1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Hepburn

DE 1055/FF 1055

Classe Knox

 

"Happy Hep"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1º de junho de 1966
Lançamento: 25 de março de 1967
Incorporação: 3 de julho de 1969
Baixa: 20 de dezembro de 1991

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 3.011 ton (padrão), 3.877 ton (carregado).
Dimensões: 133.5 m de comprimento, 14.3 m de boca e 7.8 m de calado (domo do sonar).
Propulsão: 2 caldeiras Combustion Engineering de 1.200 psi a ?º C; 1 turbina a vapor Westinghouse de 35.000 shp, acoplados a um eixo com um hélice de cinco pás de passo fixo.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 27 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas a 20 nós.
Armamento: 1 canhão de 5 pol. (127 mm/54) em uma torre Mk-42 mod.9 singela; 4 tubos lançadores Mk 32 de torpedos A/S de 324mm; 1 lançador óctuplo de foguetes A/S ASROC e mísseis SSM Harpoon Mk-116 mod.3 com 8 recargas.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SPS-40; 1 radar de vigilância de superfície SPS-10, 1 radar de direção de tiro SPG-53A, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-68; TACAN SRN-15; CME ULQ-6B; MAGE WLR 1C e WLR 3A; 2 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares RBOC Mk 33, sonar de casco SQS-26 CX, integrado ao sistema de direção de tiro A/S Mk-114 e engodo rebocável para torpedos SLQ-25 Nixie.

Sistema de Dados Táticos: NTDS.
Aeronaves: 2 DASH QH-50.

Código Internacional de Chamada: NAAP

Tripulação: 245 homens, sendo 17 oficiais e 228 praças.

Obs: Características da época da incorporação na USN.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro de Escolta USS Hepburn - DE 1055, foi construído pelo estaleiro Todd Pacific Shipbuilding Corp., em San Pedro, Califórnia. Sendo a 4ª unidade da classe Knox, foi ordenada em 22 de julho de 1964, teve sua quilha batida em 1º de junho de 1966, foi lançado ao mar em 25 de março de 1967 e foi incorporado em 3 de julho de 1969, em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego, Califórnia.

 

A USS Hepburn, assim como as demais unidades de sua classe, foi incorporada como Contratorpedeiro de Escolta. Com a reorganização dos meios ocorrida na U.S. Navy em 30 de junho de 1975, passou a ser classificado como Fragata, recebendo o indicativo de casco FF 1055. Ambas as designações, Contratorpedeiro de Escolta e Fragata, são normalmente atribuídos na U.S. Navy a escoltas de um eixo propulsivo.

 

1970

 

Realizou cruzeiro de adestramento com Aspirantes.

 

1972-76

 

Realizou duas comissões no Pacifico Ocidental.

 

1975

 

Cruzou o Furacão Pamela no inverno de 1975, tendo inclusive chegado a realizar um reabastecimento com o NT USS Passumpsic - AO 107, em meio a um mar com ondas de 50 a 60 pés.

 

1978-79

 

Em abril de 1978, iniciou um PMG - Período de Manutenção Geral que durou 18 meses, no Hunters Point Shipyards, em San Francisco-CA.

 

1979

 

Entre agosto e fevereiro de 1980, realizou comissão no Pacifico Ocidental, visitando o Hawaii, Guam, Filipinas, Australia, Hong Kong e Japão.

 

1983

 

Em testes realizados em condições favoráveis chegou a conseguir dar 31.5 nós de velocidade máxima, sendo assim a "Fita Azul" da classe Knox naquela época.

 

1982-87

 

Realizou três comissões no Pacifico Ocidental.

 

1991

 

Em 20 de dezembro, deu baixa do serviço ativo na U.S.Navy, em cerimônia realizada na Base Naval de San Diego-CA.

 

1993

 

Foram iniciadas gestões da Marinha do Brasil junto a U,S. Navy, de modo a adquirir até seis Fragatas da classe Knox, de modo a substituir, a curto prazo os Contratorpedeiros remanescentes das classes Allen M. Sumner e Gearing, compensando assim o atraso da construção naval nacional através do Programa das Corvetas classe Inhaúma.

 

Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, os navios que a principio viriam para o Brasil eram os USS Hepburn - FF 1055, USS Patterson - FF 1061, USS Francis Hammond - FF 1067, USS Downes - FF 1070, USS Brakely - FF 1072 e USS Paul - FF 1081.

 

Na 103ª Legislatura do Congresso dos Estados Unidos da América, na primeira seção iniciada na cidade de Washington, D.C., na terça-feira 5 de janeiro de 1993, foi promulgado um Ato de Autorização para a transferência de navios de guerra para certos paises estrangeiros. Fica autorizado pelo Senado e Câmara dos Representantes em seção conjunta - SEÇÃO 1. AUTORIDADE PARA ARRENDAR NAVIOS DE GUERRA CERTOS PAÍSES ESTRANGEIROS. O Secretário da Marinha fica autorizado a arrendar aos governos estrangeiros os seguintes navios de guerra: (1) Brasil. - Para o Governo do Brasil, as Fragatas classe “Knox”, USS Hepburn - FF 1055, USS Patterson - FF 1061, USS Francis Hammond - FF 1067, USS Downes - FF 1070, USS Blakely - FF 1072, e USS Paul - FF 1080. (2) Egito. - Para o Governo do Egito, as Fragatas classe “KNOX”, USS Jesse L. Brown - FFT 1089 e USS Moinester - FFT 1097.

 

1995

 

Em 11 de janeiro, foi retirada da lista das unidades pertencentes a U.S.Navy.

 

2002

 

Em 4 de junho, foi afundada com alvo em um Exercício SINKEX, na posição 047º05'N e 127º17'W e a uma profundidade de 1452 pés.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG Walt Heinecke __/__/1982 a __/__/1985

 

I m a g e n s

 

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B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Moore, John. Jane's Fighting Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 610, dez. 1993.

 

- Navsource.org