1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Vice-Almirante Manoel José Nogueira da Gama
Nome
O NOME
O Vice-Almirante Manoel José Nogueira da Gama é considerado, com justiça, o pioneiro e, mesmo, o criador da Hidrografia brasileira contemporânea.
Foi Encarregado de Navegação a bordo do Cruzador Torpedeiro Tamoio, em 1901, e na viagem de circunavegação do Benjamin Constant, em 1908; nesta viagem, teve oportunidade de redeterminar, com sucesso, as coordenadas da Ilha de Wake, no Pacífico, de longitude até então imprecisa.
Como Capitão-Tenente, determinou as coordenadas geográficas de Angra dos Reis (Convento do Carmo).
Como Capitão-de-Corveta, na Primeira Guerra Mundial, comandou Contratorpedeiro Paraíba – CT 5, na Divisão Naval de Operações de Guerra. Ainda como Capitão-de-Corveta, foi Diretor da Imprensa Naval. Como Capitão-de-Fragata, comandou o Cruzador Barroso.
Em 1927, servindo na Diretoria de Navegação e no comando do Encouraçado Floriano, o então Capitão-de-Fragata Nogueira da Gama, executou o levantamento do porto de Vitória, sendo empregada, pela primeira vez, a rocega hidrográfica, em pequena escala e o astrolábio de prisma de 60º.
Entre 1929-1930, ainda no Barroso, Nogueira da Gama, iniciou a Triangulação da Baía da Ilha Grande, medida base a fio invar, sendo empregado pela primeira vez, assim como os teodolitos de micrômetro ótico.
Graças aos esforços de Nogueira da Gama, já Capitão-de-Mar-e-Guerra e Vice-Diretor de Navegação, foi criada a especialidade de Hidrografia e Navegação e organizado sob sua orientação o primeiro curso de formação de oficiais hidrógrafos, o que permitiu dar aos trabalhos da Diretoria uma continuidade até então inexistente.
O Almirante Nogueira da Gama retirou-se do serviço ativo em 1933, após 48 anos e meio de excepcionais serviços prestados.
Faleceu em 1° de dezembro de 1950. - Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.
- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br |
[Voltar no Browser] |