1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||
NPqHo Vital de Oliveira - H 39 Classe Vital de Oliveira
D a t a s
Batimento
de Quilha: 16 de outubro de 2013 Incorporação: maio de 2015 (?)
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
3.500(?) ton (leve), ? ton (carregado), ? ton (dwt) e ? ton (grt). Combustível: ? Eletricidade: ? Velocidade: máxima mantida de 12 nós e econômica de cruzeiro de 10 nós. Raio
de Ação: ? milhas náuticas
à ? nós, com 60 dias de autonomia. Código
Internacional de Chamada:
?
H i s t ó r i c o
O Navio de Pesquisa Hidroceanografico Vital de Oliveira - H 39, é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem ao Capitão-de-Fragata (post-mortem) Manuel Antônio Vital de Oliveira, morto na Guerra do Paraguai em 2 de fevereiro de 1867, no bombardeio a Curupaiti, a bordo do Monitor Encouraçado Silvado, do qual era Comandante. Foi construído pelo estaleiro Guangzhou Hantong Shipbuilding and Shipping Co. Ltd., na cidade de Xinhui, Republica Popular da China. O então casco n.º HT122215 teve sua quilha batida em cerimônia realizada em 16 de outubro de 2013, com a presença executivos, engenheiros e tecnicos do estaleiro, além de engenheiros e membros do Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do NPqHo Vital de Oliveira.
Pela Portaria Nº 514/MB, de 18 de setembro de 2013, foi instituído o Grupo de Fiscalização da Construção, Apoio Técnico e Administrativo (GFCATA) do NPqHo Vital de Oliveira, subordinado ao DGMM, inicialmente funcionando no Brasil e oportunamente transferido para a República Popular da China (RPC).
O GFCATA funcionou de 14 de outubro de 2013 a 13 de dezembro de 2014 em Xinhui, PRC, apoiado administrativamente pelo Adido Naval na República Popular da China, na República da Coreia e na República Socialista do Vietnã, e encarregado do relacionamento local com a empresa contratada, o gerenciamento dos cursos, treinamentos, sobressalentes e atividades de Apoio Logístico Integrado (ALI), a fiscalização técnica do contrato, a obtenção de equipamentos e serviços, além da parte administrativa relacionada a todo pessoal envolvido no recebimento do navio.
O GFCATA do NPqHo tem a seguinte composição (extratripulação):
1 Capitão-de-Fragata (CA), Encarregado do Grupo; 1 Praça.
A obtenção desse navio decorreu da necessidade premente do País em implementar Planos Setoriais que visem obter o conhecimento científico e as potencialidades existentes na costa brasileira. Sua aquisição é fruto de uma parceria entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras e a Vale S/A. O Vital de Oliveira será empregado, prioritariamente, no monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas marítimas, para a futura exploração de recursos naturais.
O Vital de Oliveira foi lançado ao mar em 28 de setembro de 2014.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha, Brasília-DF.
|
||||||||