1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NHi Orion - H 32

Classe Argus

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 13 de dezembro de 1955
Lançamento: 5 de fevereiro de 1958
Incorporação: 11 de junho de 1959

Baixa: 1º de fevereiro de 2001

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 250 ton (padrão), 350 ton (carregado).
Dimensões: 44.67 m de comprimento, 6.5 m de boca, 4 m pontal e 2.8 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motores diesel Caterpillar DT 379 gerando 1.200 shp, acoplados a 2 eixos.

Combustível: 35 toneladas.

Velocidade: máxima de 15 nós.

Raio de Ação: 3.000 milhas náuticas a 15 nós, com autonomia de 20 dias.
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação tipo Decca TM-1226.

Código Internacional de Chamada: PWOF
Tripulação: 34 homens.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Hidrográfico Orion - H 32, é o segundo navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem a constelação equatorial. Foi construído pelo AMRJ - Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Ilha das Cobras, Rio de Janeiro. Teve sua quilha batida em 13 de dezembro de 1955, foi lançado ao mar em 5 de fevereiro de 1958 e foi incorporado em 11 de junho de 1959, em cerimônia realizada no cais da Doca 11 de junho, que contou com a presença do Presidente da Republica Juscelino Kubistchek de Oliveira. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Corveta Carlos Alberto Ferreira Gomes.

 

1960

 

Sua primeira comissão foi o levantamento hidrográfico no Rio Pará, junto com o NHi Sirius - H 21.

 

1963

 

Realizou comissão hidrográfica no Rio Pará, junto com o NHi Sirius - H 21.

 

1966

 

No inicio do ano realizou comissão hidrográfica no Rio Grande do Sul.

 

1969

 

Substituiu o NHi Argus - H 31, continuando o levantamento hidrográfico de Macapá para o interior.

 

1973-74

 

Entre 1973 e 1974 foi submetido a uma modernização, recebendo novos motores, maquinas auxiliares e equipamentos eletrônicos.

 

O Orion, em frente ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. (foto: SRPM)

 

Em 13 de dezembro de 1979, participou da Parada Naval em comemoração ao Dia do Marinheiro, que contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da Republica João Baptista de Oliveira Figueiredo, acompanhado pelo Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca e demais autoridades embarcados na F Liberal – F 43.

 

O Orion, entrando na Baia da Guanabara. (foto: SDM)

 

1985

 

Realizou levantamento hidrográfico na região de Santos-SP.

 

O Orion, saindo do Rio de Janeiro. (foto: SDM)

 

foto: Bernd Urbanik

 

1989

 

Os Navios Hidrográficos Orion e Taurus atracados na antiga ponte da DHN, junto a Ilha Fiscal, vistos do NHi Sirius, em abril de 1989.(foto: Coleção Pessoal de Gustavo Rocha) Os Navios Hidrográficos Taurus – H 33 (esquerda) e Orion – H 32 (direita) atracados na antiga ponte da DHN, junto a Ilha Fiscal, em abril de 1989.(foto: Coleção Pessoal de Gustavo Rocha)

 

1996

 

Entre 23 e 26 de fevereiro, esteve em Santos-SP.

 

Entre 27 e 29 de abril, esteve em Santos.

 

Entre 11 e 13 de maio, esteve em Santos.

 

 

O Orion, entrando em Santos. (foto: Silvio Smera)

 

Em 31 de outubro, foi ativado na Ilha Fiscal, o Grupamento de Navios Hidroceanograficos (GNHo), criado pela portaria n.º 0323, do MM, de 02/09/1996, ao qual o Orion passou a ser subordinado.

 

1999

 

O Orion, entrando em Santos em 12 de junho de 1999. (foto: NGB - Marcelo Lopes)

 

2001

 

Em 1º de fevereiro, deu baixa do serviço ativo pelo Aviso n.º4 de 11/01/2001 do Comandante da Marinha e foi submetido a Mostra de Desarmamento, em cerimônia realizada na Base Naval do Rio de Janeiro, na Ilha de Mocanguê, presidida pelo Chefe do Estado Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra José Alberto Accioly Fragelli. Após quase 42 anos de serviço, atingiu às marcas de 1.353,5 dias de mar e 192.208,3 milhas navegadas.

 

2002

 

Em 23 de outubro, foi celebrado um convenio entre a Diretoria de Postos e Costas, a EMGEPRON e a PETROBRAS para o estabelecimento de sítio visando à pesquisa biológica marinha, devendo ser atendidos os propósitos e os interesses das partes envolvidas, especialmente nas atividades de pesquisa, com reflexos na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento de projetos que viabilizem a futura desmobilização de unidades marítimas. Simultaneamente, respondendo aos pleitos de comunidades pesqueiras com ações de fomento à pesca artesanal.

 

A parceria entre os referidos órgãos será concretizada por meio da disponibilização do ex-NHi Orion, cujo casco foi previamente preparado para ser afundado em local a ser determinado no litoral do Rio de Janeiro, observando-se as convenções e normas que tratam do assunto, com especial atenção à prevenção da poluição marinha e à segurança da navegação.
 

 

2003

 

Durante seis meses passou por obras de preparação na Base Naval do Rio de Janeiro, sendo retirado do navio todos os materiais e substancias que pudessem causar algum dano ambiental, foi retirado a maior parte do mastro para não oferecer risco a navegação e feitos 250 furos no casco para facilitar o afundamento e a livre circulação da água e da fauna marinha.

 

As 15:22 hs de 27 de novembro, foram acionados explosivos que destamparam os orifícios e foi afundado como recife artificial marinho a uma profundidade de cerca de 30 metros a 15 quilometros de Quissamã, litoral norte do Rio de Janeiro.

 

 

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Carlos Alberto Ferreira Gomes 11/06/1959 a 08/07/1960
CC Orlando Augusto Amaral Affonso 08/07/1960 a 18/10/1961
CC Geraldo Luiz Brandão Üngerer 18/10/1961 a 05/10/1962
CC Célio Pinto Bravo Limoeiro 05/10/1962 a 14/02/1964
CC Gilvandro Pedrosa Caldas 14/02/1964 a 19/01/1965
CC Cláudio de Azevedo Monteiro Bastos 19/01/1965 a 03/03/1966
CC Osmar Paiva 03/03/1966 a 04/11/1966
CC Fernando José Moreira Godinho 04/11/1966 a 15/02/1968
CT Adyl Barreiros Vaz Vallim (interino) 15/02/1968 a 14/05/1968
CC Alberto de Oliveira Torres 14/05/1968 a 24/09/1969
CC Alenidi Salles Paschoa 24/04/1969 a 01/03/1971
CC Armado Moraes e Mello Filho 01/03/1971 a 01/03/1972
CT Raul Ruiz Diaz Vasquez (interino) 01/03/1972 a 14/11/1972
CT Kleper José de Azevedo Rodrigues Lima 14/11/1972 a 09/11/1973
CC Fernando Coelho Bruzzi 09/11/1973 a 28/02/1975
CC Hugo Bernardi Júnior 28/02/1975 a 11/03/1976
CC Luiz Ramos Silva 11/03/1976 a 24/06/1977
CC Roberto Gil Silva Cerqueira 24/06/1977 a 27/06/1978
CC Nélio da Silva 27/06/1978 a 15/02/1980
CC Ivan Pereira Arêas 15/02/1980 a 30/06/1981
CC Remo Boccadoro Filho 30/06/1981 a 10/04/1983
CC Luiz Carlos Ferreira da Silva 10/04/1983 a 29/06/1984
CC Luiz Alberto Marins Nascimento 29/06/1984 a 19/12/1985
CT Wanderley Nunes (interino) 19/12/1985 a 29/01/1986
CC Pedro Getúlio Souto 29/01/1986 a 25/02/1987
CC Luiz Fernando Palmer Fonseca 25/02/1987 a 28/01/1988
CC Antônio Ruy de Almeida Silva 28/01/1988 a 29/12/1988
CC Antônio Carlos Fonteles Juaçaba 29/12/1988 a 12/11/1990
CC Francisco Carlos Ortiz de Holanda Chaves 12/11/1990 a 03/01/1992
CC Jorge Gomes Lima 03/01/1992 a 05/01/1993
CC Jair Leal Señorans 05/01/1993 a 25/01/1994
CC Miguel Augusto Brum Magaldi 25/01/1994 a 01/02/1995
CC Alberto Piovesana Júnior 01/02/1995 a 09/02/1996
CC Hugo Marcelo Vieira de Melo Pimentel 09/02/1996 a 25/02/1997
CC Carlos Eduardo Frazão de Araújo 25/02/1997 a 18/02/1998
CC Luiz Alves Fernandes Moreira 18/02/1998 a 22/02/1999
CC Arnod Cabral de Souza Filho 22/02/1999 a 16/02/2000
CC Marcelo Luiz Boyd da Cunha 16/02/2000 a 01/02/2001

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.191-192.

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- Revista Tecnologia & Defesa, São Paulo, Editora Aquarius, N.º 21, 1985.

 

- Confraria do Bode Verde - http://www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SDGM, n.º 439, jan.1980; n.º 655, fev. 1997; n.º 707, mar. 2001; n.º 728, dez. 2002.


Nota: Agradecemos a gentil colaboração do CF Carlos Roberto da Silva.

(1) No Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira, consta como tendo sua quilha batida em 1957.