1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||||
Vapor Transporte Madeira Classe Madeira
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa: 1893
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.040 ton. Velocidade: 11 nós. Raio de Ação: ? Equipamentos: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
O Vapor Transporte Madeira, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo afluente do Amazonas. Foi construído na Inglaterra, segundo os planos do 1º Tenente EN Napoleão João Batista Level, que também supervisionou a construção. Foi submetido a Mostra de Armamento e foi incorporado em 30 de março de 1874. Foi seu primeiro comandante o Capitão-Tenente Antônio Pamplona de Albuquerque Cavalcanti.
1874
Em 30 de junho, chegou ao Rio de Janeiro.
1886
Em 1º de junho, inaugurou o farol de Anhatomirim.
Em 25 de julho, inaugurou o farolete Correnteza, no rio Amazonas.
Em 20 de agosto, o farol de Bom Abrigo.
Em 2 de dezembro, inaugurou o novo aparelho de luz do farol da Barra de Rio Grande.
1887
Em 15 de fevereiro, inaugurou o farol de Cabo João Dias.
1891
Como único meio flutuante da Diretoria de Faróis realizou viagem de apoio aos faróis pelo litoral brasileiro, com o Diretor de Faróis embarcado.
1892
Realizou viagem de apoio aos faróis, com o próprio Diretor de Faróis embarcado, realizando inclusive reparos no Farol da Moela no litoral de São Paulo.
1893
Naufragou na Baia da Guanabara por ocasião da Revolta da Armada.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
I m a g e n s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.169-170.
- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000. |
||||||||||