1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Strong - DD 758 Classe Allen M. Sumner
"Virtute et Armis"
D a t a s
Batimento
de Quilha: 25 de julho de 1943
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
2.200 ton (padrão), 3.320 ton (carregado). Combustível: 504 tons. Eletricidade: ? Velocidade: máxima de 34,2 nós. Raio
de ação: 5.800 milhas náuticas. Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC-5; 1 radar de vigilância de superfície SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; 4 diretoras óticas Mk-51 e um sonar de casco QHB. Código Internacional de Chamada: NTRR Código Radiotelegráfico: WHITECAP Tripulação: 346 homens, sendo 21 oficiais e 325 praças.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro USS Strong - DD 758, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha dos Estados Unidos, em homenagem ao Contra-Almirante (USN) James Hooker Strong, comandante do Esquadrão do Atlântico Sul entre 1873-75. O Strong foi construído pelo estaleiro Bethlehem Steel Shipyard Co., em San Francisco, Califórnia. Teve sua quilha batida em 25 de julho de 1943, e foi lançado ao mar em 23 de abril de 1944, tendo como madrinha a Sra. Hobart Olson. Foi incorporado em 8 de março de 1945. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) C.M. Howe.
A oficialidade de recebimento do USS Strong foi a seguinte:
- CDR C. M. Howe - Comandante - LCDR Dewitt H. Moody - Imediato - LCDR ? - CheOpe - LT ? – CheMaq - LT ? – CheArm - LT ? – ? - LT ? – ? - LT ? – ? - LT ? – ? - LTJG Newton M. Marler – ? - LTJG ? – ? - LTJG ? – ? - LTJG ? – ? - LTJG ? – ? - LTJG ? – ? - LTJG ? – ? - ENS ? – ? - ENS ? – ? - ENS ? – ? - ENS ? – ? - ENS ? - ?
1945
Em 27 de março, iniciou seu cruzeiro de testes e aprestamento na área da Baia de San Diego.
Em 11 de maio, voltou ao estaleiro, onde foi submetido a avaliação dos testes realizados em seu primeiro cruzeiro, recebendo as correções necessárias nos equipamentos.
Em 31 de maio, partiu para Pearl Harbor-HI.
Entre 6 e 20 de junho, participou de exercícios ao largo de Oahu-HI, partindo logo depois para realizar escoltas nas área entre as Ilhas Marshall e Carolinas.
Entre 27 de julho e 31 de agosto, serviu na escolta de comboios e na defesa anti-submarina na região das Ilhas Ryukyu.
Em 1º de setembro, entrou em águas territoriais japonesas iniciar as patrulhas nos setores de resgate ar-mar. Depois serviu como navio de ligação entre Wakayama, Nagoya e Yokosuka.
Em 5 de dezembro, recebeu ordens para se dirigir a costa leste, onde se juntou a Esquadra Atlântico.
1946
Em 11 de janeiro, atravessou o Canal do Panamá, chegando a New York em 15 de janeiro.
Operou na guarda de aeronaves para os Porta-Aviões designados ao Comando de Treinamento Aeronaval de Pensacola-FL.
Depois de passar por reparos, operou na costa nordeste do Atlântico, até passar por um rápido período de desmobilização entre 29 de abril e 1º de agosto. Voltou ao mar, realizando comissão no Golfo do México, seguindo depois para Charleston-SC onde seria desativado.
1947
Em 12 de janeiro, iniciou os preparativos para ser desativado.
Em 9 de maio, foi descomissionado e colocado na reserva como unidade do Grupo de Charleston da Reserva da Esquadra do Atlântico.
1949
Em 28 de março, iniciou os preparativos para ser reativado.
Em 14 de maio, foi recomissionado na Base Naval de Charleston, em cerimônia presidida pelo Comandante do 6º Distrito Naval e o Comandante do Grupo de Charleston da Reserva da Esquadra do Atlântico. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Leslie M. Slack.
Lista da Tripulação do Recomissionamento de 1949
Em setembro e outubro, realizou cruzeiro de aprestamento em Guantamano Bay (Cuba). Foi designado para Base Naval de Norfolk-VA, de onde partiu com os CT USS John R. Pierce - DD 753, USS Barton - DD 722 e USS Soley - DD 707 todos da 21ª Divisão (DesDiv 21) do 2º Esquadrão de Contratorpedeiros (2º DesRon) da 2ª Esquadra para operações no Circulo Ártico. Visitou também New York, Alexandria-VA, Annapolis-MD, Portland-ME e Guantanamo Bay (Cuba).
1950
Em março, participou dos exercícios da Esquadra, PORTREX e CARRIBEX.
Em junho e julho, realizou cruzeiro de treinamento com Aspirantes e Reservistas Navais no Panamá e em Cuba.
Em 8 de agosto, partiu com o DesRon 2 para sua primeira comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo. Visitou Gibraltar, Cannes, Hyeres, Gulf Juan, Toulon e Cherbourg na França; Creta, Alger na Argélia; Augusta Bay e Palermo na Sicília; Trieste, Veneza e La Spezia, na Itália; Antuérpia na Bélgica; Oslo na Noruega; Copenhangen na Dinamarca; Portland e Plymouth na Inglaterra e Cagliari na Sardenha.
1951
Em 1º de fevereiro, retornou a Norfolk, encerrando a comissão junto a 6ª Esquadra, reiniciando operações de rotina na costa leste.
Entre 18 de outubro e 20 de novembro, participou da Operação LANTFLEX 51, no Caribe que incluiu exercício de tiro em Vieques, Puerto Rico.
1952
As 08:00h do dia 15 de maio, partiu de Norfolk, junto com os CT USS John R. Pierce - DD 753 (capitânia do ComDesRon 2, CMG R. B. Levin), USS Soley - DD 707 e USS Barton - DD 722 da DesDiv 21 (21ª Divisão de Contratorpedeiros) e DesDiv 262 (262ª Divisão de Contratorpedeiros), dirigindo-se para a zona de guerra na Coréia, via Canal do Panamá (20/05); San Diego-CA (29/05); Pearl Harbor-HI (06/05); Midway (11/06); cruzando a Linha Internacional da data em 13 de junho e chegando a Yokosuka, Japão em 18 de junho.
Em 20 de junho, chegou a Base Naval de Sasebo, de onde partiu no dia 22 depois de reabastecer junto com as outras unidades do DesRon 2. No dia 23 de junho entrou em águas coreanas juntando-se a Força-Tarefa 77 (porta-aviões).
A partir do dia 24 junho, a FT-77, começou a realizar os primeiros ataques aeronavais contra as hidroelétricas do Rio Yalu, entre elas a de Suiho que na época era a quarta maior do mundo gerando em torno de 400.000 Kw. A hidroelétrica de Suiho, ficava a apenas 35 milhas da fronteira com a China e do complexo de Bases Aéreas de Antung, na Manchúria, onde eram baseados mais de caças 250 Mig's. Na ocasião a FT-77 era composta pelos Porta-Aviões USS Bom Homme Richard, USS Philippine Sea, USS Princeton e USS Boxer. O ataque foi lançado às 14:00 h e foi maior até então realizado na Guerra da Coréia. No dia seguinte a capacidade de geração de energia da Coréia do Norte estava seriamente reduzida, a capital Pyongyang estava sem luz e as fabricas dos dois lado do rio Yalu estavam paralisadas. Miraculosamente, nenhuma aeronave foi perdida.
No dia 25 de junho, a FT-77, teve incorporado a sua forças o E. USS Iowa - BB 61 e o C USS Helena.
Entre 9 de julho e 13 setembro esteve no Japão para pequenos reparos e descanso da tripulação.
Entre 16 de setembro e 9 de outubro, voltou a operar na costa coreana com a FT-77. No mesmo dia 16, o USS Barton atingiu uma mina a cerca de 90 milhas de Wonson. s dia dia 16 onde operou até 9 de outubro. Nessa comissão prestou apoio de fogo naval na costa leste e participou das operações do Grupo de Escolta e Bloqueio das Nações Unidas na costa oeste. Escalou nos portos de Pusan, Songjin e Wonsan.
Em 9 de outubro, partiu para Sasebo.
Em 14 de outubro, suspendeu de Sasebo, acompanhado pelo USS John R. Pierce - DD 753 (capitânia do ComDesRon 2), USS Porter, USS Jarvis, USS Van Valkenburg e USS Kimberley, iniciando a viagem de volta para costa leste dos EUA, via, Singapura, Ceilão (Sri Lanka), Bahrain, Aden, Suez, Nápoles, Villafranche e Gibraltar.
Em 1º de dezembro, suspendeu de Gibraltar, já com o USS Soley e o USS Barton integrados ao DesRon 2.
Em 12 de dezembro, o DesRon 2, composto pelos CT USS John R. Pierce - DD 753, USS Barton e USS Soley, da DesDiv 21 e os CT USS Porter, USS Jarvis, USS Van Valkenburg e USS Kimberley, da DesDiv 262, chegou a Base Naval de Norfolk, sendo recebidos pelo CA (USN) Chester C. Wood, Comandante da 4ª Flotilha de Contratorpedeiros.
1953
No inicio do ano, realizou operações de rotina na costa leste, visitando os portos de Newport (Rhode Island); Charleston (Carolina do Sul); Mayport e Pensacola (Florida) e a Estação Naval de Algiers (Louisiana).
Assim como outras unidades de sua Divisão, o Strong também foi submetido a um período de manutenção e revisão, ficando por quatro meses no Arsenal de Marinha de Charleston. Dentre as modificações que sofreu, estavam a substituição dos canhões de 40 mm por canhões de 76 mm.
Entre setembro e outubro, depois da modernização realizou comissão de verificação no Caribe, visitando Guantanamo Bay e Santiago (Cuba) e Port-Au-Prince (Haiti).
1954
Em 4 de janeiro, para o Extremo Oriente em sua segunda viagem de circunavegação, escalando em Balboa e Cidade do Panamá (Panamá); San Diego (Califórnia); Pearl Harbor (Havai); Midway; Yokosuka (Japão); Buckner Bay (Okinawa); Kaohsiung (Formosa); Yokohama, Tokyo, Kobe, Atomi e Sasebo (Japão); Hong Kong; Singapura; Malaca (Malásia); Colombo (Ceilão); Mombasa (Quenia); Durban, Capetown e Simonstown (África do Sul); Rio de Janeiro e Recife (Brasil) e Port of Spain (Trinidad e Tobago). Retornou para Norfolk em 10 de agosto.
1955
Entre setembro de 1955 e julho de 1956, conduziu exercícios de rotina na costa leste, incluindo um cruzeiro a Guantanamo Bay (Cuba) e guarda de aeronaves na região de Mayport, Florida em apoio aos vôos de treinamento da Base Aeronaval de Pensacola.
1956
Em 13 de agosto, suspendeu com o USS John R. Pierce - DD 753 para comissão de quatro meses pelo Mediterrâneo e Golfo Pérsico com a 6ª Esquadra. Em 23 de agosto, escalou em Gibraltar; em 28 de agosto em Augusta Bay (Sicília) e em 3 de setembro atracou junto com o John R. Pierce a contrabordo do Tender de Contratorpedeiros USS Cascade - AD 16, em Palermo (Sicília). Esteve também na Sardenha, Villefranche (França), Cannes (França) São Miguel (Açores), Bermuda, chegando de volta a Norfolk em 27 de outubro.
1957
Realizou comissão com a 6ª Esquadra, e entre agosto e setembro, patrulhou a costa leste do Mediterrâneo acompanhando a crise entre a Síria e a Jordânia.
1958
Em janeiro, o CF (USN) Hal Cushman Castle, substituiu o CF H.W. Gehman no comando. Um curiosidade sobre o Comandante Castle, é que ele foi o segundo Comandante do Cruzador Nuclear USS Bainbridge - DLGN 25 (CGN 25 a partir de 1975), assumindo o comando em 1964. Logo depois sob o seu comando o Bainbridge, formou o GT 60.1 junto com o NAe Nuclear USS Enterprise - CVAN 65 e o C Nuclear USS Long Beach CGN 9 e participou da Operação SEA ORBIT, a primeira circunavegação realizada por um GT composto apenas por navios de propulsão nuclear.
Realizou comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo e Golfo Pérsico. Durante essa comissão resgatou 13 náufragos barenitas durante uma tempestade no Golfo Pérsico (2) e patrulhou a costa do Líbano no mês de dezembro.
1959
Em 28 de fevereiro resgatou 13 pescadores do Bahrain que tiveram seus barcos naufragados.
Em junho, visitou New York onde participou da celebração do 350º Aniversario da chegada de Henry Hudson. Também participaram o NAe USS Wasp - CVS 18, o NAeL HMCS Bonaventure, os C USS Northampton - CLC 1 (capitânia da 2ª Esquadra), USS Boston - CAG 1, os CT USS Decatur - DD 936, USS Gyatt - DDG 1, USS Mullinnix - DD 944, USS Newman K. Perry - DD 883, USS Hale - DD 642, USS Stormes - DD 780 e USS James C. Owens - DD 776.
Participou do Projeto "Mercury H-2", recuperando a cápsula "Big Joe" ao largo de San Juan (Porto Rico).
1961
Realizou comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.
1962
Em março, deu entrada no Estaleiro Naval de Charleston para ser submetido ao programa de modernização conhecido como – FRAM II(1) – Fleet Rehabilitation and Modernization (Reabilitação e Modernização da Frota – Padrão II). Entre as modificações recebidas pelo Strong estavam: a instalação de dois tubos triplos Mk-32 de torpedos A/S, entre as chaminés; 2 lançadores de bombas granada (LBG) "Hedgehogs", a vante do passadiço; dois tubos simples Mk-25 de torpedos A/S e Asup (logo retirados); convôo e hangar para dois Drone Anti-Submarine Helicopters (DASH) QH-50; radar de vigilância aérea SPS-40; radar de superfície SPS-10; sonar de casco SQS-29; sonar de profundidade variável; novos equipamentos de contramedidas eletrônicas e comunicações. Foi também feita a revisão das maquinas e a reforma dos espaços habitáveis do navio. A tripulação passou a ser de 274 homens (14 oficiais e 260 praças) . A modernização foi concluída em dezembro.
1963
No inicio do ano, realizou exercícios de treinamento ao largo de Guantamano Bay (Cuba) e depois ao largo da Nova Escócia.
Entre novembro de 1963 e março de 1964, realizou comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.
1965
Entre 6 de janeiro e 7 de junho, realizou comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.
1966
Entre 22 de setembro e 31 de janeiro de 1967, realizou comissão com a 6ª Esquadra no Mediterrâneo.
1967
Passou seis meses realizando operações e exercícios de rotina na costa leste.
Em 1º de novembro, partiu de Norfolk com outras unidades do DesRon 4 (4º Esquadrão de Contratorpedeiros) para o Pacifico Ocidental, para realizar operações ao largo do Vietnã.
Em 15 de dezembro, partiu de Subic Bay (Filipinas) como escolta do Porta-Aviões USS Coral Sea – CVA 43, a caminho de sua primeira jornada no Vietnã, na chamada Operação "Sea Dragon".
Entre 18 de dezembro e 2 de janeiro de 1968, operou na costa realizando operações de interdição e ataque contra embarcações de apoio logístico norte-vietnamitas.
1968
Entre 3 de janeiro e 5 de fevereiro, operou na chamada "Yankee Station".
Entre 23 de fevereiro e 6 de março, durante a crise gerada pela captura do Navio de Inteligência Eletrônica USS Pueblo – AGER 2, operou no Mar do Japão.
Em 2 de abril, retornou ao Vietnã para operar na Zona Tática do III Corpo e na Zona Especial de Rung Sat. Nas duas primeiras semanas afundou 20 "sampans" inimigos e proveu apoio de fogo a unidades em terra.
Entre 22 de abril e 1º de maio, serviu de navio de apoio de fogo naval na área do II Corpo disparando contra alvos do Vietcong na região de Phan Thiet.
Em 1º de maio, partiu de volta para costa leste dos EUA, via, Okinawa, Japão, Midway, Hawai, Califórnia, México e Canal do Panamá, chegando a Base Naval de Charleston-SC, em 4 de agosto.
Em 11 de setembro, partiu para participar da Operação "SILVER TOWER" da OTAN realizada no Mar da Noruega. Depois de visitar Grevesend (Inglaterra), retornou para Charleston em 15 de outubro, lá permanecendo.
1969
Em 9 de janeiro, retornou aos exercícios de rotina na costa leste.
Entre 12 de novembro e 23 de maio de 1970, realizou comissão com a 6ª Frota pelo Mediterrâneo.
1970
Permaneceu a maior parte do segundo semestre no porto.
1971
Entre 16 de abril e 16 de outubro, realizou comissão com a 6ª Frota pelo Mediterrâneo.
Em 16 de novembro, foi transferido para a Naval Reserve Force (NRF), ou Força Naval da Reserva, passando a integrar o DesRon 34 (34º Esquadrão de Contratorpedeiros), operando como navio de treinamento de reservistas navais até setembro de 1973, quando iniciou os preparativos para a sua desativação em Charleston.
1972
1973
Em 31 de agosto, foi substituído pelo CT USS Cone - DD 866, como navio de treinamento de reservistas na Base Naval de Charleston-SC.
Em 31 de outubro, foi desincorporado e retirado da lista dos navios pertencentes a Marinha dos EUA, sendo transferido e incorporado a Marinha do Brasil no mesmo dia, em cerimônia realizada na Base Naval de Charleston, quando recebeu o nome de CT Rio Grande do Norte – D 37. O Tender de Contratorpedeiros USS Yellowstone - AD 27, prestou todo o apoio durante o processo de transferência do navio.
Durante seu serviço na Marinha dos EUA foi premiado com a Medalha de Campanha na Área Americana; Medalha da Campanha Asiática e do Pacifico; Medalha da Vitória da 2ª Guerra Mundial; Medalha do Serviço de Ocupação da Marinha; Medalha de Serviço na China; Medalha de Serviço da Defesa Nacional; Medalha de Serviço na Coréia, com uma Estrela; Medalha de Serviço das Nações Unidas; Citação Presidencial a Unidade coreana; Medalha de Serviço dos Estados Unidos no Vietnã e a Medalha de Campanha do Vietnã com três Estrelas.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.
- Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980.
- NavSource Naval History - www.navsource.org
- USS Strong - DD 758: www.uss-strong.com (1) Ao todo 32 navios da classe Allen M. Sunmer foram modernizados para o padrão FRAM II. (2) Algumas fontes dão esse resgate como ocorrido no ano seguinte. |
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