1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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CT Mato Grosso - CT 10 Classe Pará
D a t a s
Batimento
de Quilha: 1908 Baixa:
13 de setembro de 1946
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
560
ton (padrão), 640 ton (carregado). Combustível: 140 ton de carvão. Velocidade: máxima de 28 nós. Raio
de Ação: 1.600
milhas a 15 nós. Código Internacional de Chamada: PXGO Código Radiotelegráfico: ? Distintivo Numérico: ? Tripulação: 104 homens.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro Mato Grosso - CT 10, foi o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Estado do Mato Grosso. Foi o ultimo de uma série de 10 navios que faziam parte do Plano Naval de 1906 concretizado pelo Ministro da Marinha Almirante Alexandrino Faria de Alencar. Foi construído pelo estaleiro Yarrow em Glasgow na Inglaterra. Teve sua quilha batida em 1908, foi lançado em 23 de janeiro de 1909 e incorporado em 1910. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta Augusto Teotônio Pereira.
A oficialidade de recebimento do Contratorpedeiro Mato Grosso:
- CC Augusto Teotônio Pereira – Comandante - CT ? - Imediato - 1º Ten. Engº. Maquinista - Chefe de Maquinas - 1º Ten. Engº. Maquinista - 2º Maquinista - 1º Ten. ? - Encarregado de Armamento - 1º Ten. (Comissário) ? - Enc. do Material e Pessoal - 1º Ten. ? - Enc. de Torpedos - 2º Ten. Engº. Maquinista - Enc. da Eletricidade
1910
Em 11 de junho, chegou ao Brasil, ficando subordinado à Divisão Naval do Centro, com base operacional no Rio de Janeiro, essa divisão era comandada em 1917 pelo Contra-Almirante Francisco de Mattos, e era composta, além do contratorpedeiro Pará, pelos encouraçados Minas Geraes e São Paulo e pelos contratorpedeiros Amazonas - CT 1, Parahyba, Alagoas - CT 6, Paraná - CT 8 e Pará - CT 2.
1913
Em 17 de fevereiro, suspendeu para exercícios com os CT Sergipe - CT 7 e Mato Grosso - CT 10 na Ilha Grande. Esteve em Abraão, Tapera, Canibuy e Palmas, retornando ao Rio em 28 do mesmo mês.
Em 17 de março, suspendeu do Rio, para exercícios na Ilha Grande com o Cruzador-Torpedeiro Tupy e os CT Rio Grande do Norte - CT 4, Paraná - CT 8 e Sergipe - CT 7. Esteve em Abraão, Cantuy e Angra dos Reis, retornando em 30 de março.
Em 19 de julho, suspendeu para exercícios com torpedos e adestramento de Aspirantes da Escola Naval, retornando no mesmo dia.
Em 16 de agosto, suspendeu indo ao encontro do E Minas Geraes que retornava de viagem aos EUA com o Exmo. Sr. Dr. Lauro Müller, Ministro das Relações Exteriores, retornando no mesmo dia.
Ainda no dia 16 de agosto, suspendeu para exercícios na Ilha Grande, retornando no dia 31.
Entre 15 de setembro e 25 de outubro, foi docado no Dique Santa Cruz na Ilha das Cobras para substituir uma chapa do costado e reparar outras.
Estava baseado no Rio de Janeiro e encontrava-se em bom estado.
1914
Em 12 de janeiro, suspendeu do Rio de Janeiro, integrando a 4ª Divisão Naval junto com o Transporte Carlos Gomes e os CT Amazonas - CT 1, Para - CT 2, Piauhy - CT 3, Rio Grande do Norte - CT 4, Parahyba - CT 5, Alagoas - CT 6, Sergipe - CT 7, Paraná - CT 8, Santa Catarina - CT 9 e Mato Grosso - CT 10 para exercícios com a Esquadra no litoral de Santa Catarina. A 4ª Divisão, retornou ao Rio de Janeiro em 27 de fevereiro.
1942-44
Durante a 2ª Guerra Mundial, participou da Defesa Local do porto do Rio de Janeiro.
1946
Em 13 de setembro de 1946, deu baixa do serviço ativo.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.194-195.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 554, out. 1989.
- Gama, Arthur Oscar Saldanha da. A Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro. CAPEMI Editora e Gráfica Ltda., 1982.
- Jane's Fighting Ships 1944-45. London: Jane's Publishing Company Limited, 1945.
- Colaboração de Pedro Caminha.
- Relatório do Ano de 1913, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914.
- Relatório do Ano de 1914, apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1915. |
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