1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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Canhoneira Marajó Classe ?
D a t a s
Batimento
de Quilha: 1884
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
430 ton. Blindagem:
casco construído de ferro e madeira. Velocidade: 10 nós. Raio
de ação: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
A Canhoneira Marajó, foi o primeiro navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem a Ilha do mesmo nome localizada no estuário do Amazonas. Foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, segundo os planos do Capitão-Tenente (EN) João Candido Brasil. Teve sua quilha batida em 1884 e foi lançada ao mar em 24 de dezembro de 1885. Foi seu primeiro comandante o Capitão-Tenente Afonso de Alencastro Graça.
1892
Estava estacionada em Porto Alegre-RS, por ocasião do inicio da revolta federalista, tendo-se recolhido a seu bordo o General Barreto Leite e o Dr. Barros Cassal, que tentara depor o Presidente em exercício da Província do Rio Grande do Sul, Dr. Vitorino Monteiro. Aderindo à revolta, travou violento canhoneiro com as forças de terra, mas dias depois voltou ao poder da legalidade.
1893
Estando no Rio de Janeiro, para reparos, tomou parte na Revolta da Armada, mas, por se achar em mau estado, foi abandonada pela guarnição e dias depois foi incendiada pelos "florianistas", acabando sobre um banco em frente a Ilha de Mocanguê.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.172.
- A Marinha por Marc Ferrez - 1880-1910 - Rio de Janeiro, RJ, Brasil - 1986, Editora Index - VEROLME. (1)
Em Tupi, Marajó significa "Anteparo do Mar". |
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