1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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HMS/HMAS Vengeance - R 71 Classe Colossus
"I Strike, I Cover"
"Lost and Found"
D a t a s
Batimento
de Quilha: 16 de novembro de 1942 Baixa (RN/RAN): 13 de agosto de 1955 Incorporação (MB): 6 de dezembro de 1960 Baixa (MB): 9 de outubro de 2001
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
12.190 ton (padrão), 18.040 (carregado). Propulsão: Vapor; 4 caldeiras Admiralty de 28 kg/cm3 a 700º C, 2 turbinas a vapor Parsons gerando 42.000 shp, acopladas a 2 eixos. Energia Elétrica: geradores diesel e turbo-alternadores. Velocidade: máxima de 23,5 nós, de cruzeiro 18 nós. Raio
de Ação: 12.000 milhas náuticas à 14 nós
ou 6.200mn à 23 nós. Sensores: ?. Aeronaves: 48 aeronaves, sendo 24 caças Vought F4U Corsair e 24 Barracudas. Equipamento de Aviação: Convés de vôo com 211 de comprimento e 36.4 de largura. Hangar com 135.6 metros de comprimento, 15.8 de largura e 5.3 de altura, equipado com dois elevadores centrais para aeronaves de 13.7 m x 10.4 m. Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 850 homens, mais 450 no Grupo Aéreo. Obs: Características da época da incorporação.
H i s t ó r i c o
O Porta-Aviões HMS Vengeance - R 71, foi o sétimo navio a ostentar esse nome na Marinha Real Britânica. Foi construído pelo estaleiro Swan Hunter, em Wallsend-on-Tyne, Reino Unido. Teve sua quilha batida em 16 de novembro de 1942, foi lançado ao mar em 23 de fevereiro de 1944, sendo sua construção concluída pela Swan Hunter and Wingham Richardson, sendo entreque em 16 de dezembro de 1944. Foi incorporado em Newcastle no dia 15 de janeiro de 1945. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Mar-e-Guerra (RN) D. Neame.
O Vengeance pertencia a um grupo de 16 navios aerodromos ligeiros que tiveram sua quilha batida em estaleiros ingleses entre 1942 e 1943. Conhecidos como classes Colossus e Majestic, esses navios, receberam os nomes HMS Colossus, HMS Glory, HMS Ocean, HMS Leviathan, HMS Hercules, HMS Majestic, HMS Perseus, HMS Pioneer, HMS Terrible, HMS Triumph, HMS Vengeance, HMS Venerable, HMS Magnificient, HMS Theseus, HMS Warrior e HMS Powerful.
1944
Em 16 de dezembro, foi comissionado no cais Bishop em Newcastle, e depois mudado para o caís de comissionamento de Tyne, onde foi carregado em 36 horas com suprimentos e munições.
1945
Em 4 de janeiro, partiu de Tyne, dando inicio aos testes de Work-up. Chegou em Rosyth, onde foi embarcado mais suprimentos.
Em 14 de janeiro, partiu de Rosyth, contornando o norte da Escócia, chegando a Greenock em 16 de janeiro.
Em 24 de janeiro, partiu de Greenock, chegando a Bangor Bay, onde embarcaram dois esquadrões de caças Vought F4U Corsair da Fleet Air Arm e peças de reposição para aeronaves.
Em 26 de janeiro, embarcaram 18 Barracudas, do Esquadrão 812 da Base Aeronaval HMS Corncrake, de Ballyhalbert, Irlanda do Norte, retornando depois para Greenock.
Entre 16 e 18 de fevereiro, foi submetido a em Clyde, Escócia.
Em 25 de fevereiro, embarcaram 24 caças Vought Corsair, do Esquadrão 1850, procedentes do porta-aviões HMS Venerable – R 04.
Em 2 de março, iniciou provas e treinamento nas proximidades de Clyde, onde foi feito o Work-up para os procedimentos de operação do navio e das aeronaves.
Em 10 de março, chegou a Greenock, iniciando os preparativos para sua primeira comissão operacional.
Em 11 de março, foi inspecionado pelo Contra-Almirante em Comando na Base Naval de Greenock.
Em 12 de março, partiu de Greenock acompanhado entre outros navios, dos Porta-Aviões HMS Venerable (capitania da Força-Tarefa), HMS Colossus e HMS Glory e do Contratorpedeiro HMS Teaser. Chegou a Gibraltar em 18 de março, onde embarcou o Almirante (RN) Crutchley.
Em 18 de março, partiu de Gibraltar, chegando a Grand Harbour, Veletta (Malta) em 19 de março.
Em 21 de março, partiu de Malta, chegando a Gibraltar em 23 de março.
Em 20 de abril, partiu de Gibraltar, chegando a Malta em 22 de abril.Um Contratorpedeiro italiano, foi capturado e rebocado pelo Vengeance para Valetta. Como os geradores do Contratorpedeiro estavam avariados, o Vengeance lhe forneceu energia.
Em 8 de maio, o "Dia da Vitória" encontrava-se fundeado em Valetta.
Em 23 de maio, partiu de Malta para se juntar a Esquadra Britânica do Pacifico, chegando a Alexandria (Egito) em 25 de maio.
Em 27 de maio, partiu de Alexandria (Egito), chegando a Aden em 1º de junho.
Em 2 de junho, partiu de Aden, chegando a Trincomalee em 9 de junho.
Em 9 de junho, partiu de Trincomalee, chegando a Madras (Índia) em 11 de junho.
Em 13 de junho, partiu de Madras, chegando a Colombo (Índia) em 15 de junho.
Em 16 de junho, partiu de Colombo, chegando a Trincomalee em 17 de junho.
Em 21 de junho, partiu de Trincomalee, chegando a Colombo 23 de junho.
Em 29 de junho, partiu de Colombo, chegando a Madras em 1º de julho.
Em 2 de julho, partiu de Madras, chegando a Colombo em 4 de julho.
Em 5 de julho, partiu de Colombo, chegando a Trincomalee em 6 de julho.
Em 7 de julho, partiu de Trincomalee, chegando a Freemantle (Austrália) em 16 de julho.
Em 16 de julho, partiu de Freemantle, chegando a Jervis Bay (Austrália) em 22 de julho.
Em 23 de julho, partiu de Jervis Bay, chegando a Sydney (Austrália) em 24 de julho, acompanhado pelos HMS Venerable e Colossus.
Em 15 de agosto, partiu de Sydney, chegando a Manus em 20 de agosto.
Em 30 de agosto, partiu de Manus, chegando a Leyte em 2 de setembro.
Em 2 de setembro, partiu de Leyte, chegando a Hong Kong em 3 de setembro.
Em 28 de dezembro, partiu de Hong Kong, chegando a Labuan em 1º de janeiro de 1946.
1946
Em 1º de janeiro, partiu de Labuan, chegando a Sydney (Austrália) em 12 de janeiro.
Em 19 de março, partiu de Sydney, chegando a Jervis Bay (Austrália) em 22 de março.
Em 22 de março, partiu de Jervis Bay, chegando a Colombo (Índia) em 5 de abril.
Em 7 de abril, partiu de Colombo, chegando a Cochin em 8 de abril.
Em 9 de abril, partiu de Cochin, chegando a Singapura em 14 de abril.
Em 15 de abril, partiu de Singapura, chegando a Seleter em 15 de abril.
Em 17 de abril, partiu de Seleter, chegando a Iwakuni (Japão) em 23 de abril.
Em 26 de abril, partiu de Iwakuni, chegando a Hong Kong em 30 de abril.
Em 2 de maio, partiu de Hong Kong, chegando a Trincomalee em 8 de maio.
Em 10 de junho, partiu de Trincomalee, chegando a Colombo em 11 de junho.
Em 14 de junho, partiu de Colombo, chegando a Trincomalee em 15 de junho.
Em 18 de julho, partiu de Trincomalee, chegando a Colombo em 19 de julho.
Em 20 de julho, partiu de Colombo, chegando a Aden em 26 de julho.
Em 27 de julho, partiu de Aden, chegando a Port Suez em 31 de julho.
Em 1º de agosto, partiu de Port Suez, chegando a Gibraltar em 8 de agosto.
Em 9 de agosto, partiu de Gibraltar, chegando a Devonport em 12 de agosto.
De setembro a dezembro, permaneceu em reparos.
1947
Iniciou o ano operando como Porta-Aviões de treinamento, operando a partir de Rosyth (Escócia).
Em 5 de julho, tornou-se Capitânia do Almirante Sir John Cunningham, Primeiro Lorde do Mar.
Visitou Oslo.
1948
Depois de servir novamente no Pacifico, retornou para o Reino Unido em 3 de maio, sendo submetido a reparos no Rosyth Dockyard.
Em julho, esteve no Caribe e na África do Sul, como parte da Home Fleet.
Em novembro e dezembro, depois de algumas modificações, participou por seis semanas da Operação RUSTY no Ártico, para se observar os efeitos do frio extremo nos navios, aeronaves e guarnição. As aeronaves empregadas nessa comissão bem sucedida foram os Dragonflies e Sea Vampires. Ao retornar da comissão retornou para Rosyth para reparos.
1949
Em agosto, estava novamente operando com a Home Fleet.
1950
Em janeiro, participou de uma comissão da Home Fleet no Mediterrâneo.
1951
Em 9 de janeiro, assumiu a função de Porta-Aviões de treinamento do HMS Illustrious.
Em agosto, recebeu modificações no Portsmouth Dockyard.
1951-52
Era capitania do 3º Esquadrão de Porta-Aviões (Home Fleet).
1952
Partiu em 20 de janeiro, substituindo o seu irmão, HMS Warrior, no transporte de tropas e aeronaves para o Extremo Oriente (Singapura), onde chegou em 18 de fevereiro.
Em 28 de março, chegou a Portsmouth procedente de Singapura.
Em 7 de junho, partiu para Malta, transportando aeronaves, seguindo depois para Singapura e depois retornando para Portsmouth em agosto, passando a servir como Porta-Aviões de Treinamento em águas domesticas.
1952-53
Em setembro de 1952, foi iniciado um processo de modernização, preparando o navio para ser transferido por empréstimo a Marinha Real Australiana em 13 de dezembro de 1952, em cerimonia realizada em Devonport, até que o HMAS Melbourne fosse completado. Assumiu, temporariamente, o comando o CF (RAN) Clive M. Hudson, responsavel pela tripulação de recebimento do navio, composta por 550 oficiais e praças que chegaram a Inglaterra a bordo do navio S/S Asturias, procedente da Australia. Em 2 de dezembro, assumiu o comando o CMG (RAN) Henry M. Burrell.
Em janeiro de 1953, partiu da Inglaterra para a Austrália.
Em 11 de março, chegou a Sydney, via Gibraltar, Malta, Port said, Canal de Suez, Colombo (Ceilão), Flemantle (Australia) e Melbourne (Australia).
Depois de três meses de reparos em Sydney, e, em junho, iniciou as operações com a Esquadra Australiana e o treinamento em preparação para ser desdobrado no TO da Coréia.
No final de julho foi anunciado que o HMAS Sydney seria desdobrado para Coréia no lugar do HMAS Vengeance.
O Vengeance permaneceu em aguás australianas até abril de 1954.
1954
Entre fevereiro e abril, acompanhado pelo HMS Ceylon, HMAS Anzac e HMAS Bataan, escoltou o Navio Misto britânico (Carga e Passageiros) "Gothic" que fazia as vezes de Iate Real na viagem de circunavegação realizada pela Rainha Elizabeth II e o Duque de Edinburgh, quando de sua passagem pelo Pacifico Ocidental e Indico. Em maio o "Gothic" juntou-se ao Iate Real definitivo, o HMS Britannia, recém incorporado.
Em 5 de abril, na proximidade das Ihas Cocos chocou-se com o HMAS Bataan durante operações de reabastecimento.
Depois de concluir a escolta da Rainha e do Duque de edinburgh, visitou as Ilhas Manus e Rabual, antes de retornar para sydney em maio.
Em julho, começou o serviço de navio de treinamento da Esquadra, incluindo o treinamento de quadros do serviço militar.
Em 27 de outubro, suspendeu de Sydney para o Japão, onde embarcou aeronaves, homens e equipamentos do 77º Esquadrão da RAAF, e retornou para Australia, suspendendo de Yokosuka em 19 de novembro e chegando a Sydney em 3 de dezembro.
1955
Depois de três meses de reparos completados em fevereiro, retomou as atividades de adestramento das quais se incubiu até o final de abril..
Em 16 de junho, suspendeu de Sydney, iniciando a longa viagem de travessia para Inglaterra, onde foi revertido para Royal Navy. Da sua tripulação faziam parte mais de 1.000 oficiais e marinheiros que formariam a tripulação que iria receber o futuro HMAS Melbourne - R 21.
Chegou em Devonport em 13 de agosto, via Singapura, Colombo, Aden, Suez, Port Said e Malta, e o seu controle administrativo passou para o Comando da Esquadra de Reserva, de Plymouth. O Vengeance foi descomissionado em 25 de outubro e revertido a Royal Navy. O HMAS Melbourne foi comissionado na Royal Australian Navy três dias depois em 28 de outubro.
Permaneceu na reserva até ser vendido para a Marinha do Brasil em 13 de dezembro de 1956.
1956
Em 13 de dezembro, foi adquirido pela Marinha do Brasil, por aproximadamente £ 3.2 milhões, recebendo o nome de Navio Aeródromo Ligeiro (NAeL) Minas Gerais - A 11.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s (RN)
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s (RAN)
B i b l i o g r a f i a
- Revista Marítima Brasileira. Rio de Janeiro, SDGM, Vol. 120, n.º 10/12, out./dez. 2000.
- HMAS (ex-HMS) Vengeance - HMA Ship Histories (Sea Power Centre). |
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