1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

Dom Pedro II

 

 

Nome

 

O NOME

 

Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, filho de D. Pedro I e de D. Maria Leopoldina, nasceu no dia 2 de dezembro do ano de 1825 no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Quando D. Pedro tinha um ano de idade sua mãe morreu, e quando ele tinha nove anos de idade seu pai faleceu; ele era o sétimo filho do casal. Como seus outros dois irmãos homens tinham morrido ele era o herdeiro do trono brasileiro.

 

Tendo seu pai abdicado, tornou-se Imperador com a idade de seis anos, e José Bonifácio foi seu tutor até que chegasse a maioridade para poder governar. Durante sua menoridade o Brasil foi dirigido por uma regência. Veio a Revolução e Pedro II tinha quase quinze anos, e sua Regência perguntou se ele queria esperar mais três anos para governar, ou queria a partir daquele instante, iniciar seu governo. Ele respondeu “quero já”, e assim deu início seu reinado que durou quase cinqüenta anos. No dia 30 de maio de 1843, Pedro II casou-se com D. Tereza Cristina Maria de Bourbon, filha de Francisco II das Secílias. No seu reinado o Brasil teve um grande desenvolvimento, progrediu grandemente no campo social.

 

D. Pedro II suspendeu o tráfico de escravos e a Abolição da Escravatura, e foram instalados as primeiras Linhas Telegráficas e construídas as primeiras ferrovias, e o Brasil inaugurou a primeira Estrada de Ferro da América do Sul. Já enfraquecido o império com a suspensão de escravos no dia 15 de Novembro de 1889 foi proclamado a República e com isso o império sofreu grande abalo. A família Imperial foi retirada do País, e foi para a Europa.

 

Viveu até aos 66 anos, morrendo em luxuoso hotel em Paris no dia 5 de dezembro do ano de 1891.


[Voltar no Browser]