1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||
NHi Jaceguai - Jc Classe Racecourse
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa (RN): ? Incorporação (MB): 17 de fevereiro de 1937 Baixa (MB): 12 de novembro de 1952
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
815 ton (padrão). Combustível: 156 ton. de carvão. Eletricidade: ? Velocidade: máxima de 15 nós. Raio
de Ação: ? Equipamentos: 2 lanchas hidrográficas. Código
Internacional de Chamada: ?
H i s t ó r i c o
O Navio Hidrográfico Jaceguai, ex-Flexa, ex-mineiro inglês HMS Fairfield, da classe Racecourse, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Almirante Artur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai. Os navios da classe Racecourse foram projetados pelo estaleiro Ailsa S.B. Co., e foram construídos por vários estaleiros sob o Programa de Emergência de Guerra. Os navios da classe Racecourse, eram considerados bons de mar, mas perdiam velocidade muito rápido quando enfrentavam mar grosso. Foi adquirido e incorporado a Marinha do Brasil em 17 de fevereiro de 1937(1). Foi seu primeiro comandante o Capitão-Tenente Câmara Hoffmann.
1938
A lancha do Jaceguai usou, pela primeira vez, no Brasil, o ecômetro, com emissor no casco. Isto ocorreu no levantamento de Porto Belo, em que todas as sondagens foram feitas a ecômetro, quer por navios, quer por lanchas, utilizando-se o prumo de mão apenas para obter informação sobre a natureza do fundo.
1942-45
Com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o Jaceguai foi armado com canhões de 47 mm, dois projetores centrais em “Y” e duas calhas com capacidade para 8 cargas de profundidade cada, além de recargas no convés, sendo reclassificado como Corveta e incorporada a Força Naval do Sul.
1952
Em 12 de novembro, deu baixa do serviço e foi submetido a Mostra de Desarmamento.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.143.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Brasilia, SRPM, n.º 572, abr. 1991.
- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br
- Colaboração de José Henrique Mendes.
- Jane's Fighting Ships 1919. London: Jane's Publishing Company Limited, 1919. (1)
No NOMAR N.º 572 de abril de 1991, consta: Construido em Glasgow,
na Escócia, por The Lloyd Shipbuilding Engineering Co., e lançado
ao mar em 1919, como Navio Mineiro. Comprado por particulares , que
acabaram por vende-lo para a Marinha do Brasil, foi incorporado em 22
de outubro de 1936, tendo sofrido modificações a fim de
operar como Navio-Hidrografico. |
||||||