1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||
USS Sand Lance - SS 381 Classe Balao
D a t a s
Batimento
de Quilha: 12 de março de
1943
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 1.550 ton (carregado na
superfície) e 2.429 ton (carregado em mergulho). Combustível: 369,35 tons. Velocidade: máxima de 20,25 nós (superfície) e 8,75 nós (imersão). Raio
de ação: 11.000 milhas náuticas
à 10 nós (superfície ou com snorkel), uma hora a 9 nós (mergulhado com baterias), 48 horas a 2 nós (mergulhado) ou 95 milhas a 5 nós (baterias), e autonomia de 75 dias de patrulha. Direção de Tiro: Torpedo Data Computer - TDC MkIII mod.5; Target Designation System com dados do sonar, radar, agulhas giroscópicas e do Bridge Target Bearing Transmitters (TBTs).. Equipamento Eletrônico e Radiotelegráfico: sonar passivo JT, sonar ativo WCA (transdutores JK/QC e QB), ecobatimetro da Submarine Signal Corp., integrado ao sonar WCA, Batitermógrafo CBT-40131, Indicador da Direção da Explosão de Cargas de Profundidade (Depth Charge Direction Indicator - DCDI) e de Estimativa da Distancia da Explosão de cargas de Profundidades (Depth Charge Range Estimator – DCRE); radares de busca aérea e de superfície SJ-1 e SV, radar de superfície ST, IFF transponder ABK-1, interrogador/responder IFF BN; sistema de navegação LORAN DAS-3; agulha giroscópica principal Arma Mk-VII, agulha giroscópica secundária Arma Mk-IX, indicador de analise de derrota estimada Arma Mk-V (DRAI), copiadora de plotagem e acompanhamento de derrota estimada Arma Mk-VII (DRT); ECM AN/APR-1 e AN/SPA-1, radio TBL-7 CW AM, radios CW/MC LF/MF modelos RAK-6/RAL-6, radio CW AM/RBH-2, radio SCR-624B AM/VHF, Electric Code Machine - MkII. Código Internacional de Chamada: NKOM Tripulação: 80 homens, sendo 10 oficiais e 70-71 praças.
H i s t ó r i c o
O Submarino USS Sand Lance - SS 381, foi o primeiro navio da Marinha dos EUA a ter esse nome(1) em homenagem e esse peixe da família das Ammodytidae e foi construído pelo Portsmouth Navy Yard, em Kittery, Maine. Teve sua quilha batida em 12 de março de 1943, foi lançado ao mar em 25 de junho de 1943, tendo como madrinha a Sra. Edith Burrows. exposa do Capitão-de-Corveta Albert Collins Burrows, então comandante do submarino USS Whale - SS 239. Burrows, e incorporado em Portsmouth, New Hampshire, em 9 de outubro de 1943. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta (USN) Malcolm Everett Garrison.
1943
Realizou exercícios de treinamento ao largo de New London, Connecticut, até 18 de dezembro, quando seguiu para o Canal do Panamá.
Em 30 de dezembro, atravessou o Canal do Panamá e chegou a sua base de operações em Pearl Harbor-HI, em 17 de janeiro de 1944.
1944
Em 8 de fevereiro, sob o comando do CC Garrison, partiu de Pearl Harbor para a primeira de suas 5 patrulhas de combate, realizadas na Guerra do Pacifico. Realizou uma parada para reabastecimento em Midway, seguindo para as Ilhas Kurilas.
Antes de entrar em sua área de patrulha, ao largo de Paramushiro em 24 de fevereiro, atravessou dois tufões, enfrentou nevasca e encontrou pedaços de gelo flutuante. Encontrou a sua primeira vitima, abrigada de um temporal a sotavento da ponta sudeste de Paramushiro e num ataque bem conduzido mandou o transporte "Kaiko Maru" para o fundo na posição 50-20N, 155-26E no dia 28. Nesse mesmo dia encalhou ao largo de Paramushiro sofrendo pequenas avarias no casco. Mesmo com o periscópio numero 1 avariado pelo gelo, continuou importunando a navegação costeira, atacando um comboio na noite de 2 para 3 de março afundando o transporte "Akashisan Maru" de 4.521 ton. na posição 46-00N, 149-10E e o "Byelorussia" no Mar de Okhot. O "Byelorussia" afundado no dia 3 de março era um mercante russo afundado por engano.
Na noite de 13 para 14 de março, navegando na superfície em direção a Honshu quando um avião de patrulha o forçou a submergir. Por volta das 02:00, subiu a profundidade de periscópio e se achou no meio de um comboio japonês composto por cinco mercantes e três navios de guerra. O Sand Lance só tinha seis torpedos restando, mas era o suficiente. Disparou quatro torpedos pela popa e dois pela proa, e o seis acertaram nos alvos. Dois dos quatro da popa acertaram um mercante e os outros dois rasgaram um Cruzador Ligeiro, enquanto os dois da proa acertaram em outro cargueiro. Pelo menos dois dos alvos foram para o fundo, o Cruzador Ligeiro Tatsuta e o cargueiro "Kokujo Maru" que transportava cerca de 1.000 soldados, na posição 32-48N, 139-08E. Pogou caro pelo sucesso, sofrendo um ataque que durou 16 horas com mais de 100 cargas de profundidade sendo lançadas pelos Contratorpedeiros da escolta. Finalmente, ele pode voltar para a base. Chegou em Pearl Harbor em 23 de março depois de 44 dias de patrulha.
O sucesso em sua patrulha inicial lhe rendeu a Citação Presidencial a Unidade (Presidential Unit Citation).
Partiu de Pearl Harbor para sua segunda patrulha de combate que foi realizada nas proximidades das Ilhas Marianas e terminou nas véspera da invasão dessas ilhas por tropas americanas. Contribuiu para o sucesso daquela campanha privando os defensores japoneses do material transportado por cinco navios. Em 3 de maio, torpedeou e afundou o cargueiro "Kenan Maru" de 3.129 ton um pouco ao norte de Saipan na posição 15-20N, 145-34E. Oito dias mais tarde, em 11 de maio, avariou o cargueiro misto "Mitakesan Maru" de 4.441 ton na posição 14-57N, 145-15E, enquanto se evadia das bombas de um avião japonês. Em 14 de maio, afundou o cargueiro "Koho Maru" de 4.291 ton ao largo de Apra Harbor, Guam na posição 13-43N, 144-42E. Em 17 de maio, encontrou mais dois alvos ao largo de Saipan. O primeiro, foi o transporte "Taioku Maru" foi afundado na posição 14-57N, 144-47E e o segundo, o transporte "Fukko Maru" na posição 14-59N, 142-23E. Esses últimos ataques esgotaram sua carga de torpedos, e ele seguiu para o sul em direção a Flemantle (Austrália), onde chegou em 5 de junho depois de 35 dias de patrulha.
Em 3 de julho, partiu de Flemantle para sua terceira patrulha de combate indo para a área do Mar de Celebes e Molucas. Em 14 de julho, afundou o mercante armado em canhoneira "Taiko Maru" na posição 05-56N, 121-34E e avariou outro navio no mesmo ataque. Quatro dias mais tarde, foi atacado por uma embarcação de patrulha rápida, quando tentava atacar um grande transporte nas Ilhas Sulu. Não encontrou outro alvo até 1º de agosto quando avariou um cargueiro ao sul da Ilha Lombok. Em 3 de agosto, escapou por pouco das bombas lançadas por um avião que quase o pegou em águas rasas de Amoesang Bay. Retornou rapidamente pela entrada da baia para segurança das águas profundas. Na manhã de 6 de agosto, mais bombas explodiram na sua esteira quando tentava atacar pequenos cargueiros junto a costa das Celebes. Uma das explosões levantou a popa vários pés e avariou o hélice de bombordo. Logo, o Sand Lance teve dois problemas adicionais, as escoltas inimigas vieram em sua direção e um torpedo entrou em funcionamento em um dos tubos da popa. Mergulhou à 100 pés e disparou o torpedo. Oito segundos depois, ele explodiu prematuramente, avariando ainda mais a popa. Afortunadamente, a explosão aparentemente convenceu os japoneses de que eles tinham afundado o submarino e o Sand Lance não foi mais atacado. Retornou a superfície depois de escurecer, mas as avarias não foram reparadas. Foi forçado a fazer a viagem de volta a Flemantle com apenas um hélice, chegando em 19 de agosto depois de 45 dias de patrulha.
Em 10 de setembro, dirigiu-se para Pearl Harbor, e de lá para o Mare Island Naval Shipyard, em San Francisco (Califórnia), onde chegou em 1º de novembro para passar por um periodo de manutenção.
1945
Em 13 de março, com os reparos completados, partiu de volta para Pearl Harbor.
Na sua quarta patrulha de combate, a última sob o comando do CC Garrison, realizada entre entre 10 de abril e 6 de junho, com a duração de 54 dias, encontrou só um alvo, o pequeno cargueiro "Joshino Maru" que foi torpedeado no dia 14 de maio na posição 32-00N, 146-36E. Em 6 de junho, partiu de sua área de patrulha ao largo de Honshu e Hokkaido, retornando para Midway.
Em julho, partiu de Midway, sob o comando do CC Glaes, para sua quinta e última patrulha de combate. Reabasteceu em Saipan, e tomou estação como salva-vidas, para os bombardeiros que retornavam dos ataques as ilhas domesticas do Japão.
Em 15 de agosto, cessaram as hostilidades, e no dia 16 o Sand Lance retornou para San Francisco, via Midway e Pearl Harbor depois de 54 dias de patrulha.
Em 7 de setembro, entrou no San Francisco Naval Shipyard, em Hunters Point, para iniciar os preparativos para desativação.
Pelo seu serviço na 2º Guerra Mundial, o Sand Lance recebeu 5 Estrelas de Combate e a Citação Presidencial a Unidade.
1946
Em 14 de fevereiro, foi descomissionado no San Francisco Naval Shipyard, em Hunters Point e colocado na Reserva da Esquadra do Pacifico.
1950
1963
O Sand Lance, permaneceu dasativado até ser designado para ser emprestado a Marinha do Brasil, sob os termos do Programa de Assistência Militar (MAP - Military Assistance Program). Depois de ser recondicionado, foi recomissionado na Base de Submarinos de Pearl Harbor em 6 de abril, tendo como comandante o CF (USN) Carl H. Sebenius Jr. Em 24 de junho, partiu de Pearl Harbor, chegando em San Francisco em 1º de julho, onde recebeu os oficiais e a tripulação brasileira para treinamento.
Em 7 de setembro, foi descomissionado da Marinha dos EUA depois de 19 anos, 10 meses e 29 dias de sua incorporação e transferido para Marinha do Brasil, onde recebeu o nome de S Rio Grande do Sul - S 11.
1972
O Rio Grande do Sul, deu baixa da Marinha do Brasil em 2 de maio.
Em 15 de setembro com o fim do período de empréstimo o Brasil devolveu oficialmente o ex-Sand Lance aos EUA. Em 12 de outubro o navio foi retirado definitivamente da lista do Registro Naval dos EUA e revendido ao Brasil por cerca de US$ 55.000 e depois revendido a um estaleiro particular do Rio de Janeiro para desmanche e aproveitamento do material.
1972-75
Nesse período o navio foi desmanchado no Rio de Janeiro.
A Marinha dos EUA teve outro submarino com o mesmo nome, que era um Submarino Nuclear de ataque USS Sand Lance - SSN 660, que esteve em serviço de 1971 a 1998 e pertencia a classe Sturgeon.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Souza, Marco Pólo Áureo Cerqueira de; Nossos Submarinos - sinopse histórica; 1ª edição; Rio de Janeiro; SDGM; 1986; pág.: 67-70.
- Friedman, Norman. U.S. Submarines through 1945: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1995.
-
NavSource Naval History - www.navsource.org - último acesso em 04/04/2010.
- SUBNET - www.subnet.com.
- Warships of World War II - www.warshipsww2.eu/ - 12/12/2010 (1) Esse peixe pertence a família das Ammodytidae que tem por habito enterrar a cabeça na areia para se proteger da força das marés. É mais comum no Atlântico Norte e no Pacifico Norte. |
||||||||