1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
RbAM/NM Heitor Perdigão Classe Heitor Perdigão
D a t a s
Batimento
de Quilha: maio de 1920 Baixa: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
283.61. (leve);
580 ton (carregado). Eletricidade: ? Tração Estática: ? Velocidade: 11 nós. Raio
de Ação: ?
H i s t ó r i c o
O Rebocador de Alto-Mar Heitor Perdigão, ex-L´Acharné, foi o primeiro e único navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem esse Oficial de Marinha, falecido em 1918. Tendo originalmente o nome L´Acharné, foi construído pelo estaleiro Société Provençale de Constructions Navales, em La Ciotat, sob encomenda do Sous-Secrétariat à la Marine Marchande.Teve sua quilha batida em maio de 1920, foi lançado ao mar em novembro de 1920.
Foi adquirido na França e incorporado a Esquadra em 1921.
1923
Em julho, partiu do Rio de Janeiro, junto com o Transporte de Guerra Ibiapaba para prestar apoio ao vôo Rio de Janeiro-Aracajú-Rio de Janeiro, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência da Bahia (2 de julho). A esquadrilha que realizou o vôo era composta por quatro hidroaviões aerobotes Curtiss F5L (motores Liberty de 300 CV), e partiu do Rio de Janeiro em 1º de julho. Durante a viagem foram realizadas escalas nos portos de Vitória, Salvador e Aracajú.
1926
Em 16 de setembro, pelo Aviso n.º 3.740 do MM teve sua designação alterada de Aviso Mineiro para Navio Mineiro.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
I m a g e n s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.121. |