1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Muskallunge - SS 262 Classe Gato
D a t a s
Batimento
de Quilha: 7 de abril de 1942
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.475 ton (carregado na superfície) e
2.370 ton (carregado em mergulho). Combustível: 97.140 galões (US). Velocidade: máxima de 20 nós (superfície) e 8.75 nós (imersão). Raio
de ação: 12.000 milhas náuticas à 10 nós
(superfície ou com snorkel), 96 milhas à 2 nós (submerso) e 75 dias de autonomia. Direção de Tiro: TDC - Target Data Computer (Computador de Dados do Alvo - Eletro-mecânico) Mk 3 mod.5. Equipamento Eletrônico: um sonar passivo JP 1; um sonar WCA; um telefone submarino UQC; 2 telefones submarinos de emergência BQC; um radar de superfície SJA; 1 transmissor-rádio TBL-6 e um TED; e os radioreceptores AN/URR-13, RAL-7, RAL-5, RBS-1, RBH-2 e RBO. Código Internacional de Chamada: NASO Tripulação: 70 homens, sendo 6 oficiais e 54 praças.
H i s t ó r i c o
O Submarino USS Muskallunge - SS 262, recebeu esse nome em homenagem a um peixe da familia pique que tem a forma de um torpedo encontrado no alto Mississippi, nos Grandes Lagos e mais ao norte. Foi construído pelo estaleiro Electric Boat Co., em Groton, Connecticut. Teve sua quilha batida em 7 de abril de 1942, foi lançado ao mar em 13 de dezembro de 1942, tendo como madrinha a Sra. Anna C. Graham, viúva do Chief Torpedoman Mate Merritt Dayton Graham, que pereceu com outros 69 tripulantes na perda do submarino USS Grunion - SS 216, em 30 de julho de 1942. Foi incorporado em 15 de março de 1943 em cerimonia também realizada em em Groton, Connecticut. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta (USN) Willard Arthur Saunders.
A oficialidade do recebimento do Muskallunge foi a seguinte:
- CC Willard Arthur Saunders – Comandante - CC John R. Madison - Imediato
- CT ? - CheMaq - 2º Ten ? - Enc.Div. M - 2º Ten ? – Enc.Div. O
1943
Depois de completar os testes de mar, o Muskallunge seguiu para o Pacifico, chegando a Base Naval de Pearl Harbour (Havaí), em 7 de agosto, integrando-se ao 4º Esquadrão de Submarinos (SubRon 4) do Comando de Submarinos do Pacifico (ComSubPac).
Em 7 de setembro, deixou a base para sua primeira patrulha de combate, sob o comando do CC Saunders, tomando posição ao largo das Ilhas Palau. O Muskallunge transportava os primeiros torpedos elétricos a serem disparados na guerra por um submarino americano. Fez dois ataques a comboios japoneses, e apesar do mal funcionamento dos torpedos, conseguiu avariar um navio de passageiros e um cargueiro. Retornou a Pearl Harbour em 25 de outubro depois de 46 dias.
Em 27 de novembro, suspendeu de Peal Harbor sob o comando do CC Russillo para sua segunda patrulha de combate que foi conduzida na área a oeste da Carolinas e ao sul de Guam. Durante essa patrulha o Muskallunge registrou acertos em um navio-tanque e um cargueiro, afundando-os, antes de retornar a Pearl Harbour em 21 de janeiro de 1944 depois de 56 dias.
1944
Depois de passar por uma revisão no Estaleiro Naval de Mare Island (Califórnia), partiu de Pearl Harbour em 30 de abril para sua terceira patrulha de combate, sob o comando do CC Russillo. Provavelmente foi nesse período de revisão que teve os seus motores Hooven-Owens-Rentschler (HOR) pelos GM-Winton 16-278A.
Em junho se juntou a outros 8 submarinos designados para interceptar qualquer força inimiga que se aproxima-se das Ilhas Marianas que estavam sendo invadidas pelos fuzileiros navais norte-americanos. Como resultado da Batalha do Mar das Filipinas, dois desses submarinos conseguiram acertos fatais em dois porta-aviões japoneses, e aeronaves da U.S.Navy varreram dos céus as aeronaves da Arma Aérea da Frota Japonesa, em uma ação conhecida como "Tiro ao Peru nas Marianas".
Em 4 de julho, encerrou a sua terceira patrulha, chegando a Flemantle (Austrália), depois de 65 dias de patrulha.
Em 1º de agosto, sob o comando do CC Russillo, acompanhado de seu irmão o USS Flier - SS 250, o Muskallunge partiu para o Mar do Sul da China em sua quarta patrulha de combate.
Em 21 de agosto, afundou ao largo Cam Ranh Bay, na Indochina Francesa, na posição 11º43' N e 109º17' E, o "Durban Maru", um navio de carga e passageiros de 7.163 toneladas, antes de ser severamente atacado por cargas de profundidade.
Em 8 de setembro, encerrou sua patrulha depois de 54 dias, sendo docado para revisão em Flemantle.
Entre 19 de outubro e 14 de dezembro, sob o comando do CC Lajaunie Jr., realizou sua quinta patrulha de combate, operando a oeste da Passagem de Palawan. A patrulha durou 56 dias.
Em 16 de dezembro partiu de Pearl Harbor para ser submetido a revisão geral no Estaleiro Naval de Mare Island (Califórnia).
1945
Em 9 de abril, retornou a Pearl Harbor.
Em 26 de abril, partiu de Pearl Harbor, sob o comando do CF Lawrence, para sua sexta patrulha de combate ao largo de Formosa, onde também atuou como salva-vidas para as aeronaves que realizavam ataques contra os japoneses na China e Formosa, a partir das Filipinas.
Em 15 de junho, chegou a Midway, via Saipan, encerrando a sexta patrulha depois de 52 dias.
Em 30 de julho, iniciou a sua sétima e última patrulha de combate, mais uma vez sob o comando do CF Lawrence, partindo em direção as Ilhas Kurilas, ao norte do Japão.
Em 8 de agosto atacou varias embarcações de pequeno porte, através de um denso nevoeiro. Seus canhões avariaram dois navios japoneses, mas os disparos de revide do inimigo, mataram um artilheiro e feriu outros dois marinheiros. A noticia da vitória chegou junto com ordens para se dirigir para Baía de Tóquio, onde em 2 de setembro foi realizada a cerimônia de rendição a bordo do Encouraçado USS Missouri - BB 63. Nessa ocasião ficou fundeado na Baía com o Tender de Submarinos Proteus – AS 19 (capitânea do 20º Esquadrão de Submarinos) e os submarinos Archerfish – SS 311, Cavalla – SS 244, Gato – SS 212, Haddo – SS 255, Pilotfish – SS 386, Razorback – SS 394, Runner – SS 476, Segundo – SS 398, Sea Cat – SS 399 e Tigrone – SS 419.
O Muskallunge recebeu três Estrelas de Combate pelo seu serviço na 2ª Guerra Mundial.
Em 3 de setembro, o Muskallunge partiu para Base de Submarinos de New London (Connecticut), via Pearl Harbor e Canal do Panamá, dando como encerrada a sua última patrulha de combate depois de 40 dias. Passou a operar com a Esquadra do Atlântico.
1947
Em 29 de janeiro, foi descomissionado, em New London, Connecticut, onde ficou desativado com a Reserva da Esquadra do Atlântico.
1956
Em 31 de agosto, o Muskallunge foi recomissionado para ser preparado para a transferência para a Marinha do Brasil.
1957
Em 18 de janeiro, deu baixa definitiva, depois de 13 anos, 10 meses e 3 dias de sua incorporação a U.S.Navy, sendo emprestado sob os termos do Programa de Assistência Militar (MAP - Military Assistance Program) e incorporado a Marinha do Brasil no mesmo dia, recebendo o nome de Humaitá - S 14.
1967
Em 2 de outubro, depois de ter sido considerada economicamente inviável a sua revisão que seria realizada na Electric Boat, deu baixa do serviço ativo da Marinha do Brasil em cerimônia realizada na Base de Submarinos de New London, sendo devolvido a Marinha Norte-Americana, representada pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra (USN) W.A. McGuinness, na mesma data.
1968
Em 9 de julho o casco do ex-USS Muskallunge foi usado como alvo para exercício de disparo de torpedos, pela U.S. Navy, sendo afundado ao largo de Long Island, New York.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Friedman, Norman. U.S. Submarines Through 1945: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1995.
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.
- USS Muskallunge - SS 262 - http://www.ibiblio.org/hyperwar/USN/ships/SS/SS-262_Muskallunge.html
- Warships of World War II - www.warshipsww2.eu/ - 12/12/2010.
- SUBNET - www.subnet.com.
- Pigboats.com - www.pigboats.com/ - acesso em 28/03/2012. (1) fez parte de um grupo de 12 submarinos da classe Gato, construídos pela Electric Boat que recebeu originalmente quatro motores diesel de dupla ação Hooven-Owens-Rentschler (HOR) de 1.350 hp cada. O fabricante sofreu diversos problemas no projeto e construção desses motores que se provaram problemáticos em termos de operação e manutenção, sendo substituídos nessas 12 unidades na primeira oportunidade possível, pelo GM-Winton 16-278A. |
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