa sul da Califórnia e depois deu entrada no Arsenal de Marinha de Mary Island.

 

Em 19 de outubro, partiu para o Extremo Oriente. Escalou em Pearl Harbor, e depois parou brevemente no Atol de Taka, Ilhas Marshall para o lançamento e recuperação de uma força de desembarque, chegando finalmente a Yokosuka, Japão em 23 de novembro.

 

1954

 

De dezembro de 1953 a maio de 1954, participou de diversos exercícios anfíbios que o levaram do Japão as praias de Okinawa, Iwo Jima e Inchon.

 

Em 17 de junho, suspendeu de Yokosuka, chegando a Dan Diego em 19 de julho.

 

1955

 

Em 1º de julho, recebeu finalmente o nome de USS Pitkin County - LST 1082, sendo o primeiro e único navio a ostentar esse nome na U.S. Navy em homenagem a cidade homônima de Pitkin County no oeste do Colorado.

 

Permaneceu operando na costa oeste, até ser descomissionado em 1º de setembro, em cerimônia realizada em San Diego, CA. Ficou encostado no Grupo de San Diego da Reserva da Esquadra do Pacifico.

 

1966

 

Em 9 de julho, foi recomissionado em cerimônia realizada no Arsenal de Marinha de Long Beach, assumindo naquela ocasião o Capitão-Tenente C. E. Quarles. No mesmo dia tornou-se capitânia do 3º Esquadrão de Navios de Desembarque. Depois de passar o resto do verão americano em treinamento na costa oeste, partiu para o Vietnã aonde chegou a Da Nang em 29 de novembro. Depois de desembarcar os fuzileiros navais, ele iniciou operação o de ligação entre Da Nang e Chu Lai, até partir em para Guam em 21 de dezembro.

 

1967

 

Em 2 de janeiro, chegou a Para Harbor (Guam). Em 26 de janeiro, partiu em cruzeiro de inspeção que o levou as ilhas Marianas, Volcanos, Bonis e Ryukyus.

 

Em 7 de fevereiro, chegou a Okinawa, onde embarcou veículos e suprimentos, partindo no dia 10 para Chu Lai, aonde chegou no dia 14. Depois de desembarcar sua carga em Chu Lai, seguiu para Da Nang e depois Hong Kong.

 

1968-69

 

Permaneceu operando ao largo de Guam, alternando períodos na costa do Vietnã, em especial nas operações “Market Time”, com visitas a outros portos do Extremo Oriente. Na véspera do Natal de 1969, prestou assistência ao Rebocador “Makah” que estava em chamas no porto de Vung Tau, extinguindo as chamas dessa embarcação abandonada.

 

1970

 

Permaneceu realizando operações no Pacifico Oeste.

 

1971

 

Em 31 de agosto, foi tornada publica a sua transferência para Marinha do Brasil. Há duvidas referentes ao que realmente aconteceu com relação a essa transferência que não se concretizou.

 

Em 1º de setembro, deu baixa definitiva do serviço na U.S. Navy. Durante seu serviço ativo, foi agraciado com as seguintes comendas: Comenda de Ação em Combate; Comenda da Marinha a Unidade; Comenda do Mérito a Unidade da Marinha; Medalha América de Campanha; Medalha de Campanha Asiática-Pacifico; Medalha da Vitória da II Guerra Mundial; Medalha de Ocupação da Marinha (com Passadeira da Ásia); Medalha do Serviço de Defesa Nacional; Medalha de Serviço na Coréia e Medalha de Serviço no Vietnã com 4 Estrelas; Medalha das Nações Unidas de Serviço na Coréia; Medalha de Campanha da Republica do Vietnã e Medalha de Serviço de Guerra da Republica da Coréia.

 

1975

 

Em 1º de abril, foi retirado do Registro dos navios pertencentes a U.S.Navy.

 

Em 19 de dezembro, foi vendido para ser desmanchado, a firma DRMS - Defense Reutilization and Marketing Service.

 

1977

 

Foi revendido para a Landing System Technology Pte, Ltd, de Singapura e renomeado LST 4.

 

1979

 

Foi revendido para a Agronaftis S.A. Maritime & Commercial Corp., de Piraeus, Grécia, sendo renomeado M/V "Petrola 144".

 

1989

 

Foi revendido a Singanesa Ltd, de Jakarta, Indonésia e renomeado M/V "Bunguran Baru". Seu destino final é desconhecido.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT (USNR) John B. Cameron 07/02/1945 a __/__/194_
CC (USNR) John E. Chadwick 06/09/1950 a __/__/195_
CT (USN) C. E. Quarles 09/07/1966 a __/__/196_

 

I m a g e n s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org

 

- Dictionary of American Naval Fighting Ships, Vol. V, 1979, p. 320-321.

 

- Friedman, Norman. U.S. Amphibious Ships and Crafts: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 2002.

 

- Log Page of the USS LST 996.