1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||||||||||
Vapor Transporte Purus Classe Madeira
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa: 26 de outubro de 1904
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.040 ton. Velocidade: 11 nós. Raio de Ação: ? Equipamentos: ? Tripulação: ?
H i s t ó r i c o
O Vapor Transporte Purus, é o primeiro navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo da região amazônica. Foi construído na Inglaterra, segundo os planos do 1º Tenente EN Napoleão João batista Level, que também supervisionou a sua construção.
1875
Em 23 de janeiro, chegou ao Rio de Janeiro.
1886
Realizou comissão de assistência aos faróis e balizamento no sul do Brasil, iniciando-se as construções dos faróis de Anhatomirim, do Bom Abrigo e de São Francisco do Sul.
1887
Realizou comissão de assistência aos faróis e balizamento no litoral norte do Brasil, terminando a construção do farol de Rocas.
1890
Em 24 de novembro, suspendeu do Rio de Janeiro em comissão de faróis, visitando Santos-SP, Paranaguá-PR, Bom Abrigo, Desterro (hoje Florianópolis-SC), Rio Grande-RS, Montevideo (Uruguai), indo até Assunção, no Paraguai. No regresso, esteve ainda, em Arvoredo, Anhatomirim-SC, e Ilha da Moela (Santos-SP), chegando de volta ao Rio de Janeiro em 20 de fevereiro de 1891.
1904
Em 26 de outubro, foi submetido a Mostra de Desarmamento.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
I m a g e n s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.216.
- Andréa, Júlio. A Marinha Brasileira: florões de glórias e de epopéias memoráveis. Rio de Janeiro, SDGM, 1955.
- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000. (1)
Purus, nome que em tupi significa "gente que devora". |
||||||||||||||||