1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Sand Lance - SS 381

Classe Balao

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 12 de março de 1943
Lançamento: 25 de junho de 1943
Incorporação: 9 de outubro de 1943
Baixa: 7 de setembro de 1963

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 1.550 ton (carregado na superfície) e 2.429 ton (carregado em mergulho).
Dimensões: 94.95 m de comprimento, 8.31 m de boca e 5.13 m de calado máximo.
Propulsão: diesel-elétrica; 4 motores diesel Fairbanks Morse Model 38D8-1/8 de 10 cilindros opostos com 1.600 hp a 720 rpm cada, 4 geradores Elliot de 1.120 Kw a 720 rpm cada, 4 motores elétricos Elliot de 1.375 hp cada, acoplados a dois eixos e dois hélices de 4 pás, gerando um total de 5.400 shp na superfície e 2.740 shp em imersão. Um motor diesel auxiliar Fairbanks Morse Model 35A5-1/4 de 7 cilindros opostos e um gerador auxiliar Elliot de 300 Kw. Dois conjuntos de baterias Sargo de 126 celulas cada.

Combustível: 369,35 tons.

Velocidade: máxima de 20,25 nós (superfície) e 8,75 nós (imersão).

Raio de ação: 11.000 milhas náuticas à 10 nós (superfície ou com snorkel), uma hora a 9 nós (mergulhado com baterias), 48 horas a 2 nós (mergulhado) ou 95 milhas a 5 nós (baterias), e autonomia de 75 dias de patrulha.
Profundidade máxima de mergulho: 120 metros (400 pés).
Armamento: 10 tubos de torpedos de 21 pol. (533 mm), sendo seis na proa e quatro na popa; com capacidade total para 24 torpedos Mk-14 e Mk-28; 1 canhão de 127 mm (5/25 pol), 1 canhão Bofors de 40 mm e 1 canhão Oerlikon de 20mm.

Direção de Tiro: Torpedo Data Computer - TDC MkIII mod.5; Target Designation System com dados do sonar, radar, agulhas giroscópicas e do Bridge Target Bearing Transmitters (TBTs)..

Equipamento Eletrônico e Radiotelegráfico: sonar passivo JT, sonar ativo WCA (transdutores JK/QC e QB), ecobatimetro da Submarine Signal Corp., integrado ao sonar WCA, Batitermógrafo CBT-40131, Indicador da Direção da Explosão de Cargas de Profundidade (Depth Charge Direction Indicator - DCDI) e de Estimativa da Distancia da Explosão de cargas de Profundidades (Depth Charge Range Estimator – DCRE); radares de busca aérea e de superfície SJ-1 e SV, radar de superfície ST, IFF transponder ABK-1, interrogador/responder IFF BN; sistema de navegação LORAN DAS-3; agulha giroscópica principal Arma Mk-VII, agulha giroscópica secundária Arma Mk-IX, indicador de analise de derrota estimada Arma Mk-V (DRAI), copiadora de plotagem e acompanhamento de derrota estimada Arma Mk-VII (DRT); ECM AN/APR-1 e AN/SPA-1, radio TBL-7 CW AM, radios CW/MC LF/MF modelos RAK-6/RAL-6, radio CW AM/RBH-2, radio SCR-624B AM/VHF, Electric Code Machine - MkII.

Código Internacional de Chamada: NKOM

Tripulação: 80 homens, sendo 10 oficiais e 70-71 praças.

 

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Submarino USS Sand Lance - SS 381, foi o primeiro navio da Marinha dos EUA a ter esse nome(1) em homenagem e esse peixe da família das Ammodytidae e foi construído pelo Portsmouth Navy Yard, em Kittery, Maine. Teve sua quilha batida em 12 de março de 1943, foi lançado ao mar em 25 de junho de 1943, tendo como madrinha a Sra. Edith Burrows. exposa do Capitão-de-Corveta Albert Collins Burrows, então comandante do submarino USS Whale - SS 239. Burrows, e incorporado em Portsmouth, New Hampshire, em 9 de outubro de 1943. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta (USN) Malcolm Everett Garrison.

 

O Sand Lance na carreira de construção coberta do Portsmouth Navy Yard pouco antes de seu lançamento ao mar em 25 de junho de 1943. Notar ao lado a quilha do futuro USS Pipefish – SS 388. (foto: USN) O Sand Lance sendo lançado ao mar no Portsmouth Navy Yard, em Kittery, Maine em 25 de junho de 1943. (foto: USN)

Outro brasão também usado pelo Sand Lance

 

1943

 

Realizou exercícios de treinamento ao largo de New London, Connecticut, até 18 de dezembro, quando seguiu para o Canal do Panamá.

 

Em 30 de dezembro, atravessou o Canal do Panamá e chegou a sua base de operações em Pearl Harbor-HI, em 17 de janeiro de 1944.

 

1944

 

Em 8 de fevereiro, sob o comando do CC Garrison, partiu de Pearl Harbor para a primeira de suas 5 patrulhas de combate, realizadas na Guerra do Pacifico. Realizou uma parada para reabastecimento em Midway, seguindo para as Ilhas Kurilas.

 

Antes de entrar em sua área de patrulha, ao largo de Paramushiro em 24 de fevereiro, atravessou dois tufões, enfrentou nevasca e encontrou pedaços de gelo flutuante. Encontrou a sua primeira vitima, abrigada de um temporal a sotavento da ponta sudeste de Paramushiro e num ataque bem conduzido mandou o transporte "Kaiko Maru" para o fundo na posição 50-20N, 155-26E no dia 28. Nesse mesmo dia encalhou ao largo de Paramushiro sofrendo pequenas avarias no casco. Mesmo com o periscópio numero 1 avariado pelo gelo, continuou importunando a navegação costeira, atacando um comboio na noite de 2 para 3 de março afundando o transporte "Akashisan Maru" de 4.521 ton. na posição 46-00N, 149-10E e o "Byelorussia" no Mar de Okhot. O "Byelorussia" afundado no dia 3 de março era um mercante russo afundado por engano.

 

Na noite de 13 para 14 de março, navegando na superfície em direção a Honshu quando um avião de patrulha o forçou a submergir. Por volta das 02:00, subiu a profundidade de periscópio e se achou no meio de um comboio japonês composto por cinco mercantes e três navios de guerra. O Sand Lance só tinha seis torpedos restando, mas era o suficiente. Disparou quatro torpedos pela popa e dois pela proa, e o seis acertaram nos alvos. Dois dos quatro da popa acertaram um mercante e os outros dois rasgaram um Cruzador Ligeiro, enquanto os dois da proa acertaram em outro cargueiro. Pelo menos dois dos alvos foram para o fundo, o Cruzador Ligeiro Tatsuta e o cargueiro "Kokujo Maru" que transportava cerca de 1.000 soldados, na posição 32-48N, 139-08E. Pogou caro pelo sucesso, sofrendo um ataque que durou 16 horas com mais de 100 cargas de profundidade sendo lançadas pelos Contratorpedeiros da escolta. Finalmente, ele pode voltar para a base. Chegou em Pearl Harbor em 23 de março depois de 44 dias de patrulha.

 

O sucesso em sua patrulha inicial lhe rendeu a Citação Presidencial a Unidade (Presidential Unit Citation).

 

Partiu de Pearl Harbor para sua segunda patrulha de combate que foi realizada nas proximidades das Ilhas Marianas e terminou nas véspera da invasão dessas ilhas por tropas americanas. Contribuiu para o sucesso daquela campanha privando os defensores japoneses do material transportado por cinco navios. Em 3 de maio, torpedeou e afundou o cargueiro "Kenan Maru" de 3.129 ton um pouco ao norte de Saipan na posição 15-20N, 145-34E. Oito dias mais tarde, em 11 de maio, avariou o cargueiro misto "Mitakesan Maru" de 4.441 ton na posição 14-57N, 145-15E, enquanto se evadia das bombas de um avião japonês. Em 14 de maio, afundou o cargueiro "Koho Maru" de 4.291 ton ao largo de Apra Harbor, Guam na posição 13-43N, 144-42E. Em 17 de maio, encontrou mais dois alvos ao largo de Saipan. O primeiro, foi o transporte "Taioku Maru" foi afundado na posição 14-57N, 144-47E e o segundo, o transporte "Fukko Maru" na posição 14-59N, 142-23E. Esses últimos ataques esgotaram sua carga de torpedos, e ele seguiu para o sul em direção a Flemantle (Austrália), onde chegou em 5 de junho depois de 35 dias de patrulha.

 

Em 3 de julho, partiu de Flemantle para sua terceira patrulha de combate indo para a área do Mar de Celebes e Molucas. Em 14 de julho, afundou o mercante armado em canhoneira "Taiko Maru" na posição 05-56N, 121-34E e avariou outro navio no mesmo ataque. Quatro dias mais tarde, foi atacado por uma embarcação de patrulha rápida, quando tentava atacar um grande transporte nas Ilhas Sulu. Não encontrou outro alvo até 1º de agosto quando avariou um cargueiro ao sul da Ilha Lombok. Em 3 de agosto, escapou por pouco das bombas lançadas por um avião que quase o pegou em águas rasas de Amoesang Bay. Retornou rapidamente pela entrada da baia para segurança das águas profundas. Na manhã de 6 de agosto, mais bombas explodiram na sua esteira quando tentava atacar pequenos cargueiros junto a costa das Celebes. Uma das explosões levantou a popa vários pés e avariou o hélice de bombordo. Logo, o Sand Lance teve dois problemas adicionais, as escoltas inimigas vieram em sua direção e um torpedo entrou em funcionamento em um dos tubos da popa. Mergulhou à 100 pés e disparou o torpedo. Oito segundos depois, ele explodiu prematuramente, avariando ainda mais a popa. Afortunadamente, a explosão aparentemente convenceu os japoneses de que eles tinham afundado o submarino e o Sand Lance não foi mais atacado. Retornou a superfície depois de escurecer, mas as avarias não foram reparadas. Foi forçado a fazer a viagem de volta a Flemantle com apenas um hélice, chegando em 19 de agosto depois de 45 dias de patrulha.

 

Em 10 de setembro, dirigiu-se para Pearl Harbor, e de lá para o Mare Island Naval Shipyard, em San Francisco (Califórnia), onde chegou em 1º de novembro para passar por um periodo de manutenção.

 

1945

 

O Sand Lance saindo para realizar testes de mar em 26 de fevereiro de 1945, depois de ser modernizado em Mare Island, CA. (foto: USN) O Sand Lance realizando testes de mar em 26 de fevereiro de 1945, ao largo de Mare Island, CA. Nesse mesmo dia três outros submarinos, o USS Snapper – SS 185, USS Cero – SS 225 e USS Raton – SS 270, estavam realizando testes na baía, sendo que um deles pode ser visto ao fundo pelo lado de boreste do Sand Lance. (foto: USN) Vista de popa do Sand Lance realizando testes de mar em 26 de fevereiro de 1945, ao largo de Mare Island, CA. (foto: USN)

 

Em 13 de março, com os reparos completados, partiu de volta para Pearl Harbor.

 

Na sua quarta patrulha de combate, a última sob o comando do CC Garrison, realizada entre entre 10 de abril e 6 de junho, com a duração de 54 dias, encontrou só um alvo, o pequeno cargueiro "Joshino Maru" que foi torpedeado no dia 14 de maio na posição 32-00N, 146-36E. Em 6 de junho, partiu de sua área de patrulha ao largo de Honshu e Hokkaido, retornando para Midway.

 

Vigias esquadrinham o horizonte durante a quarta patrulha de guerra do Sand Lance em maio de 1945. (foto: USN)

 

Em julho, partiu de Midway, sob o comando do CC Glaes, para sua quinta e última patrulha de combate. Reabasteceu em Saipan, e tomou estação como salva-vidas, para os bombardeiros que retornavam dos ataques as ilhas domesticas do Japão.

 

Em 15 de agosto, cessaram as hostilidades, e no dia 16 o Sand Lance retornou para San Francisco, via Midway e Pearl Harbor depois de 54 dias de patrulha.

 

Em 7 de setembro, entrou no San Francisco Naval Shipyard, em Hunters Point, para iniciar os preparativos para desativação.

 

Pelo seu serviço na 2º Guerra Mundial, o Sand Lance recebeu 5 Estrelas de Combate e a Citação Presidencial a Unidade.

 

1946

 

Em 14 de fevereiro, foi descomissionado no San Francisco Naval Shipyard, em Hunters Point e colocado na Reserva da Esquadra do Pacifico.

 

Ao toque de um corneteiro do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (U.S. Marines) é realizado o ultimo Cerimonial a Bandeira em 14 de fevereiro de 1946, quando da baixa do serviço ativo na Marinha Norte-Americana. Notar que a flâmula da “Citação Presidencial a Unidade” continua tremulando. (foto: U.S.Navy) Submarinos desativados em Mare Island, California, em 3 de janeiro de 1946, onde aparecem diversas unidades, o Sand Lance é o primeiro a esquerda da primeira fileira, das classes Salmon/Sargo, Gato e Balao mostrando claramente as diferenças da vela e dos arranjos dos mastros e periscópios o que ajuda em muito a identificação de cada classe. (foto: U.S.Navy) Vista de proa do USS Tiru – SS 416 em construção no estaleiro de Mare Island em 3 de maio de 1946. Os submarinos ao fundo estavam descomissionados ou sendo preparados para serem descomissionados: do primeiro para o ultimo eram o USS Bashaw – SS 241,  USS Pampanito – SS 383, USS Mingo – SS 261, USS Gurnard – SS 254, USS Macabi – SS 375, USS Tunny – SS 282, USS Guavina – SS 362 e finalmente o USS Sand Lance – SS 381. (foto: USN)

 

1950

 

Submarinos da Reserva da Esquadra em Mare Island em 28 de setembro de 1950, tendo da esquerda para direita o Dragonet – SS 293, Menhaden – SS 377, Mapiro -   SS 376, Seahorse – SS 304, Sand Lance – SS 381, Batfish – SS 310, Capitaine – SS 336, Pipefish – SS 388 e Manta – SS 299. (foto: U.S.Navy)

 

1963

 

O Sand Lance, permaneceu dasativado até ser designado para ser emprestado a Marinha do Brasil, sob os termos do Programa de Assistência Militar (MAP - Military Assistance Program). Depois de ser recondicionado, foi recomissionado na Base de Submarinos de Pearl Harbor em 6 de abril, tendo como comandante o CF (USN) Carl H. Sebenius Jr. Em 24 de junho, partiu de Pearl Harbor, chegando em San Francisco em 1º de julho, onde recebeu os oficiais e a tripulação brasileira para treinamento.

 

O Sand Lance em 3/4 de proa por boreste realizando testes de mar ao largo de Oahu, Hawaii, em 15 de agosto de 1963, depois de passar por reparos para ser transferido a Marinha do Brasil em setembro de 1963. (foto: U.S.Navy)

 

Em 7 de setembro, foi descomissionado da Marinha dos EUA depois de 19 anos, 10 meses e 29 dias de sua incorporação e transferido para Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de S Rio Grande do Sul - S 11.

 

A tripulação do Sand Lance formada no convés durante a cerimônia de baixa da Marinha dos EUA em 7 de setembro de 1963. (foto: U.S.Navy) O Sand Lance e o Plaice com as tripulações formadas no convés durante a cerimônia de transferência para a Marinha do Brasil em 7 de setembro de 1963. (foto: U.S.Navy) O Sand Lance e o Plaice com as tripulações formadas no convés durante a cerimônia de transferência para a Marinha do Brasil em 7 de setembro de 1963. (foto: U.S.Navy) O Sand Lance e o Plaice com as tripulações formadas no convés durante a cerimônia de transferência para a Marinha do Brasil em 7 de setembro de 1963. No cais podem ser vistas os tripulantes brasileiros dos futuros Rio Grande do Sul (Sand Lance) e Bahia (Plaice) (foto: U.S.Navy)

 

1972

 

O Rio Grande do Sul, deu baixa da Marinha do Brasil em 2 de maio.

 

Em 15 de setembro com o fim do período de empréstimo o Brasil devolveu oficialmente o ex-Sand Lance aos EUA. Em 12 de outubro o navio foi retirado definitivamente da lista do Registro Naval dos EUA e revendido ao Brasil por cerca de US$ 55.000 e depois revendido a um estaleiro particular do Rio de Janeiro para desmanche e aproveitamento do material.

 

1972-75

 

Nesse período o navio foi desmanchado no Rio de Janeiro.

 

A Marinha dos EUA teve outro submarino com o mesmo nome, que era um Submarino Nuclear de ataque USS Sand Lance - SSN 660, que esteve em serviço de 1971 a 1998 e pertencia a classe Sturgeon.

 

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Submarino USS Sandlance - SS 381, ainda na configuração proxima a original da classe Balao. (foto: U. S. Navy)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Malcolm Everett Garrison 09/10/1943 a __/06/1945
CC James G. Glaes __/06/1945 a __/__/194_
CF Carl H. Serbenius Jr. 06/04/1963 a 07/09/1963

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Souza, Marco Pólo Áureo Cerqueira de; Nossos Submarinos - sinopse histórica; 1ª edição; Rio de Janeiro; SDGM; 1986; pág.: 67-70.

 

- Friedman, Norman. U.S. Submarines through 1945: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1995.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.

- Submarinos do Brasil - www.planeta.terra.com.br/relacionamento/submarinosbr

 

- SUBNET - www.subnet.com.

 

- Warships of World War II - www.warshipsww2.eu/ - 12/12/2010


(1) Esse peixe pertence a família das Ammodytidae que tem por habito enterrar a cabeça na areia para se proteger da força das marés. É mais comum no Atlântico Norte e no Pacifico Norte.