1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Torpedeira

N.º 1

Classe Torpedeira N.º 1

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: 1882
Baixa: ?

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 52 ton.
Dimensões: 30.48 m de comprimento, 3.81 m de boca e 1.67 m de calado.

Propulsão: maquina à vapor de 600 hp.

Velocidade: ?

Raio de ação: ?
Armamento: 2 metralhadoras e 2 tubos lança-torpedos.

Tripulação: ?

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Torpedeira a N.º 1, foi o primeiro e único navio ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construída pelo estaleiro Yarrow, Inglaterra e adquirida em 1882.

 

1884

 

Em 19 de agosto foi incorporada a Esquadra de Evoluções criada atraves do Aviso n.º 1541A, do então Ministro dos Negócios da Marinha, Almirante Joaquim Raymundo de Lamare. A Esquadra de Evoluções teve como primeiro comandante o Chefe-de-Esquadra Arthur Silveira da Mota, Barão de Jaceguai e era formada por dezesseis navios entre eles os Encouraçados Riachuelo, Sete de Setembro, Solimões e Javary, os Cruzadores Guanabara, Almirante Barroso, Trajano e Primeiro de Março, as Torpedeiras de 1ª Classe 1, 2, 3, 4 e 5 e as Torpedeiras de 4ª Classe Alfa, Beta e Gama. A Esquadra de Evoluções era o núcleo mais moderno de nossa Armada de então, correspondendo a Esquadra de hoje, e era dotada com os navios com a melhor propulsão, artilharia e torpedos.

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.254.