1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Compton - DD 705 Classe Allen M. Sumner
D a t a s
Batimento
de Quilha: 29 de março de 1944
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
2.200 ton (padrão), 3.320 ton
(carregado). Eletricidade: ? Velocidade: máxima de 34 nós. Raio
de ação: 5.800 milhas náuticas. Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC-5; 1 radar de vigilância de superfície tipo SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; 4 diretoras óticas Mk 51 e sonar de casco QHB. Código Internacional de Chamada: NJGQ Tripulação: 346 homens, sendo 21 oficiais e 325 praças. Obs: Características da época da incorporação.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro USS Compton - DD 705, foi o primeiro único navio a ostentar esse nome em homenagem a Lewis Compton, Secretario Assistente da Marinha de 1940-41. Foi construído pelo estaleiro Federal SB & DD Co., em Kearny, New Jersey. Teve quilha batida em 29 de março de 1944, foi lançado em 17 de setembro de 1944, tendo como madrinha a Sra. L. Compton, e foi incorporado em 4 de novembro de 1944. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Robert Orris Strange.
1945
Em 17 de fevereiro, partiu de Norfolk, atravessou o Canal do Panamá.
Depois de uma rápida escala em San Diego (Califórnia) e Pearl Harbor (Havaí), onde participou de exercícios entre 16 de março e 5 de abril, seguiu para Kwajelein e Eniwetok escoltando um grupo de navios de transporte de tropas com fuzileiros navais, que foram desembarcados sem problemas, seguindo depois para o Atol de Ulithi.
Em Ulithi, o Compton foi submetido a pequenos reparos, partindo para Okinawa em 20 de abril. Em seu batismo de fogo em Okinawa, operou prestando apoio de fogo naval as tropas em terra e na defesa antiaérea e anti-submarina dos navios de transporte de tropas.
Em 26 de abril, já como capitânia do ComDesRon, passou também a comandar a 126ª Divisão de Contratorpedeiros, com a transferência em Kerama Retto, do ComDesDiv 126 do USS Purdy - DD 734.
Em 12 de maio, foi destacado para cobrir o desembarque na região de Tori Shima. Na volta para sua posição em Okinawa foi atacado por um avião japonês, que foi derrubado.
Entre 17 de maio e 16 de junho, esteve em Leyte (Filipinas) para reparos e descanso da tripulação, nessa ocasião o comandante, Capitão-de-Fragata (USN) Eli Reich substituiu o Capitão-de-Fragata (USN) R. O. Strange, que assumiu a DesDiv 114 (114ª Divisão de Contratorpedeiros).
Depois dos reparos em Leyte, retornou para Okinawa, juntando-se a Força-Tarefa que operava na região.
Em 4 de julho, seguiu para Guam escoltando um comboio.
Em 10 de julho, retornou para Leyte onde passou o resto do mês escoltando os navios que operavam na região.
De Leyte seguiu para Okinawa permanecendo fundeado em Buckner Bay até 25 de agosto.
Foi destacado para transportar a correspondência oficial da 3ª Frota, entrando na Baia de Sagami em 28 de agosto, sendo um dos primeiros navios de guerra norte-americanos a entrar na Baia de Tóquio, antes da rendição oficial.
Em 30 de outubro, encontrava-se em Hiro Wan como capitânia do ComDesRon 63. Nesse mesmo dia o USS Purdy - DD 734 foi integrado ao Esquadrão.
Durante os seis meses seguintes continuou patrulhando o Pacifico Ocidental realizando a guarda de aeronaves dos Porta-Aviões que estavam fazendo o remanejamento de unidades aéreas na região.
1946
Em 21 de fevereiro, partiu de Yokosuka para San Pedro (Califórnia) onde chegou em 15 de março.
No inicio de abril, foi transferido da Esquadra do Pacifico para a do Atlântico.
Em 16 de abril, chegou a Portland (Maine) para ser submetido a uma revisão. Depois de terminar a revisão operou na costa nordeste dos EUA e no Caribe.
1947
Em 3 de fevereiro, partiu para sua primeira comissão no Mediterrâneo. Retornou para Newport (Rhode Island) em 14 de agosto.
Entre setembro e o inicio de 1948, permaneceu operando no Atlântico Norte e no Caribe, alternando exercícios, com cruzeiros de treinamento para Reserva Naval.
1948
Do segundo semestre ao inicio de 1949, realizou comissão no Mediterrâneo, tendo inclusive participado de patrulhas na costa da Palestina, sob o mandato da ONU.
Em 13 de setembro suspendeu de Newport, RI para Gibraltar integrando uma FT composta também pelo NAe USS Roosevelt - CVB 42, pelos C USS Columbus – CA 74, USS Providence – CL 82 e USS Little Rock – CL 92 e pelos CT USS Gainard – DD 706, USS Harlan R. Dickson – DD 706, USS Hyman – DD 732, USS Beatty – DD 756 e USS Bristol – DD 857.
1951
Realizou sua terceira comissão no Mediterrâneo.
1952
Realizou sua Quarta comissão no Mediterrâneo, participando inclusive da Operação "MAINBRACE" da OTAN.
Entre 1953 e 1955 realizou outras comissões pelo Mediterrâneo com a 6ª Frota.
1956
No inverno, participou da Operação "NEW BROOM V" com navios da Home Fleet da Royal Navy nas Bermudas.
No final do ano, foi destacado para o Golfo Pérsico. Quando estava atravessando do Mediterrâneo para o Mar Vermelho, com destino ao Bahrain, foi surpreendido pela Crise de Suez e o fechamento do canal. O Compton recebeu ordens para que fica-se pronto para a evacuação de civis norte-americanos no Golfo Pérsico e no Mar Vermelho.
1957
Na volta para sua base em Newport, teve de fazer um caminho menos usual, contornando o sul da África e escalando em Mombasa, Durban, Capetown, Simonstown, Recife e Trinidad. Em 8 de janeiro, chegou a Newport.
No segundo semestre participou de operações da OTAN próximo as Ilhas Britânicas.
Entre novembro e abril de 1958, realizou mais uma comissão pelo Mediterrâneo, Mar Vermelho e Golfo Pérsico.
1958
No primeiro semestre, realizou Viagem de Instrução de Guardas-Marinha, escalando em Rotterdam (Holanda) e Bergen (Noruega).
De meados de 1958 a meados de 1960, operou na costa do Atlântico e no Caribe, em proveito de projetos de pesquisa e desenvolvimento, inclusive na área de meteorologia. Apoiou também a Escola de Sonar de Key West (Florida).
1960
Em agosto, realizou cruzeiro com a 6ª Frota pelo Mediterrâneo.
Em agosto foi agraciado com o "E" de Batalha da Força de Contratorpedeiros do Atlântico referente ao Ano Fiscal de 1960.
1961
Em junho, foi submetido a uma revisão no Estaleiro Naval de Boston, que não chegou a colocar o navio no mesmo nivel de outras unidades da classe que receberam a modernização no padrão FRAM II.
1962
Em agosto, realizou cruzeiro com a 6ª Frota pelo Mediterrâneo.
1964
Passou a integrar a NRF - Naval Reserve Fleet (Reserva Naval da Frota).
1965
Em julho, esteve em Montreal (Canadá).
1966
Durante esse ano, foi o Contratorpedeiro com o maior índice de realistamento de praças da Naval Reserve Fleet.
1969
1972
Uma inspeção do INSURV determinou que os custos de uma modernização seriam proibitivos e que sem ela o navio teria apenas um valor marginal na Marinha dos EUA, recomendando sua baixa.
A Marinha do Brasil, reconheceu que havia alguma vida útil ao navio, e como conseqüência foi desincorporado em 27 de setembro e incorporado a MB no mesmo dia, recebendo o nome de CT Mato Grosso - D 34. Ainda nesse dia, foi substituído pelo CT USS Damato - DD 871 como navio de treinamento de reservistas em Baston, MA.
A serviço da Marinha dos EUA foi premiado com a Navy Occupation Service Medal e a Asiatic-Pacific Area Service Ribbon, com uma estrela por sua participação na 2ª Guerra Mundial.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.179.
- Mendonça, José R. A Marinha Brasileira de 1940-2000. Rio de Janeiro. José Ribeiro de Mendonça, 2001.
- Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980.
- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 28/03/2010.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 563, jul. 1990.
- All Hands - Bureau of Naval Personnel Information Bulletin, october 1960. |
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