1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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HMS Broadsword - F 88 Classe Broadsword - Type 22 Batch 1
D a t a s
Batimento
de Quilha: 7 de fevereiro de
1975
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
3.900 ton (padrão), 4.400 ton (carregado).
Eletricidade: 4 geradores diesel Paxman Ventura 12PA 200CZ de 1.000 kw cada. Velocidade: máxima de 29 nós (turbinas Olympus), cruzeiro de 18 nós (turbinas Tyne). Raio de ação: 1.200 milhas náuticas a 29 nós (turbinas Olympus) ou 4.500 a 18 nós (com turbinas Tyne). Armamento:
4 lançadores de mísseis superfície-superfície
MM 38 Exocet; 2 lançadores sêxtuplos de mísseis antiaéreos de defesa
de ponto Sea Wolf GWS 25 Mod. 0; 2 metralhadoras BMARC-Oerlikon GAM BO1
de 20 mm em dois reparos singelos e 2 lançadores triplos STWS Mk 2 de
torpedos A/S de 324mm. Sistema
de Dados Táticos: CAAIS 400,
com Link 11 e 14. Código Internacional de Chamada: GUTC Tripulação: 239 homens, sendo 17 oficiais e 222 praças. Obs: Características da época da baixa na RN.
H i s t ó r i c o
A Fragata HMS Broadsword - F 88, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi construída pelo estaleiro Yarrow Shipbuilders Ltd., em Scotstoun, Glasgow (Escócia). Foi ordenada em 8 de fevereiro de 1974, tendo custado cerca de £68,6 milhões, teve sua quilha batida em 7 de fevereiro de 1975, foi lançada ao mar em 12 de maio de 1976, sua construção foi completada em 24 de janeiro de 1979 e incorporada em 3 de maio de 1979. Nessa ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra A.Norman.
Logo depois de incorporada foi integrada ao 4º Esquadrão de Fragatas. Anos mais tarde foi para o 2º Esquadrão de Fragatas que teve sua sede na Base Naval de Devonport até maio de 1995 quando foi transferido para a Base Naval de Portsmouth.
1979
Passou boa parte do ano realizando testes de mar e sistemas, tendo visitado alguns portos europeus como Gibraltar e Lisboa.
1980
Em agosto, o navio participou, como Capitânia, de uma operação de resgate de tripulantes de veleiros que, devido ao mau tempo, afundaram, o que propiciou testar o sistema de comunicações. Após retornar a Devonport, o navio iniciou um período de manutenção de 11 dias, quando foram feitos os preparativos para a realização de uma série de testes com o Sistema Seawolf. Findo aquele período, realizou o lançamento de dois mísseis na costa do País de Gales, utilizando a raia de Aberporth, ocasião em que operou, pela primeira vez, com o segundo navio da classe, a HMS Battleaxe - F 89.
No decorrer dos meses de setembro e outubro, a Fragata realizou uma série de testes no Sistema Seawolf, em Puerto Rico, na U.S. Atlantic Fleet Training Facility, quando aquele sistema foi, finalmente, comissionado. O navio permaneceu a maior parte do ano de 1980 em águas britânicas.
1982
Em 17 de março, o navio deixou a Base Naval de Devonport, em Plymouth, com destino a Gibraltar, em uma comissão na qual realizaria exercícios no Mediterrâneo e visita a portos da região do Golfo Pérsico, Índia e Cingapura. Contudo, a crise ocorrida entre a Argentina e a Inglaterra pela posse das Ilhas Falklands/Malvinas resultou na ida da Fragata Broadsword ao Atlântico Sul.
No inicio de abril, junto com a F Brilliant - F 90, e tendo a bordo um DestAéreo do Esquadrão 815, com dois Lynx HAS.3, juntou-se no Atlântico com a Força-Tarefa sob o comando do CA (RN) John "Sandy" Woodward, enviada na chamada Operação CORPORATE para retomar as Ilhas Falklands (Malvinas) invadida pela Argentina. A FT nucleada nos NAe HMS Hermes - R 12 e HMS Invencible - R 05, tinha um Grupo de Escoltas composto pelos CT HMS Antrim - D 18, HMS Glamorgam - D 19, HMS Bristol - D 23, HMS Sheffield - D 80, HMS Glasgow - D 88, HMS Exeter - D 89, HMS Cardiff - D 108 e HMS Coventry - D 118, pelas F HMS Andromeda - F 57, HMS Argonaut - F 56, HMS Minerva - F 45, HMS Penelope - F 127, HMS Plymouth - F 126, HMS Yarmouth - F 101, HMS Active - F 171, HMS Alacrity - F 174, HMS Ambuscade - F 172, HMS Antelope - F 170, HMS Ardent - F 184, HMS Arrow - F 173 e HMS Avenger - F 185, pelos SNA HMS Conqueror - S 48, HMS Courageous - S 50, HMS Spartan - S 105, HMS Splendid - S 106 e HMS Valiant - S 102 e o S HMS Onyx - S 21.
Entre os dias 1º de maio, onde houve o início das operações contra as Forças Argentinas nas ilhas, e 21 de maio, quando começou o assalto anfíbio à ilha de San Carlos, o navio foi destacado do Grupamento de navios-aeródromos, para a proteção de navios da Força de Desembarque, ocasião em que abateu ao menos uma aeronave.
Em 9 de maio, deu cobertura ao CT HMS Coventry - D 118 que bombardeava o Aeroporto de Port Stanley com o canhão de 4.5 pol.
Em 10 de maio, voltou a bombardear o Aeroporto de Port Stanley, junto com a HMS Coventry, que iniciou o bombardeio às 0400h, em substituição ao HMS Glasgow.
Em 12 de maio, quando estava a 25 milhas a leste de Port Stanley realizando bombardeio da costa junto com o CT Glasgow - D 88, foi atacada por duas vagas de A-4 Skyhawks. Os dois A 4 da primeira vaga foi abatida por mísseis Sea Wolf mas uma aeronave da segunda vaga conseguiu acertar uma bomba de 1000 lbs no HMS Glasgow que não explodiu mas deixou o navio temporariamente fora de combate.
No dia 22 de maio, a Fragata Broadsword e o Contratorpedeiro HMS Coventry foram destacados para operar como piquete a NE das ilhas.
Em 21 de maio, às 1437h, enquanto dava cobertura ao desembarque em São Carlos, foi atacada por uma esquadrilha argentina, de caças IAI Dagger, sofrendo vários impactos de 30 mm, disparados pelas aeronaves do Cap. Roberto Jenett e do Tenente J. I. Bean. Durante o ataque Dagger C-428 do Ten. Bean, foi abatido por um Sea Wolf lançado pela Broadsword. Foram feridos pelo ataque oito tripulantes. As 1501h foi atingida por uma bomba e as 1736h foi atacada por quatro Skyhawks.
No manhã do dia 24, durante um ataque aéreo uma bomba errou a Broadsword por 45 metros.
Ainda nesse dia, quando realizava patrulha como "Piquete Radar" junto com o CT HMS Coventry - D 118 (CMG Hart-Dyke), localizou uma esquadrilha argentina aproximando-se de São Carlos pelo norte, pouco antes da Ilha Preble, vetorando uma Patrulha Aérea de Combate de Sea Harrier do 800 Naval Air Squadron, para interceptá-la. As 1835h o Coventry foi atingido e a Broadsword sofreu impactos na popa.
Na manhã do dia 25 de maio, os dois navios sofreram diversos ataques aéreos que foram rechaçados, tendo sido abatidas, por mísseis Sea Dart do Coventry, pelo menos três aeronaves argentinas. Na tarde daquele dia, por volta das 15:30hs, duas vagas de ataque conseguiram sobrepujar a defesa antiaérea dos dois navios do grupamento inglês e o HMS Coventry foi atingido por três bombas, afundando em quinze minutos, com a perda de 19 tripulantes. A Fragata Broadsword também foi atingida por uma bomba no convôo, que penetrou no navio, rompeu o costado e caiu na água. E apesar de danificado, o navio permaneceu operando na área, recolhendo 170 náufragos do Coventry. A própria tripulação efetuou os reparos necessários a permitir ao navio operar o seu segundo helicóptero LYNX que, por estar hangarado no momento do ataque, não sofreu avarias.
Regressou a Devonport em 23 de julho, tendo abatido quatro aeronaves oponentes, registrando ferimentos em apenas 12 integrantes da tripulação. Já em Plymouth, o navio permaneceu seis semanas docado, para manutenção e reparos, ocasião em que foi instalado o sistema STWS-2, após o que foi para os Estados Unidos da América, a fim de realizar testes com torpedos.
1983
1984
1985
O comandante da Broadsword, CMG Geoffrey Biggs, acumulou o comando do 2º Esquadrão de Fragatas.
1986
1989
Em março e abril, realizou operações ao largo de Portland.
1992
Em julho, foi docado para reparos. Recebeu modificações para receber 65 Guardas-Marinha da Escola Naval Real de Dartmouth em período de adaptação no mar.
No inicio de setembro, as quatro unidades da classe Type 22 batch 1, Broadsword, Battleaxe, Brilliant e Brazen, foram transferidas do 8º Esquadrão de Fragatas, que foi desbandado, para o 2º Esquadrão de Fragatas, comandado pelo Capitão de Mar-e-Guerra Tom Blackburn. No 8º Esquadrão as batch I passaram a fazer companhia as quatro unidades da classe batch III.
1993
Entre 1º e 13 de setembro, participou do Exercício SOLID STANCE, junto com as F HMS Chatam - F 87, USS Joseph Hewes - FF 1078 e Primauguet - D 644, os Av Cdt Birot - F 796 e LV Le Henaff - F 789, NT Somme - A 631 e NDD Ouragan - L 9021.
1994
Entre 13 e 18 de abril, esteve em Birkenhead.
Em novembro, estava operando no Caribe.
1995
Em 30 de junho, deu baixa do serviço ativo na Royal Navy, sendo transferida e incorporada à Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de F Greenhalgh - F 46.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Queiroz Duarte, Gen. Paulo. Conflito das Malvinas, 2 volumes. Rio de Janeiro, RJ: Blbliex, 1986.
- Revista Força Aérea. Rio de Janeiro, Action Editora, n.º12, set./out. 1998.
- Parlamento Inglês - www.parliament.the-stationery-office.co.uk |
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