1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
NM Itajaí ex-Rebocador Rio Pardo ex-Rebocador Itajaí Classe ?
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa: 13 de setembro de 1946
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
125 toneladas. Velocidade: 10.6 nós. Raio
de Ação: ? Código
Internacional de Chamada: ?
H i s t ó r i c o
O Rebocador Rio Pardo, ex-Itajaí, foi o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a esse rio do Rio Grande do Sul. Foi construído pelo estaleiro Geestermünde, em Bremerhaven, Alemanha em 1908. Foi incorporado em 1909, quando perdeu seu nome inicial.
1909
Chegou da Alemanha, sendo especialmente destinado ao serviço de balizamento na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, onde substituiu o já antigo Rebocador Lima Duarte.
1913
Encontrava-se a disposição da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. Era considerado excelente para o Salvamento Naval, mas impróprio para o balizamento, por excesso de calado, e por não ter pau de carga que possa suspender 2 ou mais toneladas, pois ous mangrulhos ou bóias iluminativas pesando todas mais de 2.000 kg.
1938
Em 17 de outubro, pelo Aviso n.º 1524, foi redenominado Navio Mineiro Itajaí, sendo o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem e essa cidade portuária de Santa Catarina. Na mesma ocasião, foi incorporado à Flotilha de Navio Mineiros, ou Flotilha "João das Botas".
1942-45
Durante a 2ª Guerra Mundial, participou da Defesa Local do porto do Rio de Janeiro.
1946
Em 13 de setembro, deu baixa do serviço ativo.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
I m a g e n s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.228 e 137.
- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.
- Relatório apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914. |