1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Monitor Fluvial Javary depois HMS Humber Classe Humber
D a t a s
Batimento
de Quilha: ?
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.260 ton. Blindagem:
2 pol. na lateral, passadiço, barbetes e convés blindados. Combustível: 187 ton. de carvão e 90 ton. de óleo combustível. Velocidade: máxima de 12 nós. Raio
de ação: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
O Monitor Fluvial Javary, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo(1) que é afluente do Solimões. Foi ordenado junto com seus irmãos Madeira e Solimões em janeiro de 1912 para serem usados na Flotilha do Mato Grosso. Foi construído pela Vickers em Barrow-in-Furness, Inglaterra, sob a fiscalização do Capitão-de-Corveta Pedro Vieira de Mello Pinna, sendo lançado em 17 de junho de 1913. Ainda em 1913 foi submetido aos testes de mar. Como a Marinha do Brasil não poderia ficar com os navios devido a falta de recursos, eles permaneceram encostados na Doca Devonshire, em Barrow. Para evitar que caíssem em mãos alemãs, a Royal Navy adquiriu por £155.000 cada, em um pacote que rendeu ao Brasil £500.000. Foi adquirido em 8 de agosto de 1914, sendo incorporado como Canhoneira Encouraçada HMS Humber. Esse foi sétimo navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi adicionado um reparo simples de 6 pol. retirado dos destroços do antigo HMS Montagu.
Além do fator financeiro, tambem contribui para a desistencia da aquisição desses navios o seu calado e comprimento excessivo, o que tornaria inviavel o seu emprego de forma adequada nos rio brasileiros.
A oficialidade de recebimento do Monitor Javary em 1913 seria a seguinte:
- CT Alvaro Rodrigues de Vasconcellos – Comandante - CT ? – Imediato - 1º Ten. Engº. Maquinista Francisco José da Costa – Chefe de Maquinas - 1º Ten. Engº. Maquinista - 2º Maquinista - 1º Ten. ? - Encarregado de Armamento - 2º Ten. (Comissário) ? - Enc. do Material e Pessoal - 2º Ten. Engº. Maquinista - Enc. da Eletricidade
1914
Participou da I Guerra Mundial.
1920
Em 17 de setembro, foi vendido a F. Rijsdijks, como Navio Cabrea.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
I m a g e n s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.149-150.
- Jane's Fighting Ships 1919. London: Jane's Publishing Company Limited, 1919.
- Relatório do Ano de 1913, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914.
- Relatório do Ano de 1914, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1915. (1) Em Tupi, significa "Rio da Onça". |