1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||
Canhoneira Guarany
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
244 ton. Propulsão: 2 maquinas gerando 280 hp, acionando dois hélices. Velocidade: 8 nós. Raio
de ação: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
A Canhoneira Guarany, foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a essa raça de indios da America do Sul e do Brasil. Sua construção foi determinada pelo Aviso de 18 de setembro de 1879, no Arsenal de Marinha da Bahia. Foi submetido a Mostra de Armamento em 15 de abril de 1884 e incorporado a Armada em 1º de agosto de 1884. Foi seu primeiro comandante o 1º Tenente Henrique Pinheiro Guedes.
1884
Em 25 de janeiro, foi classificado como canhoneira.
Em 2 de setembro, realizou suas últimas experiencias.
1887
Passou a servir a Diretoria de Faróis.
Realizou a transferencia do farolete de Panacuera, na foz e margem esquerda do rio Tocantins para a boca do Arrozal e o de Jutahy, para a ponta da Prainha, na Ilha das Araras, ambos no Pará.
1891
Em junho, fez abortar uma sedição no Pará, onde era então sediada.
1904
Deu baixa do serviço ativo.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
I m a g e n s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.117-118.
- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000. |
||||||