1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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AvHoFlu Rio Solimões - H ?? Classe Rio Tocantins
D a t a s
Batimento
de Quilha: 12 de março de 2012
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 95.4 ton (leve), 140 ton (carregado). Velocidade: 10 nós. Raio
de Ação: ? Equipamentos: um laboratório seco (20m2) e um paiól de material hidroceanográfico. Código
Internacional de Chamada: ?
H i s t ó r i c o
O AvHoFlu Rio Solimões é a terceira unidade de uma serie de quatro ordenadas em contrato, assinado em 26 de maio de 2011, pela DEN – Diretoria de Engenharia Naval para serem construídas no estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE). Teve sua quilha batida em 12 de março de 2012, junto com o AvHoFlu Rio Negro, pelo Diretor de Engenharia Naval, Vice-Almirante Francisco Roberto Portella Deiana e pelo presidente do INACE, Gil Fernandes Bezerra, promoveram a cerimônia presidida pelo Almirante–de–Esquadra Arthur Pires Ramos, Diretor-Geral do Material da Marinha. Em junho, foi realizado o seu Batismo, Mostra de Armamento e Transferência para o Setor Operativo.
Os AvHoFlu foram construídos a partir do Relatório de Estudo de Exequibilidade realizado pelo Centro de Projetos de Navios, que originou a Especificação de Aquisição, de acordo com os requisitos técnicos de projeto e de desempenho elaborados pela Diretoria de Engenharia Naval.
Os quatro Avisos Hidroceanográficos Fluviais serão entregues até novembro de 2012 e suas construções estão inseridas no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa. Destinam-se à execução dos Levantamentos Hidroceanográficos em águas interiores na Bacia Amazônica, sob a responsabilidade da Diretoria de Hidrografia e Navegação. Tem a finalidade de atualizar, de forma contínua, a cartografia náutica das principais hidrovias na região, sendo de fundamental importância o conhecimento preciso e atualizado do canal de navegação dos rios amazônicos, o que possibilitará melhoria na segurança da navegação.
Esses navios também irão suprir uma lacuna deixada pela desativação dos Avisos Hidrográficos da classe Paraibano que operavam nos rios da região.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
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