1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NHi Jaceguai - Jc

Classe Racecourse

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: 1917
Incorporação (RN): 1918

Baixa (RN): ?

Incorporação (MB): 17 de fevereiro de 1937

Baixa (MB): 12 de novembro de 1952


C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 815 ton (padrão).
Dimensões: 70.2 m de comprimento, 8.35 m de boca e 4.50 m de calado.
Propulsão: a vapor com caldeira cilindrica e maquina combinada de 1.400 hp.

Combustível: 156 ton. de carvão.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 15 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: 2 canhões de 47 mm.
Sensores: ?

Equipamentos: 2 lanchas hidrográficas.

Código Internacional de Chamada:
Tripulação: 50 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Hidrográfico Jaceguai, ex-Flexa, ex-mineiro inglês HMS Fairfield, da classe Racecourse, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Almirante Artur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai. Os navios da classe Racecourse foram projetados pelo estaleiro Ailsa S.B. Co., e foram construídos por vários estaleiros sob o Programa de Emergência de Guerra. Os navios da classe Racecourse, eram considerados bons de mar, mas perdiam velocidade muito rápido quando enfrentavam mar grosso. Foi adquirido e incorporado a Marinha do Brasil em 17 de fevereiro de 1937(1). Foi seu primeiro comandante o Capitão-Tenente Câmara Hoffmann.

 

1938

 

A lancha do Jaceguai usou, pela primeira vez, no Brasil, o ecômetro, com emissor no casco. Isto ocorreu no levantamento de Porto Belo, em que todas as sondagens foram feitas a ecômetro, quer por navios, quer por lanchas, utilizando-se o prumo de mão apenas para obter informação sobre a natureza do fundo.

 

1942-45

 

Com a entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial, o Jaceguai foi armado com canhões de 47 mm, dois projetores centrais em “Y” e duas calhas com capacidade para 8 cargas de profundidade cada, além de recargas no convés, sendo reclassificado como Corveta e incorporada a Força Naval do Sul.

 

O NHi Jaceguai, desempenhou papel importante na 2ª Guerra Mundial. (foto: SDM) O NHi Jaceguai, era classificado como Corveta quando da sua participação da 2ª Guerra Mundial. (foto: SRPM, coleção de José Henrique Mendes) O NHi Jaceguai, em reparos em novembro de 1943. Ao lado pode-se ver um CT da classe Pará e ao fundo outro da classe "M". (foto: Marinha do Brasil, via coleção de Edson Lucas) Foto com muita nitidez da então Corveta Jaceguai onde se pode ver em detalhes o arranjo das cargas de profundidade na popa do navio com dois projetores centrais em “Y” e duas calhas com capacidade para 8 cargas de profundidade cada, além de recargas no convés. (foto: SDM, coleção de José Henrique Mendes)

 

1952

 

Em 12 de novembro, deu baixa do serviço e foi submetido a Mostra de Desarmamento.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Câmara Hoffmann __/__/1937 a __/__/193_
CC Ângelo Nolasco Almeida __/__/1945 a __/__/194_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.143.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Brasilia, SRPM, n.º 572, abr. 1991.

 

- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- Colaboração de José Henrique Mendes.

 

- Jane's Fighting Ships 1919. London: Jane's Publishing Company Limited, 1919.


(1) No NOMAR N.º 572 de abril de 1991, consta: Construido em Glasgow, na Escócia, por The Lloyd Shipbuilding Engineering Co., e lançado ao mar em 1919, como Navio Mineiro. Comprado por particulares , que acabaram por vende-lo para a Marinha do Brasil, foi incorporado em 22 de outubro de 1936, tendo sofrido modificações a fim de operar como Navio-Hidrografico.