1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
Rb/Av Sales de Carvalho NM Iguape - I 4 Classe ?
D a t a s
Batimento
de Quilha: ? Baixa: 13 de setembro de 1946
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
150 ton (padrão), 207 ton (carregado). Eletricidade: ? Tração Estática: ? Velocidade: 10 nós. Raio
de Ação: ?
H i s t ó r i c o
O Rebocador Sales de Carvalho, foi o único navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil em homenagem ao Capitão-Tenente Américo Sales de Carvalho, morto por marinheiros amotinados durante a Revolta da Chibata em 1910. Foi construído pelo estaleiro Forrest & Co, em Weyvenohoe, Essex, Reino Unido em 1907.
1913
Estava no Rio Grande do Sul e encontrava-se em estado regular.
1919
Em 13 de março, foi reclassificado como Aviso pelo Aviso n.º 914.
1933
Em 27 de abril, pelo Aviso n.º 1541, foi incorporado à Flotilha do Mato Grosso.
1938
Em 17 de outubro, pelo Aviso n.º 1524, foi redenominado Iguape, sendo o único navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem a Lagoa localizada no Ceará e ao município paulista homônimos. Nessa mesma ocasião foi reclassificado como Navio Mineiro e incorporado a Flotilha de Navios-Mineiros.
1946
Em 13 de setembro, deu baixa do serviço ativo.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
Não disponível no momento
B i b l i o g r a f i a
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.126 e 231.
- Relatório apresentado ao Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brasil pelo Ministro da Marinha Alexandrino Faria de Alencar em abril de 1914. (1) Em
tupi, significa "lugar alagado". |