1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
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USS Plaice - SS 390 Classe Balao
D a t a s
Batimento
de Quilha: 14 de julho de
1943(1)
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
1.550 ton (carregado na superfície) e 2.391 ton (carregado em
mergulho). Velocidade: máxima de 20 nós (superfície) e 8.75 nós (imersão). Raio
de ação: 12.000 milhas náuticas
à 10 nós (superfície ou com snorkel), e 75 dias de autonomia. Direção de Tiro: TDC - Target Data Computer (Computador de Dados do Alvo - Eletro-mecânico) Mk 3 mod.5. Equipamento Eletrônico: um sonar passivo JP 1; um sonar WCA; um telefone submarino UQC; 2 telefones submarinos de emergência BQC; um radar de superfície SJA; 1 transmissor-rádio TBL-6 e um TED; e os radioreceptores AN/URR-13, RAL-7, RAL-5, RBS-1, RBH-2 e RBO. Código Internacional de Chamada: NJWO Tripulação: 81 homens, sendo 10 oficiais e 71 praças.
H i s t ó r i c o
O Submarino USS Plaice - SS 390, foi construído pelo Portsmouth Navy Yard, em Kittery, Maine. Recebeu esse nome em homenagem ao peixe Solha-americano, que pertence a mesma ordem do linguado e é encontrada na costa atlântica do sul de Labrador a Rhode Island e também na Europa. Teve sua quilha batida em 14 de julho de 1943, foi batizado e lançado ao mar em 15 de novembro de 1943, tendo como madrinha a Srta. Eleanor Fazzi, irmã do Foguista de 2ª classe Victor A. Fazzi (USNR) que morto a bordo do Navio Aeródromo USS Yorktown – CV 5, na Batalha do Mar de Coral. Foi incorporado em 12 de fevereiro de 1944. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta (USN) Clyde B. Stevens Jr.
1944
Em 28 de fevereiro, realizou suas primeiras corridas de testes.
Aceito pela Junta de Inspeção e Vistoria (Board of Inspection and Survey), se apresentou para o serviço para o Comando de Operações Navais (CNO - Chief of Naval Operations) em 1º de março.
Durante vinte dias conduziu exercícios de treinamento ao largo de Portsmouth, antes de se deslocar para Newport (Rhode Island), para os testes de disparo de torpedos.
Em 30 de março, se reportou a Base de Submarinos de New London (Connecticut), para outro período de duas semanas em treinamento.
Em 15 de abril, depois de completar o treinamento preliminar, partiu para Balboa na Zona do Canal (Panamá). Um dia após ter deixado o porto, mergulhado ao largo de Virginia Capes ouviu uma série de explosões subaquáticas a distancia. Uma mensagem chegou dando conta do afundamento de um cargueiro da classe Victory nas redondezas. No dia seguinte, durante os procedimentos para um mergulho de rotina, o Oficial de Convés avistou um periscópio e o Operador de Sonar informou um contato. A tripulação, entrou em "Postos de Combate" mas o contato não foi restabelecido. Acredita-se que era um submarino alemão e que esse foi o primeiro de muitos contatos com o inimigo.
Em 24 de abril, chegou a Zona do Canal, atravessando no mesmo dia. Na Cidade do Panamá, foram feitos pequenos consertos decorrentes da viagem e dada uma licença de quatro dias para a tripulação. Partiu para Pearl Harbor, onde chegou em 13 de maio.
Em 4 de junho, supendeu de Pearl Harbor sob o comando do CC Stevens Jr. para sua primeira patrulha de combate que foi realizada na área designada próximo a Chichi Jima. O Plaice, operou como salva-vidas e obteve sucesso no afundamento da canhoneira "Hayafuku Maru" em 30 de junho na posição 28-20N, 141-23E. Em 5 de julho afundou o auxiliar "Kogi Maru" na posição 27-43N, 141-02E e em 18 de julho o caça-submarinos Ch 50 na posição 29-22N, 139-14E. Em 26 de julho, chegou em Midway encerrando a patrulha depois de 52 dias.
Em 17 de agosto, suspendeu de Midway para sua segunda patrulha de combate, em Nansei Shoto. Em 7 de setembro acertou um torpedo em um Liner da classe Kongo Maru. Em 24 de setembro lançou quatro torpedos contra um Encouraçado da classe Fuso, que teve de parar suas máquinas por algum tempo. Em 29 de setembro afundou o Patrulha Costeira CD 10 na posição 29-26N, 128-50E e acertou três torpedos em um transporte que explodiu. Chegou a Midway 7 de outubro e suspendeu no dia seguinte para Pearl Harbor junto com o S USS Thresher - SS 200, encerrando essa comissão no dia 12 de outubro depois de 56 dias de patrulha.
Em 9 de novembro suspendeu de Pearl Harbor para sua terceira patrulha de combate, ao largo de Shikoku e Kyushu, tendo avariado o navio "Maki" em 9 de dezembro na posição 31-57N, 129-01E. Também patrulhou o Estreito de Van Diemen. Em 20 de dezembro, chegou em Guam depois de 39 dias de patrulha.
1945
Em 23 de janeiro, iniciou em Guam a quarta patrulha de combate, a última sob o comando do CC Stevens Jr., realizada entre o Estreito de Luzon e as águas costeiras de Formosa. Partiu de Guam para essa patrulha junto com os submarinos USS Archerfish - SS 311, USS Batfish - SS 310, USS Blackfish - SS 221, USS Scabbardfish - SS 397, e USS Sea Poacher - SS 406. Nenhum afundamento foi computado, devido a defeito nos torpedos, porém foi avariado um cargueiro de 4.400 ton. Chegou a Midway em 23 de março depois de 58 dias de patrulha.
Em 26 de abril, partiu de Midway, iniciando sua quinta patrulha de combate. agora sob o comando do CC Lynch, no Mar de Okhotsk, no Circulo Polar. Conseguiu algum sucesso afundando com o canhão e as metralhadoras quatro caminhões anfíbios e três pequenos reboques de madeira. Em 13 de junho, chegou a Pearl Harbor encerrando a patrulha depois de 47 dias.
Em 18 de julho suspendeu de Pearl Harbor, sob o comando do CC Andrews, para sua sexta e última patrulha de combate, no Mar do Leste da China, que foi bem sucedida, tendo sido resgatados cinco aviadores de um B 25 Mitchell da USAAF - United States Army Air Force (Força Aérea do Exercito dos EUA). Em 24 de agosto, chegou em Midway depois de 35 dias de missão.
Pelo seu serviço na 2º Guerra Mundial, o Plaice recebeu 5 Estrelas de Combate.
1946
Em 3 de dezembro iniciou um Período de Reparos no Arsenal de Marinha de Mare Island.
1947
Em 6 de março concluiu os reparos no Arsenal de Mare Island.
Em 1º de novembro, foi descomissionado e colocado na reserva no Arsenal de Marinha de Mare Islanda, em Vallejo, California. Desativado ficou com a Reserva da Esquadra do Pacífico.
1963
Em 18 de maio, foi recomissionado, já que havia sido selecionado para ser emprestado a Marinha do Brasil, sob os termos do Programa de Assistência Militar (MAP - Military Assistance Program). Depois de ser recondicionado, passou a realizar o treinamento da tripulação brasileira.
Em 7 de setembro, foi descomissionado e transferido para Marinha do Brasil, em cerimonia realizada em Pearl Harbor, recebendo o nome de Bahia - S 12.
1973
O Bahia, deu baixa da Marinha do Brasil em 19 de janeiro, sendo retirado da lista dos navios pertencentes a USN em 1º de abril e vendido em definitivo para o Brasil. Foi rebocado para Santos, onde seria transformado em museu, o que não ocorreu, com o navio voltando para o Rio de Janeiro, onde foi vendido para um estaleiro particular para desmanche.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Souza, Marco Polo Áureo Cerqueira de; Nossos Submarinos - sinopse histórica; 1ª edição; Rio de Janeiro; SDGM; 1986; pág.: 67-73.
- SUBNET - www.subnet.com.
- Warships of World War II - www.warshipsww2.eu/ - 12/12/2010 (1) No Navsource Naval History consta o batimento de quilha em 14 de julho de 1943, já no livro U.S. Submarines Through 1945: An Illustrated Design History de Norman Friedman consta 28 de junho de 1943. |
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