1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Paul DE 1080/FF 1080 Classe Knox
"Power Pride"
D a t a s
Batimento
de Quilha: 12 de setembro
de 1969
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
3.011 ton (padrão), 4.260 ton (carregado). Eletricidade: ? Velocidade: máxima de 27 nós. Raio
de ação: 4.500 milhas a 20
nós. Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SPS-40; 1 radar de vigilância de superfície SPS-10, 1 radar de direção de tiro SPG-53A, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-68; TACAN SRN-15; CME ULQ-6B; MAGE WLR 1C e WLR 3A; 2 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares RBOC Mk 33, sonar de casco SQS-26 CX, sonar de profundidade variável SQS-35, integrado ao sistema de direção de tiro A/S Mk-114 e engodo rebocável para torpedos SLQ-25 Nixie. Sistema
de Dados Táticos: NTDS. Código Internacional de Chamada: ? Tripulação: 245 homens, sendo 17 oficiais e 228 praças. Obs: Características da época da incorporação na USN.
H i s t ó r i c o
O Contratorpedeiro de Escolta USS Paul - DE 1080, foi o primeiro navio a ostentar esse nome na U.S.Navy em homenagem ao Cabo Fuzileiro Naval Joe C. Paul, agraciado com a Medalha de Honra do Congresso (Post Mortem). Foi construído pelo estaleiro Avondale Shipyards, em Westwego/New Orleans, Louisiana. Sendo a 28º unidade da classe Knox, foi ordenada em 25 de abril de 1966, teve sua quilha batida em 12 de setembro de 1969, foi batizado e lançado ao mar em 20 de junho de 1970 e foi incorporado em 14 de agosto de 1971, em cerimônia realizada no Arsenal Naval de Boston, sendo incorporado a Esquadra do Atlântico. Naquele ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) Donald T. Cannell.
A USS Paul, assim como as demais unidades de sua classe, foi incorporada como Contratorpedeiro de Escolta. Com a reorganização dos meios ocorrida na U.S. Navy em 30 de junho de 1975, passou a ser classificado como Fragata, recebendo o indicativo de casco FF 1080. Ambas as designações, Contratorpedeiro de Escolta e Fragata, são normalmente atribuídos na U.S. Navy a escoltas de um eixo propulsivo.
1971
Em 22 de dezembro, chegou a Newport-RI, onde passou a ser sediado.
1972
Em fevereiro, participou de um exercício de escolta no Atlântico. Logo depois entrou no Arsenal Naval de Boston, para ser submetido a modificações que incluíam a ampliação do convôo e modificação do hangar para poder operar o SH-2 Sea Sprite do sistema LAMPS, que substituiu o DASH QH-50.
Em 20 de julho, embarcou munição para os seus sistemas de armas em Yorktown-VA.
Em 21 de outubro, atravessou o Canal do Panamá, com destino ao Vietnã onde iria operar principalmente no Apoio de Fogo Naval.
Em 8 de novembro, foi realizada em Midway a cerimônia de troca de comando, sendo o CF (USN) Robert F. Brail, substituído pelo CF (USN) Donald T. Cannell.
Em 21 de novembro, partiu de Subic Bay (Filipinas) para a costa do Vietnã, onde chegou em 23 de novembro, onde entrou imediatamente em ação em apoio as tropas operando em terra. Uma de suas primeiras missões de Apoio de Fogo foi na Província de Chu Lai, sete anos antes em 19 de agosto de 1965, morreu o Cabo Fuzileiro Naval Joe C. Paul.
1973
Em 3 de janeiro, depois de 45 dias prestando Apoio de Fogo Naval ao largo do Vietnã, chegou a Kaohsiung (Taiwan) onde foi submetido a pequenos reparos atracado ao Tender de Contratorpedeiros USS Bryce Canyon - AD 36. Depois de 12 dias em Kaohsiung, seguiu de volta para a costa do Vietnã, onde permaneceu até o cessar fogo em 28 de janeiro.
Depois do cessar fogo, passou a realizar a escolta de vários Porta-Aviões na "Yankee Station" no Golfo de Tonkin
Entre 9 e 16 de fevereiro, escalou em Hong Kong.
Entre 18 de fevereiro e 5 de março, foi submetido a reparos na Base Naval de Sasebo (Japão).
Entre 7 e 10 de março, esteve em Yokosuka (Japão).
Em 12 de abril, chegou a Newport-RI, encerrando a missão sua missão na costa do Vietnã.
Em 14 de julho, foi realizada a bordo a cerimônia de Troca de Comando de Comandante da Força de Cruzadores e Contratorpedeiros da Esquadra do Atlântico.
Em agosto, com o fechamento da Base Naval de Newport-RI, teve sua sede mudada para a Base Naval de Mayport-FL.
1974
Em 25 de fevereiro, partiu de Mayport com o CT USS Mullinix - DD 944 para uma comissão de seis meses no Oceano Indico.
Em 7 de abril, em Mombasa (Quênia), o Mullinix e o Paul, substituíram os CTE USS Koelsch - DE 1049 e USS Brumby - DE 1044, respectivamente, em patrulha no Indico e leste da África.
Entre 7 de abril e 28 de julho, ficou sob o comando do Comandante da Força do Oriente Médio (ComMidEastFor, hoje 5ª Esquadra), junto com o CT Mullinix.
Em 28 de julho, em Port Louis (Ilhas Mauricio), o Mullinix e o Paul, foram substituídos pelo CTE USS Aylwin - DE 1081 e pelo CT USS Hawkins - DD 876, respectivamente, partindo da area de volta para os EUA.
Em 30 de agosto, chegou de volta sua base em Mayport-FL.
1971-75
Entre os Anos Fiscais FY1971-1975, recebeu a instalação na popa do lançador múltiplo Mk-25 do Sistema Básico de Mísseis de Defesa de Ponto Sea Sparrow (BPMDS - Basic Point Missile Defence System) a um custo de aproximadamente US$ 300.000, além do sistema de direção de tiro associado Mk-115 MFCS.
1972-76
Entre os Anos Fiscais FY1972-1976, o sistema DASH QH-50, foi desativado, sendo realizadas modificações e a ampliação do convôo e do hangar a um custo de aproximadamente US$ 1 milhão, para poderem ser operados helicópteros A/S SH-2D Sea Sprite do sistema LAMPS I (Light Airborne Multi-Purpose System), anos mais tarde substituído pelo SH-2F. A adição do Sea Sparrow e do LAMPS fez com que a guarnição fosse redimensionada para 288 homens, sendo 17 oficiais e 271 praças.
1981
Recebeu uma amurada de proa.
1983
Em dezembro, iniciou comissão no Mediterrâneo.
1984
Em fevereiro, encontrava-se integrado a força de cobertura da Força Multinacional de Paz que operava no Líbano, prestando Apoio de Fogo Naval aos Fuzileiros Navais que operavam em Beirute.
Em maio, retornou para os EUA, recebendo a Medalha Expedicionária da Marinha (Navy Expeditionary Medal) pelo seu desempenho nas operações ao largo de Beirute.
Em setembro, seguiu para a América Central operando ao largo de El Salvador e Nicarágua. Quando chegou a sua estação de patrulha ao largo de El Salvador foi designado para procurar e interceptar um cargueiro russo suspeito de transportar caças MIG para o governo comunista da Nicarágua. Quando conseguiu achar o cargueiro segui-se uma caçada de 2 horas, nas quais, esse passou a executar curvas em alta velocidade evitando que a Paul consegui-se fotografá-lo de lado para provar que transportava os caças. Infelizmente a Paul acabou penetrando em águas territoriais da Nicarágua, abandonando a perseguição. Mais tarde soube-se que o cargueiro russo havia transportado helicópteros de ataque Mil Mi-24 para os sandinistas.
1986
Entre 23 e 31 de março, integrando a FT-60 participou da Operação ATTAIN DOCUMENT III, no Golfo de Sidra, Mediterrâneo Central, executada com o intuito de desafiar a "Linha da Morte" do líder libio Muamar Kadafi. Durante a Operação quatro Lanchas de Patrulha armadas com misseis, foram afundadas quando tentaram atacar os navios da FT. Por essa comissão a Paul foi agraciada pela segunda vez com a Comenda da Marinha a Unidade (Navy Unit Commendation) e com outra Medalha Expedicionária da Marinha.
1987
Em 10 de setembro, partiu com o Grupo de Combate de Encouraçados BBBG 1-87, com destino ao Golfo Pérsico, onde aumentavam os ataques iranianos contra os mercantes que transitavam por aquela região. Em novembro retornou para Mayport-FL.
Entre dezembro de 1987 e janeiro de 1988, participou de várias operações de segurança publica e combate ao narcotráfico no Caribe, com um destacamento da Guarda Costeira dos EUA a bordo. Por sua atuação nessa comissão, recebeu a Comenda da Guarda Costeira por Serviço em Operações Especiais.
1988
Em 29 de fevereiro, partiu de Mayport, para uma comissão de seis meses no Mediterrâneo. Durante essa comissão, em 14 de abril, quando estava atracada em Nápoles (Itália), seus tripulantes e da F Capodanno, foram alvos de um ataque terrorista com um carro-bomba ao clube do U.S.O., onde morreram 4 italianos, 1 americano e foram feridos 4 americanos.
1992
Em 14 de agosto, deu baixa do serviço ativo na U.S,Navy. Depois da baixa ficou atracada no Arsenal Naval da Philadelphia, junto ao ex-Encouraçado USS Iowa - BB 61.
1993
Foram iniciadas gestões da Marinha do Brasil junto a U,S. Navy, de modo a adquirir até seis Fragatas da classe Knox, de modo a substituir, a curto prazo os Contratorpedeiros remanescentes das classes Allen M. Sumner e Gearing, compensando assim o atraso da construção naval nacional através do Programa das Corvetas classe Inhaúma.
Segundo o Departamento de Defesa dos EUA, os navios que a principio viriam para o Brasil eram os USS Hepburn - FF 1055, USS Patterson - FF 1061, USS Francis Hammond - FF 1067, USS Downes - FF 1070, USS Brakely - FF 1072 e USS Paul - FF 1081.
Na 103ª Legislatura do Congresso dos Estados Unidos da América, na primeira seção iniciada na cidade de Washington, D.C., na terça-feira 5 de janeiro de 1993, foi promulgado um Ato de Autorização para a transferência de navios de guerra para certos paises estrangeiros. Fica autorizado pelo Senado e Câmara dos Representantes em seção conjunta - SEÇÃO 1. AUTORIDADE PARA ARRENDAR NAVIOS DE GUERRA CERTOS PAÍSES ESTRANGEIROS. O Secretário da Marinha fica autorizado a arrendar aos governos estrangeiros os seguintes navios de guerra: (1) Brasil. - Para o Governo do Brasil, as Fragatas classe “Knox”, USS Hepburn - FF 1055, USS Patterson - FF 1061, USS Francis Hammond - FF 1067, USS Downes - FF 1070, USS Blakely - FF 1072, e USS Paul - FF 1080. (2) Egito. - Para o Governo do Egito, as Fragatas classe “KNOX”, USS Jesse L. Brown - FFT 1089 e USS Moinester - FFT 1097.
2000
Em 9 de janeiro, foi vendida como fonte de peças para as outras cinco Knox adquiridas pela Marinha Turca.
2002
Em 20 de agosto, depois de terem sido retiradas todas as peças, seu casco vazio foi encalhado em Aliaga, para ser desmanchado.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
I m a g e n s
B i b l i o g r a f i a
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Moore, John. Jane's Fighting Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 610, dez. 1993.
- USS Paul - FF 1080 Information Page - www.ciwscentral.com/paul.htm |
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