1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||
Vapor Golfinho
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
330 ton. Propulsão: motor de 160 hp. Velocidade: ? Raio
de ação: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
O Vapor Golfinho, ex-Serpente, foi o segundo navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem ao Cetáceo Marinho Delphinus Procoena. Foi construído no Estaleiro da Saúde no Rio de Janeiro em 1850. Foi comprado de Tomás da Costa Ramos por 160:000$000. Foi submetido a Mostra de Armamento em 8 de julho de 1850. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente Henrique Hoffsmith, nomeado em 2 de julho de 1850.
O Golfinho, também figurou nas listas oficiais como Corveta a Vapor.
1851
Em 2 de fevereiro, aprisionou, na Marambaia, e conduziu para o Rio de Janeiro 368 africanos, desembarcados de um Patacho, que encalhara na restinga, acossado pela Corveta Bertioga e pelo Brigue-Escuna Andorinha.
Em março, partiu do Rio de Janeiro, integrando a Esquadra sob o comando do Chefe-de-Esquadra John Pascoe Grenfell, que bloqueou Montevideo, para interceptar a retirada do caudilho Oribe, cujas forças capitularam em 11 de outubro do mesmo ano.
1857
Deu baixa pelo Aviso de 19 de janeiro de 1857.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
I m a g e n s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.110-111. |
||||