1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NV Jutaí - M 12

Classe YMS 1

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 16 de julho de 1942
Lançamento: 8 de fevereiro de 1943
Incorporação (USN): 1943

Baixa (USN): 1º de novembro de 1959

Incorporação (MB): 15 de agosto de 1960

Baixa (MB): ?


 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 270 ton. (padrão) e 320 ton (carregado).
Dimensões: 41.45 m de comprimento, 7.49 m de boca e 2.43 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel General Motors 8-268A de 880 bhp cada, acoplados a dois eixos com hélices de passo fixo através de um engrenagem redutora Snow and Knobstedt.

Eletricidade: dois geradores diesel G.E., 120cc, 60kw e 30 kw, para fornecimento de energia elétrica e um gerador diesel de emergência G.E., 250cc e 540kw para operações de varredura.

Velocidade: máxima de 12 nós.

Raio de ação: 2.500 milhas à 8 nós.
Armamento: 4 metralhadoras em dois reparos duplos Oerlikon Mk 12 de 20 mm.
Sensores: 1 radar de vigilância de superfície SPS-10 e um sonar AN/QUS-1B de alta definição para operações de caça-minas.

Código Internacional de Chamada:
Tripulação: 33 homens, sendo 4 oficiais e 29 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor Jutaí - M 12, ex-USS Egret - MSC 46, foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo(1) que é afluente do Solimões. Foi construído no estaleiro Astoria Marine Construction Company Co., Astoria, Oregon, EUA, sendo lançado ao mar em 9 de fevereiro de 1943 e incorporado a U.S. Navy em 1943. Foi submetido a Mostra de Armamento e Incorporado a Marinha do Brasil em 15 de agosto de 1960.

 

Os navios dessa classe foram incorporados na U.S.Navy com a classificação de YMS, que foi alterada para MSC em 1955.

 

1961

 

Foi incorporado a Força de Minagem e Varredura, criada pelo Aviso Ministerial n.º 0818 de 12 de maio de 1961, inicialmente sediada no Rio de Janeiro e subordinada ao Comando do 1º Distrito Naval.

 

1967

 

A Força de Minagem e Varredura passou a chamar-se Esquadrão de Minagem e Varredura.

 

1968

 

Realizou viagem de adestramento, compondo Grupo-Tarefa com os NV Javarí - M 11, Juruá - M 13 e Juruena – M 14 e os NPa Piranha - J 30 e Piraquê - J 32, visitando os portos de Santos-SP, Ilha Bela-SP, Angra dos Reis-RJ e Vitória-ES.

 

Viagem de adestramento em GT, com os navios acima, para representar a MB no Rio Grande do Sul na Semana da Pátria. Portos visitados: Santos-SP, Itajaí-SC, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS e Paranaguá-PR.

 

O Navio Varredor Jutaí - M 12, como era nos anos 60. (foto: SRPM)

 

1971

 

Em 7 de março, foi transferido junto com a Força de Minagem e Varredura para a Base Naval de Aratu, em Salvador-BA.

 

1974

 

Em 26 de julho, por ato ministerial foi reclassificado como Navio Auxiliar, e foi transferido do Esquadrão de Minagem e Varredura para o Grupamento Naval do Leste, subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

Navio Varredor Jutaí. (foto: coleção Guilherme Wiltgen) Navio Varredor Jutaí, com o padrão de indicativo inicial. (foto: coleção Guilherme Wiltgen) O Jutaí navegando com parte da tripulação formada no convés de proa. (SDM, José Henrique Mendes) O Navio Varredor Jutaí - M 12, liderando uma coluna formada pelos seus irmãos de classe: Juruena, Juruá e Javarí. (foto: SDM, via José Henrique Mendes)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CT Armando de Oliveira Filho __/__/196_ a __/__/1970
CT Gil de Almeida Capiberibe __/__/1971 a __/__/1972

 

 

H i s t ó r i c o  A n t e r i o r

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.154-155.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

 

- YMS 425 - www.ussyms425.com


(1) Em Tupi, significa "Árvore de Resina".