1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Skylark - ASR 20

Classe Penguin

 

 

O CASO DO USS THRESHER

 

Tendo sofrido uma avaria no casco e tanques de lastro causada por um rebocador durante uma manobra de atração em Port Canaveral, no final de 1962, depois de ter realizado exercícios com o foguete A/S SUBROC ao largo da Florida, o USS Thresher foi submetido a reparos Electric Boat Company, em Groton, CT. Voltou a Florida para realizar mais alguns testes ao largo de Key West, retornando para o estaleiro onde permaneceu durante o inverno de 1963. Na manha de 10 de abril reuniu-se ao NSS USS Skylark – ASR 20 na posição 41º 46´ N por 65º 03´ W para exercícios de mergulho, levando a bordo alem dos 16 oficiais e 96 praças, 17 técnicos civis para observar os testes.

 

O Thresher submergiu, e a comunicação passou a ser feita pelo UQC (telefone subaquático)

 

As 07:47hs o Thresher comunicou ao Skykark que estava iniciando o mergulho. Das 07:47hs as 09:13hs tudo corria de forma aparentemente normal, com o Thresher reportando a mudança de curso e profundidade ao Skylark. As 09:13 hs, 15 minutos depois de ter alcançado a profundidade determinada para os testes, o submarino comunicou-se com o Skylark pelo telefone subaquático as 09:13hs, informando que estava com pequenas dificuldades, experimentando um pequeno angulo positivo . As transmissões truncadas indicaram que – muito abaixo da superfície – que as coisas estavam dando errado. De repente, as 09:18 hs, os tripulantes do Skylark ouviram um som que parecia uma implossão – e então, o silêncio !.

 

Os esforços para restabelecer contato com o Thresher falharam, e um grupo de busca foi formado na tentativa de encontra-lo.

 

Mensagem do USS Skylark para o Comando da Força de Submarinos do Atlântico, 10 de abril de 1963.

 

" incapaz de comunicar-se com o Thresher desde 09:17hs. Foi tentada comunicação por voz com o UQC e através do CW, QHB, CW a cada 10 minutos. Sinais explosivos (granadas) a cada 10 minutos com nenhum sucesso. A última transmissão recebida foi truncada. O Thresher indicando que se aproximava da profundidade do teste. Minha posição atual é 41-43N, 64-57W. Conduzindo aumento das buscas."

 

O navio de salvamento USS Recovery – ASR 43 depois recolheu alguns destroços. O Thresher afundou a 220 milhas a leste de Cape Cod, Boston, e foi declarado oficialmente perdido em 10 de abril de 1963.