1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Rb Valente - BNRJ 18

Classe Intrépido/Stan Tug 2207

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: ?
Lançamento: ?
Incorporação: setembro de 1992

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 134 grt, 200 ton (carregado).
Dimensões: 22.65 m de comprimento, 7.25 m de boca e 2.81 m de calado.
Propulsão: diesel; 2 motores diesel Catterpilar 3508TA, gerando 1.580 bhp, acoplados a dois pods Kort

Eletricidade: ?

Tração Estática: 22,5 toneladas.

Velocidade: 12.7 nós.

Raio de Ação: ?
Armamento: nenhum.
Sensores: 1 radar de navegação.

Equipamentos: maquina de reboque.

Código Internacional de Chamada: ?
Tripulação: 6 homens.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Rebocador de Porto Valente - BNRJ 18, foi construído pelo estaleiro Scheepswerf Damen B.V., em Gorinchem, Holanda e entregue em setembro de 1992.

 

1997

 

O Rebocador Valente, na manobra de atracação de um Contratorpedeiro da classe Spruance na Base Naval do Rio de Janeiro. (foto: U.S.Navy) O Rebocador Valente, na manobra de atracação de um Contratorpedeiro da classe Spruance na Base Naval do Rio de Janeiro. (foto: U.S.Navy) O Rebocador Valente, na manobra de atracação de um Contratorpedeiro da classe Spruance na Base Naval do Rio de Janeiro. (foto: U.S.Navy) O Rebocador Valente, na manobra de atracação de um Contratorpedeiro da classe Spruance na Base Naval do Rio de Janeiro. (foto: U.S.Navy)

 

2003

 

O Rebocador de Porto Valente. (foto: Paulo de Oliveira Ribeiro, ASPIRANTEX 03 - 16/01/03)

 

2007

 

O Rebocador Valente, visto em 3/4 de popa em 22 de outubro de 2007. (foto: César T. Neves, via José Henrique Mendes) O Rebocador Valente, visto em 3/4 de proa em 22 de outubro de 2007. (foto: César T. Neves, via José Henrique Mendes) O Rebocador Valente, visto em 3/4 de proa em 22 de outubro de 2007. (foto: César T. Neves, via José Henrique Mendes)

 

2012

 

Atracados na Base Naval do Rio de Janeiro (Ilha de Mocanguê) três rebocadores de porto da classe Intrépido, podendo ser identificados o Arrojado - BNRJ 17 e o Valente – BNRJ 18 e logo atrás os rebocadores de porto Comandante Didier - BNRJ 04 e Comandante Marriog - BNRJ 03, ambos da classe Comandante Marriog. (foto: Fernando Nunão de Martini – Revista Forças de Defesa – 13/06/2012)

 

2014

 

O BNRJ 18 rebocando a Barcaça de Óleo Gamça – DEPCMRJ 02 na Baia da Guanabara. (foto: Bjorg Poulsen – 22/09/2014) O BNRJ 18 rebocando a Barcaça de Óleo Gamça – DEPCMRJ 02 na Baia da Guanabara. (foto: Bjorg Poulsen – 22/09/2014) O BNRJ 18 rebocando a Barcaça de Óleo Gamça – DEPCMRJ 02 na Baia da Guanabara. (foto: Bjorg Poulsen – 22/09/2014) O BNRJ 18 rebocando a Barcaça de Óleo Gamça – DEPCMRJ 02 na Baia da Guanabara. (foto: Bjorg Poulsen – 22/09/2014)

 

O u t r a s    F o t o s

 

O Rebocador Valente, acompanhado por um irmão de classe junto a Ilha de Macanguê. (foto: César T. Neves, via José Henrique Mendes) O Rebocador de Porto Valente cruzando pela Baía da Guanabara. (foto: César T. Neves)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1995-1996. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Sharpe, Richard. Jane's Fighting Ships 1996-1997. London: Jane's Publishing Company Limited, 1996.