1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
E Minas Geraes Tipo Dreadnought Classe Minas Geraes
Modificações recebidas por ocasião do Periodo de Reparos e Modernização realizado no Arsenal de Marinha do Brooklyn, nos EUA.
instalação na praça de canhões de uma guarita para a proteção dos comandantes das torres e respectivos aparelhos de direção de tiro;
construção de anteparas longitudinais separando os canhões em cada torre;
modificação completa do sistema de ar comprimido; instalação de novo sistema de percussão com a introdução de novo dispositivo especial para a retirada da estopilha sem necessidade de abrir a culatra;
instalação de aparelhos de segurança para impedir a abertura da culatra em caso de tiro em seco, tanto para o fechamento hidráulico como para o fechamento a mão;
eliminação da conteira lateral e modificação das alças do posto central para pontaria contínua dos conteiradores: instalação de indicador mecânico de conteira;
substituição dos antigos motores elétricos para conteira (praça de manobras das torres) por motores a óleo tipo WATERBURY SPEED GEAR;
substituição das lunetas telescópicas dos apontadores por outras do tipo CHECK TELESCOPE;
instalação de dois diretoscópios em cada torre alta e de um periscópio em cada torre baixa;
modificação do circuito de disparo de modo a permitir fogo individual por apontadores e o fogo por salvas pela chave mestra do direscópio;
instalação de acumuladores para iluminação auxiliar e para circuito de disparo (fogo somente por apontadores);
instalação de dois telêmetros BAUSCH & LOMB nos tetos das torres II e V;
montagem de uma rede de tubos acústicos ligando diversas praças e paióis das torres entre si e ligando todas as torres com a Estação Provisória e a torre dois com a Estação Central;
instalação de sistema de ventilação para praças de canhões, guarita e praça de manobra;
instalação de aparelhos SPERRY de sinais de salva, telefones e circuitos do novo sistema de FIRE CONTROL;
remoção de dez canhões de 120mm da primeira coberta ficando a bateria secundária composta por doze canhões instalados, quatro nos extremos da coberta, quatro nas barbetas e quatro nos redutos, constituindo quatro defesas de três canhões situadas, duas avante e duas a ré;
modificados os circuitos de disparo com a substituição dos avisadores acústicos por lâmpadas de prova;
instalação de dois canhões BETHLEHEM de 76mm, 50 calibres, tipo americano, disparo eletro-mecânico, em plataformas especiais construídas para esse fim, a bombordo e boreste, para defesa antiaérea;
a bateria de salva composta por oito canhões de 47mm, foi reduzida a seis, colocados, dois no passadiço de vante e dois no passadiço de ré e dois por baixo do mesmo passadiço;
instalação do sistema Diretor de Tiro e comunicações internas;
substituição do isolamento dos paióis de munição com a renovação das chapas de convés e do revestimento interno;
substituição de 90% da rede elétrica;
modernização do sistema de ar comprimido; transformação das quatro caldeiras da seção de vante para queima de óleo e transformações dos porões da respectiva seção em tanques para receber o novo combustível;
instalação de nova bateria de tanques a bombordo, aumentando a capacidade de armazenamento de água;
melhoramentos do sistema de ventilação dos diversos compartimentos;
substituição da estação radiotelegráfica; aparelhamento de oficinas para reparos, enfermarias e escritórios. |