1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

NHoFlu Rio Branco - H ??

Classe Rio Branco

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 23 de abril de 2013
Lançamento: 2013
Incorporação: outubro de 2014

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: ? ton (leve), 530 ton (carregado).
Dimensões: 55 m de comprimento, ? m de comprimento entre perpendiculares
, 9 m de boca. ? m de pontal, 2 m de calado.
Propulsão: motores diesel.

Velocidade: ? nós.

Raio de Ação: 3.000 milhas náuticas e 25 dias de autonomia.
Sensores: radares de navegação.

Equipamentos: ecobatímetros, perfiladores acústicos de correntes, sensores inerciais, medidor de velocidade do som e sistema de aquisição de dados de hidroceanografia.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 36 homens, sendo 6 oficiais e 30 sargentos, cabos e marinheiros.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Hidroceanográfico Rio Branco, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao rio homônimo e ao Barão do Rio Branco. Foi construído no estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE), em Fortaleza, em cumprimento ao contrato assinado em 5 de dezembro de 2012, em evento ocorrido na Diretoria de Engenharia Naval, onde Diretor de Engenharia Naval, Contra-Almirante (EN) Francisco Roberto Portella Deiana, assinou com representantes daquela empresa a ordem para a construção dessa unidade que foi primeira integralmente projetada pelo Centro de Projetos de Navios (CPN). O prazo inicial para a conclusão da construção é de 18 meses a partir do inicio da vigência do contrato. Teve sua quilha batida em 23 de abril de 2013.

 

O navio realizara tarefas de levantamentos hidroceanográficos, coleta de dados ambientais, atualização contínua de cartas e publicações náuticas, podendo atuar de forma extraordinária em apoio a órgãos governamentais na Defesa Civil, em ações de socorro e Ações Cívico-Sociais.

 

O Rio Branco esta inserido no Projeto Cartografia da Amazônia, realizado em parceria com o Exército, a Aeronáutica e o Serviço Geológico do Brasil, e coordenado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, subordinado ao Ministério da Defesa. Após sua incorporação ficará subordinado ao Comando do 9º Ditrito Naval.

 

Concepção do Navio Hidroceanográfico Fluvial Rio Branco. (foto: DEN/CPN)

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC ? __/__/2014 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.