1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Capitão-Tenente (USN) Albert Leroy David
Nome
O NOME
O Capitão-Tenente (USN) Albert Leroy David, nasceu em 18 de julho de 1902, em Maryville, Missouri. O Tenente Albert David, foi agraciado com a Cruz da Marinha, com Estrela de Ouro, com menção honrosa pela galhardia, intrepidez e com o risco da própria vida, quando servindo a bordo do USS Pillsbury – DE 133, além do cumprimento do dever conduziu o ataque a um submarino alemão Type IX-C ao largo da África Francesa (Mauritânia), na posição 21º 30’N, 19º 20’W, em 4 de junho de 1944.
Destacou-se coordenando com habilidade o ataque ao submarino U-505, que vinha sendo procurado pelo Grupo-Tarefa de Caça e Destruição 22.3, que também era composto pelo USS Guadalcanal – CVE 60, USS Chatelain – DE 149 e USS Jenks – DE 665. O Então 1º Tenente Albert David, corajosamente liderou a equipe de abordagem encarregado de tomar o U-505, que navegava em círculos a 6 nós na superfície. Totalmente ciente do perigo de o submarino mergulhar ou ser propositalmente afundado com cargas de demolição pela sua tripulação, além do perigo de serem alvejados pelas armas de convés, o Tenente Albert David, conduziu sua equipe a bordo invadindo o navio pela vela, empreendendo todos os esforços para toma-lo e mande-lo em segurança até que fosse possível vir a bordo uma equipe capaz de conduzi-lo na viagem de travessia do Atlântico até um porto nos EUA.
Pelo seu valoroso serviço, durante essa que foi a primeira abordagem bem sucedida em alto mar, de um navio inimigo, feitas por marinheiros americanos desde 1815, o Tenente Albert David, contribuiu decisivamente para o sucesso da Marinha dos EUA na chamada Batalha do Atlântico, mantendo em elevado conceito as tradições do Serviço Naval dos Estados Unidos da América. Nota: O U-505 esta se encontra em exposição no Museu de Ciência e Industria de Chicago (Illinois). |
[Voltar no Browser] |