1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Muskallunge - SS 262

Classe Gato

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 7 de abril de 1942
Lançamento: 13 de dezembro de 1942
Incorporação: 15 de março de 1943
Baixa: 18 de janeiro de 1957

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.475 ton (carregado na superfície) e 2.370 ton (carregado em mergulho).
Dimensões: 93.57 m de comprimento, 8.22 m de boca e 4.90 m de calado.
Propulsão: diesel-elétrica; 4 motores diesel GM-Winton 16-278A de 16V cilindros com 1.600 hp cada (1), 4 geradores Allis Chalmers de 1.100 Kw, 4 motores elétricos Allis Chalmers de 2.740 hp, acoplados a dois eixos e dois hélices de 4 pás. Um motor diesel auxiliar e um gerador auxiliar de 300 Kw.
Dois conjuntos de baterias Sargo de 126 celulas cada.

Combustível: 97.140 galões (US).

Velocidade: máxima de 20 nós (superfície) e 8.75 nós (imersão).

Raio de ação: 12.000 milhas náuticas à 10 nós (superfície ou com snorkel), 96 milhas à 2 nós (submerso) e 75 dias de autonomia.
Profundidade máxima de mergulho: 91 metros.
Armamento: 10 tubos de torpedos de 21 pol. (533 mm), sendo quatro na popa; com capacidade para 24 torpedos, 1 canhão de 3 pol. (76 mm/50), duas metralhadoras de 0.50 pol. (12.7 mm) e duas metralhadoras de 7.7 mm.

Direção de Tiro: TDC - Target Data Computer (Computador de Dados do Alvo - Eletro-mecânico) Mk 3 mod.5.

Equipamento Eletrônico: um sonar passivo JP 1; um sonar WCA; um telefone submarino UQC; 2 telefones submarinos de emergência BQC; um radar de superfície SJA; 1 transmissor-rádio TBL-6 e um TED; e os radioreceptores AN/URR-13, RAL-7, RAL-5, RBS-1, RBH-2 e RBO.

Código Internacional de Chamada: NASO

Tripulação: 70 homens, sendo 6 oficiais e 54 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Submarino USS Muskallunge - SS 262, recebeu esse nome em homenagem a um peixe da familia pique que tem a forma de um torpedo encontrado no alto Mississippi, nos Grandes Lagos e mais ao norte. Foi construído pelo estaleiro Electric Boat Co., em Groton, Connecticut. Teve sua quilha batida em 7 de abril de 1942, foi lançado ao mar em 13 de dezembro de 1942, tendo como madrinha a Sra. Anna C. Graham, viúva do Chief Torpedoman Mate Merritt Dayton Graham, que pereceu com outros 69 tripulantes na perda do submarino USS Grunion - SS 216, em 30 de julho de 1942. Foi incorporado em 15 de março de 1943 em cerimonia também realizada em em Groton, Connecticut. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta (USN) Willard Arthur Saunders.

 

A madrinha do Muskallunge, Sra. Anna C. Graham, viúva do Chefe Merritt Dayton Graham, acompanhada de seu filho Arthur J. Graham e do Sr. O.F. Robinson no dia do batismo e lançamento ao mar do navio. (foto: Electric Boat Co., via Navsource)

 

A oficialidade do recebimento do Muskallunge foi a seguinte:

 

     - CC Willard Arthur Saunders – Comandante

     - CC John R. Madison - Imediato

     - CT ? - CheMaq
     - CT William B. Robb - CheOpe
     - 2º Ten ? - CheArm

     - 2º Ten ? - Enc.Div. M

     - 2º Ten ? – Enc.Div. O

 

O comandante e demais oficiais da primeira Praça D´Armas do Muskallunge no dia de sua incorporação em 15 de março de 1943. (foto: U.S. Navy, via Navsource) O comandante, oficiais, autoridades e tripulantes do Muskallunge saudando a bandeira hasteada pela primeira vez durante a incorporação do navio em 15 de março de 1943. (foto: U.S. Navy, via Navsource)

 

1943

 

Depois de completar os testes de mar, o Muskallunge seguiu para o Pacifico, chegando a Base Naval de Pearl Harbour (Havaí), em 7 de agosto, integrando-se ao 4º Esquadrão de Submarinos (SubRon 4) do Comando de Submarinos do Pacifico (ComSubPac).

 

O CC John R. Madison, imediato do Muskallunge prepare-se para subir a escada da manobra durante a fase de treinamento na Base Naval de New London, Connecticut. O oficial monitorando a manobra é o CT Willaim B. Robb, oficial de operações do navio. (foto: U.S. Navy) O USS Muskallunge - SS 262 navegando na superfície ao largo o de Pearl Harbor em 4 de setembro de 1943. (foto: U.S. Navy, via Navsource) O USS Muskallunge - SS 262 navegando na superfície ao largo o de Pearl Harbor em 4 de setembro de 1943. (foto: U.S. Navy, via Navsource)

 

Em 7 de setembro, deixou a base para sua primeira patrulha de combate, sob o comando do CC Saunders, tomando posição ao largo das Ilhas Palau. O Muskallunge transportava os primeiros torpedos elétricos a serem disparados na guerra por um submarino americano. Fez dois ataques a comboios japoneses, e apesar do mal funcionamento dos torpedos, conseguiu avariar um navio de passageiros e um cargueiro. Retornou a Pearl Harbour em 25 de outubro depois de 46 dias.

 

Em 27 de novembro, suspendeu de Peal Harbor sob o comando do CC Russillo para sua segunda patrulha de combate que foi conduzida na área a oeste da Carolinas e ao sul de Guam. Durante essa patrulha o Muskallunge registrou acertos em um navio-tanque e um cargueiro, afundando-os, antes de retornar a Pearl Harbour em 21 de janeiro de 1944 depois de 56 dias.

 

1944

 

O USS Muskallunge - SS 262 navegando ao largo de Mare Island, Califórnia, em 26 de março de 1944, logo que concluiu revisão no Arsenal de Mare Island. (foto: U.S. Navy, via Navsource) O USS Muskallunge - SS 262 navegando ao largo de Mare Island, Califórnia, em 26 de março de 1944, logo que concluiu revisão no Arsenal de Mare Island. (foto: U.S. Navy, via Navsource) O USS Muskallunge - SS 262 navegando ao largo de Mare Island, Califórnia, em 26 de março de 1944, logo que concluiu revisão no Arsenal de Mare Island. (foto: U.S. Navy, via Navsource) Close do convés e da vela do Muskallunge em 26 de março de 1944 no arsenal de Mare Island logo depois de concluir revisão nesse estaleiro. (foto: U.S. Navy, via Navsource)

 

Depois de passar por uma revisão no Estaleiro Naval de Mare Island (Califórnia), partiu de Pearl Harbour em 30 de abril para sua terceira patrulha de combate, sob o comando do CC Russillo. Provavelmente foi nesse período de revisão que teve os seus motores Hooven-Owens-Rentschler (HOR) pelos GM-Winton 16-278A.

 

Em junho se juntou a outros 8 submarinos designados para interceptar qualquer força inimiga que se aproxima-se das Ilhas Marianas que estavam sendo invadidas pelos fuzileiros navais norte-americanos. Como resultado da Batalha do Mar das Filipinas, dois desses submarinos conseguiram acertos fatais em dois porta-aviões japoneses, e aeronaves da U.S.Navy varreram dos céus as aeronaves da Arma Aérea da Frota Japonesa, em uma ação conhecida como "Tiro ao Peru nas Marianas".

 

Em 4 de julho, encerrou a sua terceira patrulha, chegando a Flemantle (Austrália), depois de 65 dias de patrulha.

 

Em 1º de agosto, sob o comando do CC Russillo, acompanhado de seu irmão o USS Flier - SS 250, o Muskallunge partiu para o Mar do Sul da China em sua quarta patrulha de combate.

 

Em 21 de agosto, afundou ao largo Cam Ranh Bay, na Indochina Francesa, na posição 11º43' N e 109º17' E, o "Durban Maru", um navio de carga e passageiros de 7.163 toneladas, antes de ser severamente atacado por cargas de profundidade.

 

Em 8 de setembro, encerrou sua patrulha depois de 54 dias, sendo docado para revisão em Flemantle.

 

Entre 19 de outubro e 14 de dezembro, sob o comando do CC Lajaunie Jr., realizou sua quinta patrulha de combate, operando a oeste da Passagem de Palawan. A patrulha durou 56 dias.

 

Em 16 de dezembro partiu de Pearl Harbor para ser submetido a revisão geral no Estaleiro Naval de Mare Island (Califórnia).

 

1945

 

O USS Muskallunge - SS 262 visto de popa navegando ao largo de Mare Island, Califórnia, em 15 de março de 1945. (foto: U.S. Navy, via Navsource) O USS Muskallunge - SS 262 navegando ao largo de Mare Island, Califórnia, em 15 de março de 1945, com a ponte Carquinez aparecendo ao fundo. (foto: U.S. Navy, via Navsource) O USS Muskallunge fotografado por boreste em março de 1945. (foto: ?, via Navsource)

 

Em 9 de abril, retornou a Pearl Harbor.

 

Em 26 de abril, partiu de Pearl Harbor, sob o comando do CF Lawrence, para sua sexta patrulha de combate ao largo de Formosa, onde também atuou como salva-vidas para as aeronaves que realizavam ataques contra os japoneses na China e Formosa, a partir das Filipinas.

 

Em 15 de junho, chegou a Midway, via Saipan, encerrando a sexta patrulha depois de 52 dias.

 

Em 30 de julho, iniciou a sua sétima e última patrulha de combate, mais uma vez sob o comando do CF Lawrence, partindo em direção as Ilhas Kurilas, ao norte do Japão.

 

Em 8 de agosto atacou varias embarcações de pequeno porte, através de um denso nevoeiro. Seus canhões avariaram dois navios japoneses, mas os disparos de revide do inimigo, mataram um artilheiro e feriu outros dois marinheiros. A noticia da vitória chegou junto com ordens para se dirigir para Baía de Tóquio, onde em 2 de setembro foi realizada a cerimônia de rendição a bordo do Encouraçado USS Missouri - BB 63. Nessa ocasião ficou fundeado na Baía com o Tender de Submarinos Proteus – AS 19 (capitânea do 20º Esquadrão de Submarinos) e os submarinos Archerfish – SS 311, Cavalla – SS 244, Gato – SS 212, Haddo – SS 255, Pilotfish – SS 386, Razorback – SS 394, Runner – SS 476, Segundo – SS 398, Sea Cat – SS 399 e Tigrone – SS 419.

 

O Muskallunge recebeu três Estrelas de Combate pelo seu serviço na 2ª Guerra Mundial.

 

O USS Muskallunge - SS 262 e outras unidades do 20º Esquadrão de Submarinos (ComSubRon 20) fundeadas a contrabordo do Tender de Submarinos USS Proteus - AS 19, na Baia de Tóquio em 2 de setembro de 1945. (foto: U.S. Navy)

 

Em 3 de setembro, o Muskallunge partiu para Base de Submarinos de New London (Connecticut), via Pearl Harbor e Canal do Panamá, dando como encerrada a sua última patrulha de combate depois de 40 dias. Passou a operar com a Esquadra do Atlântico.

 

1947

 

Em 29 de janeiro, foi descomissionado, em New London, Connecticut, onde ficou desativado com a Reserva da Esquadra do Atlântico.

 

1956

 

Em 31 de agosto, o Muskallunge foi recomissionado para ser preparado para a transferência para a Marinha do Brasil.

 

1957

 

Em 18 de janeiro, deu baixa definitiva, depois de 13 anos, 10 meses e 3 dias de sua incorporação a U.S.Navy, sendo emprestado sob os termos do Programa de Assistência Militar (MAP - Military Assistance Program) e incorporado a Marinha do Brasil no mesmo dia, recebendo o nome de Humaitá - S 14.

 

1967

 

Em 2 de outubro, depois de ter sido considerada economicamente inviável a sua revisão que seria realizada na Electric Boat, deu baixa do serviço ativo da Marinha do Brasil em cerimônia realizada na Base de Submarinos de New London, sendo devolvido a Marinha Norte-Americana, representada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (USN) W.A. McGuinness, na mesma data.

 

1968

 

Em 9 de julho o casco do ex-USS Muskallunge foi usado como alvo para exercício de disparo de torpedos, pela U.S. Navy, sendo afundado ao largo de Long Island, New York.

 

A Bandeira de Combate ou de Faina, como chamamos no Brasil, do USS Muskallunge. (foto: U.S. Navy, via Navsource)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Willard Arthur Saunders 15/03/1943 a 04/11/1943
CC Michael Peter Russillo 04/11/1943 a 07/10/1944
CC Leonce Arnold Lajaunie Jr. 07/10/1944 a 20/05/1945
CF William Henry Lawrence 21/09/1945 a __/__/194_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Friedman, Norman. U.S. Submarines Through 1945: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1995.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

 

- USS Muskallunge - SS 262 - http://www.ibiblio.org/hyperwar/USN/ships/SS/SS-262_Muskallunge.html

 

- Warships of World War II - www.warshipsww2.eu/ - 12/12/2010.

 

- SUBNET - www.subnet.com.

 

- Pigboats.com - www.pigboats.com/ - acesso em 28/03/2012.


(1) fez parte de um grupo de 12 submarinos da classe Gato, construídos pela Electric Boat que recebeu originalmente quatro motores diesel de dupla ação Hooven-Owens-Rentschler (HOR) de 1.350 hp cada. O fabricante sofreu diversos problemas no projeto e construção desses motores que se provaram problemáticos em termos de operação e manutenção, sendo substituídos nessas 12 unidades na primeira oportunidade possível, pelo GM-Winton 16-278A.