AVIAÇÃO NAVAL BRASILEIRA | |||
Consolidated Model 2 / PT-3 Biplano de treinamento primário A e r o n a v e s
E s p e c i f i c a ç ã o o r i g i n a l (1) Origem:
EUA (Consolidated Aircraft Corp.) Pesos: vazio: 809,65 kg; máximo na decolagem: 1.125 kg. Motores: um motor radial Wright R-790 J-5 Whirlwind de 9 cilindros rotativo, desenvolvendo 200 refrigerado a ar. Desempenho: velocidade máxima: 164,11
km/h; razão inicial de subida: 1.524 m em 6-7 min; teto de serviço: 4.270 m; Autonomia 3-7
h. Tripulação: dois tripulantes em tandem. H i s t ó r i c o Em 1922 o então major aviador do Exército dos EUA Reuben H. Fleet deixou a carreira militar para dedicar-se à construção de aeronaves (2). Em 1923, juntando a experiência da Gaulladet Aircraft Co. com os direitos de produção do modelo TW-3 da Dayton-Wright Aircraft (uma subsidiária da General Motors Co.), ele fundou a Consolidated Aircraft Corp. A nova companhia estabeleceu-se inicialmente em Buffalo, estado de Nova Iorque (3). Após algumas modificações, o projeto TW-3 foi escolhido pelo Exército dos EUA para substituir o Curtiss JN-4D, firmando uma encomenda de 20 aeronaves, o primeiro contrato da nova companhia. O TW-3 continuou evoluindo até chegar no modelo Consolidated Model 1 (designado PT-1 - "primary trainer number 1" - pelo Exército dos EUA) em 1924 (4). Um exemplar do modelo PT-1 foi modificado para receber o motor radial Wright R-790 J-5 Whirlwind de 220 HP e recebeu o designação XPT-2. O modelo sofreu mais algumas mudanças na estrutura e foi aceito pelo Exército dos EUA como PT-3. Um total de 130 unidades foram construídas, seguidas por mais 120 do modelo PT-3A. O PT-3 adquirido pela Aviação Naval Brasileira chegou em 1928, mesmo ano em que os Curtiss "Jenny" deram baixa, e recebeu a numeração 434. Posteriormente, com a reestruturação da Aviação Naval no início da década de 1930, a numeração 434 foi substituída por D1C-13 (1). Este único exemplar, embora recebido após os Consolidated NY-2, teve vida mais curta e acabou sendo utilizado até 1932.
F o t o s Consolidated PT-3. FOTO: SDGM B i b l i o g r a f i a (1) PEREIRA NETTO, F. C. Aviação Militar Brasileira 1916-1984. Ed. Revista de Aeronáutica: Rio de Janeiro, 1985. p.35 (2) ALLSTAR network. Reuben H. Fleet. disponível em: <http://www.allstar.fiu.edu/aero/fleet.htm>, acesso em: 19 dez. 2007. (3) AEROSITE Consolidated Aircraft Corporation. disponível em: <http://www.aerosite.net/content/view/2161/54/>, acesso em: 18 dez. 2007. (4) NATIONAL MUSEUM OF USAF. CONSOLIDATED PT-1 TRUSTY. disponível em: <http://www.nationalmuseum.af.mil/exhibits/earlyyears/index.asp>, acesso em: 18 dez. 2007. | |||