1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Buck - DD 761

Classe Allen M. Sumner

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 1º de fevereiro de 1944
Lançamento: 11 de março de 1945
Incorporação: 28 de junho de 1946
Baixa: 16 de julho de 1973

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 2.200 ton (padrão), 3.320 ton (carregado).
Dimensões: 114.8 m de comprimento, 12.5 m de boca e 5.8 m de calado.
Propulsão: 4 caldeiras Babcock & Wilcox de 43.3 kg/cm2 a 454º C; 2 turbinas a vapor G.E., gerando 60.000 shp, acoplados a dois eixos e dois hélices.

Eletricidade: ?

Velocidade: máxima de 34,2 nós.

Raio de ação: 5.800 milhas náuticas.
Armamento: 6 canhões de 5 pol. (127 mm) em três torres Mk-38 duplas; 12 canhões Bofors L/60 de 40 mm, em dois reparos quádruplos Mk 2 e dois duplos Mk 1; 11 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk 4; 2 reparos quíntuplos de tubos de torpedos Mk 14/Mk 15 de 21 pol. (533 mm); 2 calhas de cargas de profundidade Mk 3 e 6 projetores laterais do tipo K Mk 6 para cargas de profundidade Mk 6 ou Mk 9.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SC-5; 1 radar de vigilância de superfície tipo SR; 1 radar de direção de tiro Mk-12, acoplado ao sistema de direção de tiro Mk-37; 4 diretoras óticas Mk 51 e sonar de casco QHB.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 346 homens, sendo 21 oficiais e 325 praças.

Obs: Características da época da incorporação.

 

 

H i s t ó r i c o

 

O Contratorpedeiro USS Buck - DD 761, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha dos Estados Unidos (U.S.Navy), em homenagem ao Contramestre James Buck, falecido de 1863. O Contramestre Buck foi galardoado com a Medalha de Honra. Foi construído pelo estaleiro Bethlehem Steel Shipyard Co., em San Francisco, Califórnia. Teve quilha batida em 1º de fevereiro de 1944, foi lançado em 11 de março de 1945, tendo como madrinha a Srta. Mary Nimitz, filha do Almirante (USN) Chester W. Nimitz. Foi incorporado em 28 de junho de 1946. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Fragata (USN) H. H. Nielsen.

 

1946

 

O USS Buck - DD 761, durante os testes e ajustes finais do construtor em 8 de julho de 1946. (foto: NARA)

 

Em setembro, concluiu o cruzeiro de testes e aprestamento.

 

Foi incorporado a Esquadra do Pacifico, iniciando operações ao longo da costa oeste entre Acapulco (México) e Ketchikan (Alaska).

 

1948

 

Entre dezembro e meados de 1949, realizou comissão no Pacifico Ocidental.

 

1949

 

Em 15 de julho, fundeado na bóia 19 de San Diego, recebeu o USS John A. Bole - DD 755 que atracou pelo lado de boreste. No dia 18, o John A. Bole, suspendeu para exercicios AAé.

 

Em 22 de julho, o USS John A. Bole, voltou a atracar a contrabordo, pelo lado de boreste, do Buck, na bóia 19 de San Diego.

 

Em 25 de julho, suspendeu junto com os USS John A. Bole - DD 755, USS Lofberg - DD 759 e USS John W. Thomason - DD 760, todos da DesDiv 71/DesRon 7 (71ª Divisão de Contratorpedeiros do 7º Esquadrão de Contratorpedeiros), para exercicios na área de operações ao largo de San Diego, e depois rumo ao norte na costa oeste.

 

Em 28 de julho, chegou ao Deposito de Munições Navais de Bangor (Washington), próximo a Seattle, onde assim como os demais navios de sua Divisão recebeu sua dotação de munição.

 

Em 30 de julho, chegou com a DesDiv 71 a Estação Naval de Seattle, onde atracou no pier 91 e passou a receber a bordo Reservistas Navais para um periodo de adestramento de 14 dias.

 

Em 31 de julho, suspendeu de Seattle com a DesDiv 71 com destino ao Hawaii, realizando na travessia diversos exercicios em beneficio do adestramento dos Reservistas Navais embarcados.

 

Em 6 de agosto, atracou no berço 23 do Arsenal de Marinha de Pearl Harbour (Hawaii).

 

Em 8 de agosto, suspendeu para exercicios A/S na área de operações ao largo do Hawaii.

 

Em 9 de agosto, realizou exercicios com canhões.

 

Em 10 de agosto, iniciou o retorno para Seattle, na segunda fase da comissão de adestramento dos Reservistas Navais.

 

Em 15 de agosto, atracou no pier 91 da Estação Naval de Seattle, de onde suspendeu no dia 16 de volta para San Diego.

 

Em 19 de agosto, atracou com os demais navios da DesDiv 71 a contrabordo do Tender de Contratorpedeiros USS Piedmont - AD 17, fundeado na Baia de San Diego.

 

Em 27 de agosto, fundeou na bóia 19.

 

Em 29 de agosto, suspendeu para área de operações para realizar exercicios A/S junto com o USS John A. Bole - DD 755.

 

Em 31 de agosto e 1º de setembro, acompanhado do USS John A. Bole, operou na guarda de aeronaves do NAe USS Boxer - CV 21, que realizava operações aéreas ao largo de San Diego.

 

Em 2 de setembro, atracou no berço 26 do pier 2 da Base Naval de San Diego.

 

Em 19 de setembro, acompanhado do USS John A. Bole, realizou exercicios A/S com o S USS Ronquill - SS 396 e guarda de aeronaves para o NAe USS Boxer - CV 21, durante operações de vôo. No dia 20, realizou exercicios A/S e de reboque, quando foi rebocado pelo USS John A. Bole.

 

Em 21 de setembro, realizo exercicios A/S com o USS John A. Bole e o S USS Volador - SS 490. No dia 22, realizou transferência de carga e corespondência com o USS John A. Bole.

 

Em 23 de setembro, retornou a San Diego, fundeado na bóia 19.

 

Entre os dias 4 e 6 de outubro, ficou fundeado na bóia 20, Baia de San Diego, junto com os USS John A. Bole, USS John W. Thomason e USS Lofberg.

 

Entre os dias 7 e 9 de outubro, realizou exercicios com os outros navios da DesDiv 71 ao largo de San Diego. Em 10 de outubro, atracou berço 20 do pier 2, da Estação Naval de San Diego.

 

Em 16 de outubro, suspendeu de San Diego, com a DesDiv 71, o NAe USS Boxer - CV 21, e outros navios, rumo ao Hawaii na Operação MIKI.

 

Entre 17 e 27 de outubro, participou dos diversos exercicios da primeira fase da Operação MIKI.

 

Em 28 de outubro, atracou no pier 2, no porto de Hilo (Hawaii).

 

Em 30 de outubro, suspendeu de Hilo para Pearl Harbour, onde chegou no dia 31, atracando no berço H-3, junto com os CT USS John A. Bole e USS Lofberg.a contrabordo.21

 

Em 7 de novembro, suspendeu de Pearl Harbour, acompanhado pela DesDiv 71 e o USS Boxer, com destino a costa oeste, iniciando a segunda fase da Operação MIKE.

 

As 10:28h do dia 8 de novembro, dois aviões cairam a 3500 jardas da popa do USS John A. Bole, com o Buck, e os outros navios da DesDiv 71, iniciando as buscas por sobreviventes imediatamente.

 

Em 10 de novembro, realizou exercicio de reabastecimento noturno.

 

Em 14 de novembro, realizou exercicio de tiro AAé contra um Drone.

 

Em 15 de novembro, chegou a San Diego, fundeando na bóia 19, junto com os USS John A. Bole - DD 755, USS Lofberg - DD 759 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

1950

 

Em 1º de janeiro, encontrava-se fundeado na bóia 19 em San Diego, junto com os USS John A. Bole - DD 755, USS Lofberg - DD 759 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

Em 11 de janeiro, partiu para sua segunda comissão no Pacifico Ocidental.

 

Em 25 de abril, retornou para San Diego, e logo depois entrou no San Francisco Navy Yard para ser submetido a uma revisão.

 

Entre 5 e 9 de setembro, realizou exercicios na costa da Califórnia, com o USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

Em 10 de setembro, fundeou na bóia 18 da Baía de San Diego junto com o USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

Entre 11 e 16 de setembro, realizou exercicios na costa da Califórnia, com o USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

Em 17 de setembro, fundeou na bóia 18 da Baía de San Diego junto com o USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

Em 18 de setembro, suspendeu de San Diego junto com o USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760, exercicios de bombardeio costeiro na Ilha de San Clemente.

 

Em 19 de setembro, realizou adestramento com canhões, no dia 20 adestramento de tiro AAé contra Drones, no dia 21 adestramento geral, e, no dia 22 bombardeio costeiro.

 

Em 24 de setembro, fundeou na bóia 18 da Baía de San Diego junto com o USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760.

 

Entre 25 e 29 de setembro, permaneceu fundeado em San Diego.

 

Em 30 de setembro, suspedeu de San Diego, junto com os USS John A. Bole - DD 755 e USS John W. Thomason - DD 760, ambos, assim como o Buck, integrando a DesDiv 71, rumo a Pearl Harbour, com destino ao TO da Coréia.

 

Em 5 de outubro, chegou a Pearl Harbour com a DesDiv 71.

 

Entre 5 e 12 de outubro, permaneceu em Pearl Harbour passando por pequenas modificações e pelos últimos preparativos para as operações na Coréia.

 

Em 16 de outubro, suspendeu rumo a Midway, junto com o USS John A. Bole - DD 755, USS John W. Thomason - DD 760, mais o USS Forrest Royal - DD 872.

 

Em 18 de outubro, atracou no berço 1 do pier 1, na Ilha San, em Midway, para reabastecimento, seguindo viagem no mesmo dia rumo ao Japão.

 

Em 27 de outubro, chegou a Sasebo, fundeando com os demais navios na bóia 18. Já se encontravam nessa Base Naval várias unidades das Marinhas dos EUA, Grã-Bretanha e França.

 

Em 5 de novembro, suspendeu de Sasebo integrando a Força-Tarefa 77, junto com os USS Leyte - CV 32, USS Valley Forge - CV 45, USS Missouri - BB 63, USS Juneau - CLAA 119, USS John A. Bole - DD 755, USS John W. Thomason - DD 760, USS Forrest Royal - DD 872 e mais dez Contratorpedeiros.

 

Em 8 de novembro, foi reabstecido pelo USS Cacapon - AO 52.

 

Em 12 de novembro, colidiu com o USS John W. Thomason – DD 760, sofrendo danos consideráveis.

 

Foi submetido a reparos de emergência na Base Naval de Sasebo (Japão).

 

1951

 

Entre janeiro e março foi submetido a reparos no Bremerton Navy Yard, em Bremerton (Washington).

 

Em 30 de abril, reiniciou suas operações em águas coreanas, na escolta da Força-Tarefa 77 com a DesDiv 71.

 

Entre 1º e 31 de maio, operou na escolta da Força-Tarefa 77, junto com a DesDiv 77, dando cobertura a navios, como, os USS Philippine Sea, USS Princeton - CV 37, USS Boxer - CV 21, USS New Jersey – BB 62, USS Manchester – CL 83, USS John A Bole - DD 755, USS Lofberg – DD 759, USS John W Thomason – DD 760, USS Redfish – SS 395 e outros navios.

 

Em 3 de maio, o USS Philippine Sea e o USS John A Bole se destacaram da FT-77 e seguiram para Yokosuka.

 

Em 30 de maio, o USS Bom Homme Richard – CV 31, juntou-se a FT-77.

 

Em 2 de junho, o USS Princeton - CV 37 juntou-se a FT-77, e o USS Boxer - CV 21, foi destacado.

Em 12 de junho, o USS John A. Bole, destacou-se da FT-77 para realizar reparos no condensador principal de ré. Nesse mesmo dia, o USS Walke - DD 723, sofreu uma explosão a bordo.

 

Em 14 de junho, destacou-se da FT-77, junto com os outros navios da DesDiv 71 para iniciar o retorno aos EUA.

 

Em 16 de junho, atracou no berço 12 da Base Naval de Yokosuka (Japão), junto com os USS John A. Bole - DD 755, USS Lofberg - DD 759 e USS John W. Thomason - DD 760.fescoltanonde operou até julho quanto voltou para a costa oeste dos EUA.

 

Em 19 de junho, suspendeu de Yokosuka para Midway, onde, no mesmo dia, depois de reabastecer com os demais navios da Divisão, suspendeu para Pearl Harbor.

 

Em 25 de junho, chegou a Pearl Harbor, partindo para costa oeste no dia 27.

 

Em 2 de julho, chegou a San Diego, acompanhado pelos outros navios da DesDiv 71.

 

1952

 

Em março, partiu novamente com a DesDiv 71 para outra comissão no Pacifico Ocidental, operando como unidade de apoio de fogo naval da Força-Tarefa 77.

 

Em 11 de julho, retornou para a Base Naval de San Diego.

 

1953

 

Entre 21 de fevereiro e 22 de setembro, realizou sua sexta comissão pelo Extremo Oriente, operando com as Forças-Tarefa 72, 77, 95, 96 e 97, ao largo da Coréia, até a declaração do armistício.

 

1961

 

Em dezembro, deu entrada no Arsenal de Marinha de Long Beach (Long Beach Navy Yard), na Califórnia, para ser submetido ao programa de modernização conhecido como – FRAM II – Fleet Rehabilitation and Modernization (Reabilitação e Modernização da Frota – Padrão II). Entre as modificações recebidas pelo Buck estavam: a instalação de dois tubos triplos Mk-32 de torpedos A/S; radar de vigilância aérea SPS-40; radar de superfície SPS-10; sonar de casco SQS-40; sonar de profundidade variável (VDS); hangar e convôo para poder operar o DASH (Drone Antisubmarine Helicopter System); novos equipamentos de contramedidas eletrônicas e comunicações. Foi também feita a revisão das maquinas e a reforma dos espaços habitáveis do navio.

 

1963

 

Em 7 de janeiro, o Buck se tornou o primeiro navio de escolta da U.S. Navy a concluir os testes de qualificação operacional do DASH.

 

Continuou operando ao longo da costa oeste, realizando pelo menos mais três comissões ao Pacifico Ocidental, até 1971 quando foi incorporado a Reserva Naval da Esquadra – NRF (Naval Reserve Fleet).

 

1965

 

Em março, logo depois de iniciada a Operação MERKET TIME, o Buck capturou o primeiro transporte, um junco oceanico, na costa logo ao sul da Zona Desmilitarizada.

 

1966

 

Em 4 de junho, suspendeu de San Diego, para comissão WESTPAC 66 junto com os CT USS Towers - DDG 9 (capitânia do CMG J. K. Leslie, ComDesDiv 72) e USS Wiltsie - DD 716.  Foram feitas escalas em Pearl Harbour, Midway, Guam e Subic Bay (Filipinas). Em Subic Bay, o ComDesDiv 72 trocou de capitânia, passando do USS Towers para o USS Buck. Com o destacamento do Towers para prestar apoio de fogo na área dos III e IV Corpos no Vietnã do Sul, o ComDesDiv 72 embarcou no Buck em 1º de julho, na escala em Subic Bay. 

 

Ás 04:00 h da madrugada do dia 20 de agosto, foi substituido pelo USS Ozbourn - DD 846, como navio de Apoio de Fogo Naval na área do I Corpo.

 

Na mEm 21 de novembro, suspendeu de Yokosuka de volta para costa oeste dos EUA, em companhia do NAe USS Constellation - CVA 64 e dos CT USS Towers - DDG 9, USS Pritchett - DD 561, USS Wiltsie - DD 716 e USS Frank Knox - DD 742. Depois de enfrentar uma travessia em condições de tempo adversas, os navios chegaram a San Diego em 3 de dezembro, encerrando o WESTPAC 66.

 

Entre 18 e 23 de setembro participou do exercício COMPTUEX 14A67, que serviu de teste para o NTDS modelo III, sob o comando do Comandante do 3º Esquadrão de Contratorpedeiros, CMG (USN) Howard Kubel. Também participaram da comissão, em que foram realizados diversos exercícios de CME e Comunicação, os Contratorpedeiros USS Wiltsie – DD 716, USS Hamner – DD 718, USS Mason – DD 852, USS Orleck – DD 556 e a Fragata de Misseis Guiados USS King – DLG 10. Os navios chegaram a Pearl Harbor-HI em 23 de setembro. Em 28 de setembro partiram para a segunda parte do exercício que foi concluído em 11 de outubro com a chegada em Subic Bay (Filipinas).

 

 

1972

 

Foi submetido a um PNR, tendo sido nessa ocasião retirado o sonar de profundidade variável (VDS).

 

1973

 

As 14:00h do dia 16 de julho, foi realizada na Base Naval de San Diego a cerimonia de desincorporação dos CT USS Buck - DD 761 e USS James C. Owens - DD 776, presidida pelo Comandante da Força de Cruzadores e Contratorpedeiros da Esquadra do Pacifico, Contra-Almirante (USN) Mark W. Woods, e sua transferencia para a Marinha do Brasil, onde o James C. Owens foi incorporado com o nome de CT Alagoas - D 36.

 

Em 21 de julho, foi substituído pelo CT USS Southerland - DD 743, como navio de treinamento de reservistas em San Diego.

 

A serviço da Marinha dos EUA foi premiado com seis Estrelas de Combate por sua participação na Guerra da Coréia.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CF H. H. Nielsen 28/06/1946 a __/__/194_

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Moore, John. Jane's Fightining Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.15.

 

- Mendonça, José R. A Marinha Brasileira de 1940-2000. Rio de Janeiro. José Ribeiro de Mendonça, 2001.

 

- Friedman, Norman. U.S. Destroyers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1980.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org

 

- Destroyers Online - USS Buck - DD 761: www.plateau.net/usndd761.

 

- USS Waddell - DDG 24 Association Website -

 

- USS John A. Bole - DD 755 Association Website -