1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald
Nome
O NOME
O Almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, nasceu em 11 de maio de 1905, no Rio de Janeiro.
O Almirante Rademaker ingressou na Marinha, na Escola Naval em 1923. Realizou cursos de especialização nos EUA. Exerceu, dentre outros, os cargos e comandos do Navio-Faroleiro Tenente Lahmeyer, do Navio-Mineiro Tenente Maria do Couto, da Corveta Camocim - C 3, em operação de guerra, do Contratorpedeiro Apa - A 6 e do Navio-Auxiliar Duque de Caxias - U 11. Também durante a 2º Guerra, além do comando da Camocim, também foi Encarregado Geral do Armamento do Cruzador Bahia.
Foi comandante do 1º Esquadrão de Contratorpedeiros, Comandante-em-Chefe da Esquadra, Diretor Geral de Pessoal, Comandante do 5º Distrito Naval e Chefe do Núcleo do Comando da Zona de Defesa do Atlântico.
Foi membro do Conselho Supremo da Revolução e Ministro da Marinha na segunda passagem de Paschoal Ranieri Mazzilli pela Presidência da República, cargo que exerceu cumulativamente com o de Ministro de Viação e Obras Públicas (o atual Ministério dos Transportes só seria criado em 1967).
Atingiu o posto de Almirante-de-Esquadra em 23 de setembro de 1964.
Foi Ministro da Marinha de 15 de março de 1967 a 30 de outubro de 1969 e integrante da Junta Militar, criada pelo Ato Institucional nº 12/69 e composta, também, pelo General-de-Exército Aurélio de Lira Tavares, Ministro do Exército e pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Márcio de Sousa e Melo, Ministro da Aeronáutica, de 31 de agosto a 30 de outubro de 1969, após a morte do Presidente Costa e Silva. Posteriormente, foi eleito Vice-Presidente da Republica, por voto indireto, pela ARENA, na chapa encabeçada pelo General Emílio Garrastazu Médici, exercendo a Presidência por duas vezes. Foi o 18º Vice-Presidente do Brasil e seu mandato foi de 30 de outubro de 1969 a 15 de março de 1974, sendo seu antecessor Pedro Aleixo e seu sucessor Adalberto Pereira dos Santos.
Foi casado com a senhora Ruth Lair Rist Rademaker, nascida no Rio de Janeiro, tendo como filhos: Eliana Rist Rademaker, Anecy Rist Rademaker, André Rist Rademaker, Pedro Rist Rademaker (falecido ao nascer), Ana Laura Rist Rademaker e Guilherme Rist Rademaker.
Faleceu em 13 de setembro de 1985, no Rio de Janeiro, aos 80 anos. - NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 676, jul. 1998. |
[Voltar no Browser] |