1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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Monitor de Oceano Javary Classe ?
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
3.700 ton. Blindagem:
casco - 12 pol. à meia nau e 7
pol. na proa e na popa; torres principais - 12 pol.; convés - 3 pol.
e torre de comando de 4 pol. Velocidade: máxima de 11 nós. Raio
de ação: ? Tripulação: 135 homens.
H i s t ó r i c o
O Monitor de Oceano Javary, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo(1) que é afluente do Solimões. Foi construído pela Forges-et-Chantiers de la Mediterranée, em Le Havre, França, sob supervisão do Capitão-Tenente EN Carlos Braconnot. Em 1874, foi nomeado comandante o Capitão-de-Fragata José Marques Guimarães, que depois de realizar provas de maquinas e governo, e julgar os resultados não satisfatórios, reclamou ao estaleiro construtor. A essas reclamações se opôs a firma construtora, encontrando apoio por parte dos fiscais do nosso governo. O comandante Marques Guimarães, negou-se a realizar a travessia, e foi substituído no comando pelos Capitão-de-Fragata João Antônio Alves Nogueira.
1876
Em 15 de maio, partiu de Brest para o Brasil, comboiado pela Corveta a Vapor Trajano, tendo escalado em Lisboa, São Vicente, Fernando de Noronha, Recife e Salvador, antes de chegar ao Rio de Janeiro.
1884
Em 19 de agosto foi incorporado a Esquadra de Evoluções criada atraves do Aviso n.º 1541A, do então Ministro dos Negócios da Marinha, Almirante Joaquim Raymundo de Lamare. A Esquadra de Evoluções teve como primeiro comandante o Chefe-de-Esquadra Arthur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai e era formada por dezesseis navios entre eles os Encouraçados Riachuelo, Sete de Setembro, Solimões e Javary, os Cruzadores Guanabara, Almirante Barroso, Trajano e Primeiro de Março, as Torpedeiras de 1ª Classe 1, 2, 3, 4 e 5 e as Torpedeiras de 4ª Classe Alfa, Beta e Gama. A Esquadra de Evoluções era o núcleo mais moderno de nossa Armada de então, correspondendo a Esquadra de hoje, e era dotada com os navios com a melhor propulsão, artilharia e torpedos.
1893
Em setembro, aderiu a Revolta da Armada.
Em 22 de novembro, sob o comando do Capitão-Tenente Afonso Augusto Rodrigues de Vasconcelos, entrou em combate com as fortalezas da barra, e foi posto a pique , baia do Rio de Janeiro.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.149-150.
- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.
- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.
- Colaboração de Pedro Caminha. (1) Em Tupi, significa "Rio da Onça". |
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