1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

CT Juruena

depois HMS Hesperus - H 57

ex-Hearty - H 57

Classe Javary/Havant

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 6 de julho de 1938
Lançamento: 1º de agosto de 1939
Incorporação (RN): 22 de janeiro de 1940
Baixa (RN): 1946

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.340 ton (padrão); 1.854 ton (carregado).

Dimensões: 98.45 m de comprimento, 10.05 m de boca e 2.6 m de calado.
Propulsão: vapor; ? caldeiras; ? turbinas a vapor Parsons gerando 34.000 shp, acopladas a dois eixos.

Combustível: 455 ton. de óleo combustível.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 35.5 nós.

Raio de ação: 5.700 milhas á 15 nós.
Armamento: 3 canhões de 4.7 pol. (120 mm) em reparos singelos; 8 metralhadoras de 13 mm; 2 reparos quádruplos de 21 pol. (533 mm) e 2 calhas com capacidade para até 120 minas.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea Type 291; 1 radar de vigilância de superfície Type 271 P/Q e Type 86TBS; e sonares Type 123A e Type 127 Sword.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 145 homens.

obs: características na RN. Nas informações sobre as características na MB constam 2 calhas e capacidade para até 120 minas.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro Juruena, foi o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo no Mato Grosso que é tributário do Tapajós. O Juruena foi ordenado em 1936, pertencia a uma serie de seis navios. Foi construído pelo estaleiro John I. Thornycroft & Co., em Southampton, na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 6 de julho de 1938 e foi lançado em 1º de agosto de 1939. Com o inicio da 2ª Guerra Mundial, nenhum dos navios de sua classe foi entregue, sendo requisitados pelo Almirantado Britânico em 4 de setembro de 1939. Foi incorporado como HMS Hesperus - H 57.

 

A principal diferença desses navios em relação as outras unidades da classe "H" construídas para a Royal Navy era o fato dos nossos navios terem um reparo de 4.7 pol. a menos que os navios ingleses, além de uma maior capacidade de armazenagem de cargas de profundidade ou minas e diferenças nos equipamentos e no arranjo interno.Outros quatro navios semelhantes, foram construídos na Vickers Armstrong para a Turquia, sendo que dois acabaram sendo requisitados pelo Almirantado.

 

O Contratorpedeiro HMS Hearty - H 57, foi o quinto navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Em 27 de fevereiro de 1940, o Hearty teve o seu nome mudado para HMS Hesperus - H 57, sendo o único navio a ter ostentado esse nome.

 

1940

 

O Hesperus, era capitânia do Grupo de Escolta B2.

 

Em 3 de novembro, ao largo da costa da Irlanda do Norte o Submarino alemão U-99 (Kapitanleutnant Otto Kretschmer), torpedeou o Mercante "SS Casanare" (6.000 tons), e os Mercantes Armados HMS Laurentic (18.000 tons) e HMS Patroclus (12.000 tons, Capitão RNR William Wynter). Por volta das 03:00 da madrugada apareceu o CT inglês HMS Achates, que guiado pelos sinais luminosos, iniciou o resgate dos náufragos. O Achates, localizou e chegou a iniciar um ataque com cargas de profundidade, desistindo logo depois para não por em risco os náufragos que ainda estavam na água. Logo depois, chegou a área o CT HMS Hesperus, comandado pelo Capitão Donald MacIntyre, passando a ajudar a recolher os náufragos, que foram levados para Greenock (Escócia).

 

1941

 

Em 7 de dezembro, acompanhado do CT HMS Harvester - H 19, participou do afundamento do Submarino alemão U 208, do Oberleutenant Alfred Schlieper, a oeste de Gibraltar nas coordenadas lat. 35º51'N e long. 07º45'W. Desaparecem os 45 tripulantes do U 208.

 

1942

 

Em 15 de janeiro, participou do afundamento do Submarino alemão U 93.

 

Em 26 de dezembro, escoltando o comboio HX-219, junto com o HMS Vanessa, localizou o Submarino alemão U 357. O Hesperus, iniciou um ataque que levou mais de cinco horas. Ao final do ataque o U 357 veio a superfície e tentou fugir em velocidade. O HMS Vanessa arremeteu contra a popa do Submarino e o Hesperus o atingiu a meia nau mandando o navio a pique. Foram resgatados oito sobreviventes.

 

1943

 

Em 23 de abril, participou do afundamento do Submarino alemão U 191.

 

Em 12 de maio, participou do afundamento do Submarino alemão U 186.

 

1946

 

Em 26 de novembro, foi vendido para desmanche a uma firma de Grangemouth. O seu último comandante foi o Capitão-de-Fragata (RN) Stockler, que levou o navio para Grangemouth. O Comandante Stockler, mais tarde Comodoro realizou as provas de mar das nossas Fragatas da classe Niterói.

 

1947

 

Começou a ser desmanchado em Grangemouth.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF Donald MacIntyre __/__/1940 a __/__/1941
CF Stockler __/__/194_ a __/__/194_

 

I m a g e n s

 

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B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.153-154.

 

- Colledge, J.J. Ships of The Royal Navy - The Complete Record of all Fighting Ships of de Royal Navy, from the Fifteenth Century to Present. 2ª edição. Annapolis, MD, USA. USNI. 1987.

 

- Shipping Today and Yesterday, HPC Publishing, East Essex, UK. Out. 1997.

 

- Colaboração de de Pedro Caminha e Haroldo Basto Cordeiro Júnior.