1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

USS Philadelphia - CL 41

Classe Brooklyn

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 28 de maio de 1935
Lançamento: 17 de novembro de 1936
Incorporação: 23 de setembro de 1937
Baixa: 3 de fevereiro de 1947

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 9.800 ton (padrão), 13.430 ton (carregado).
Dimensões: 185.44 m de comprimento, 18.86 m de boca e 5.94 m de calado.

Blindagem: casco - 76.2 mm na plataforma e terceiro convés e 38.1 mm no costado a meio navio; torres principais - 76 mm na parte da frente e 127 mm nas laterais; convés - 50 mm.
Propulsão: 8 caldeiras Babcock & Wilcox de 618 psi a 700º F; 8 turbinas a vapor ?, sendo quatro de alta e quatro de baixa pressão, conectados a engrenagens redutoras Falk Co., gerando 100.000 shp, acoplados a quatro eixos com hélices de três pás.

Combustível: 2.175 toneladas.

Eletricidade: 2 turbo compressores e dois geradores a diesel alternados, de corrente trifásica a 450 volts, de 1000 Kw cada.

Velocidade: máxima de 33.7 nós.

Raio de ação: 5.350 milhas náuticas à 20 nós, ou 7.260 à 15 nós.
Armamento: 15 canhões de 6 pol/47 cal. (152 mm) em cinco torres Mk-16 triplas, sendo três na proa e duas na popa; 8 canhões de 5 pol. (127 mm) em oito reparos singelos Mk-25, sendo quatro em cada bordo; 20 canhões Bofors L/60 de 40 mm em dois reparos quádruplos Mk 2 e seis duplos Mk 1; 10 metralhadoras Oerlikon de 20 mm em reparos singelos Mk 4 e 2 canhões de salva de 3 lbs.

Sensores: 1 radar de vigilância aérea tipo SK; 2 radares de vigilância de superfície SG; 2 sistemas de direção de tiro Mk-34, para os canhões de 6 pol.; 2 radares de direção de tiro Mk-37, acoplados a 2 sistemas de direção de tiro Mk-33 para os canhões de 5 pol.; 14 diretoras óticas Mk 51, acopladas ao sistema de direção de tiro Mk 51; 1 conjunto de CME contendo um transmissor de bloqueio e um receptor para interceptação de radar; radiogoniometros, LORAN e ecosonda.

Aeronaves: hangar e guindaste para operar um hidroavião.

Código Internacional de Chamada: NIJT

Tripulação: 1196 homens, sendo 80 oficiais e 1116 praças. A tripulação incluía um destacamento de Marines (Fuzileiros Navais).

Obs: Características de 1943.

 

H i s t ó r i c o

 

O Cruzador Ligeiro USS Philadelphia - CL 41, foi o quinto navio a ostentar esse nome na Marinha dos EUA. Segunda unidade da classe Blooklyn, teve sua construção autorizada em 16 de junho de 1933 e foi construído pelo Philadelphia Navy Yard, na Philadelphia, Pennsylvania, a um custo estimado em US$ 18.5 milhões. Teve sua quilha batida em 28 de maio de 1935, foi lançado ao mar e batizado em 17 de novembro de 1936, tendo como madrinha a Sra. George H. Hale, Primeira Dama do Estado da Pennsylvania. Foi incorporado na Philadelphia em 23 de setembro de 1937. Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Mar-e-Guerra (USN) Jules James.

 

1938

 

Depois de completar a instalação final de equipamentos, partiu da Philadelphia em 3 de janeiro, para realizar seu cruzeiro de testes e adestramento inicial ("shakedown"), nas Índias Ocidentais. Retornou a Philadelphia para avaliação e ajustes dos equipamentos que não apresentaram um bom funcionamento no "shakedown", e depois realizou novos testes na costa do Maine.

 

Chegou a Charleston, Carolina do Sul em 30 de abril.

 

Na primeira semana de maio, recebeu a bordo, o Presidente Franklin D. Roosevelt para uma viagem ao Caribe. O Presidente desembarcou em Charleston em 8 de maio. A partir daí passou a operar com a 8ª Divisão de Cruzadores (CruDiv 8) na costa leste.

 

Em 27 de junho, foi designado como capitania do Contra-Almirante (USN) F.A. Todd, comandante da 8ª Divisão de Cruzadores da Força de Batalha.

 

Nos meses seguintes visitou os principais portos das Índias Ocidentais, New York, Boston e Norfolk.

 

1939

 

Atravessou o Canal do Panamá em 1º de junho.

 

Em 18 de junho chegou a San Pedro, Califórnia, nova sede da 8ª Divisão de Cruzadores, que passou a operar no Pacifico.

 

1940

 

Em 2 de abril suspendeu de Los Angeles para Pearl Harbour, sua nova base, participando de diversas manobras da Esquadra do Pacifico até maio de 1941.

 

1941

 

Em 17 de março, suspendeu de Pearl Harbor para patrulha e exercicios ao largo do Hawai. As 23:04h do dia 19 de março, durante manobra tatica noturna, a proa do CT USS Farragut - DD 348 colidiu com o costado de bombordo do CT USS Aylwin - DD 355, em um angulo de 90º, causando avarias importantes e um grave incendio que atingiu parte principal do sistema eletrico do navio, a Praça d' Armas e os comarotes dos oficiais. O Philadelphia, assim como os USS Dale - DD 353, USS Stack - DD 406, e USS Sterett - DD 407, enviou uma equipe de combate a incendio para ajudar o Aylwin. Depois de controladas a chamas o Philadelphia e o USS Indianapolis - CA 35 enviaram equipes de CAV para realizar reparos de emergencia no navio sinistrado e esta pude-se ser rebocado de volta a Pearl Harbor para reparos completos, primeiro pelo CL USS Detroit - CL 8 e depois pelo NV USS Turkey - AM 13.

 

Partiu de Pearl Harbour em 22 de maio, para retornar as operações no Atlântico, chegando a Boston em 18 de junho. A partir dai iniciou as operações de patrulha de neutralidade, navegando entre as Ilhas Bermudas e Halifax, na Nova Escócia.

 

Em 25 de novembro, deu entrada no Boston Navy Yard para manutenção. Quando ocorreu o ataque japonês a Pearl Harbour ainda estava em reparos.

 

Onze dias depois do ataque japonês, partiu para exercícios em Casco Bay, e depois se juntou a dois contratorpedeiros para patrulha anti-submarino na região de Argentia, em Newfoundland.

 

No dia 30 de dezembro, partiu de Casco Bay, com destino a Argentia, aonde chegou no dia 1º de janeiro de 1942, em companhia do NAeE USS Long Island - CVE 1 e o CT USS Stack – DD 406.

 

1942

 

Em 14 de fevereiro, retornou para New York, realizando depois duas viagens de escolta até Hafnarfjordur, na Islândia.

 

Em 16 de maio, se juntou as unidades da Força-Tarefa 22 em Norfolk, partindo em 18 de maio para realizar uma varredura anti-submarino no região do Canal do Panamá.

 

Retornou a New York, voltando a partir em 1º julho, a atuar como unidade de escolta de um comboio com destino a Greenock, na Escócia.

 

Em meados de agosto, escoltou outro comboio para Greenock.

 

Em 15 de setembro, retornou a Norfolk, Virginia , e se uniu a Força-Tarefa Naval Ocidental (Western Naval Task Force), sob o comando do Contra-Almirante (USN) H. Kent Hewitt. Essa força era encarregada de desembarcar parte dos 35.000 homens e 250 tanques da Força-Tarefa Ocidental do General Patton, em três diferentes pontos da costa atlântica do Marrocos francês. Nessa comissão, o Philadelphia era o capitania do Contra-Almirante (USN) Lyal A. Davidson, comandante do Grupo de Ataque Sul, que era encarregado de transportar os 6423 homens e 108 tanques do Major-General E. N. Harmon para desembarcar em Safi, a aproximadamente 140 milhas ao sul de Casablanca.

 

O GT do Philadelphia partiu de Norfolk em 24 de outubro, fixando curso rumo as ilhas britânicas. A Força-Tarefa Naval Ocidental, era composta de 102 navios que se espalhavam por uma área de 20 por 40 milhas, quando se combinou a 450 milhas ao largo de Cape Race, Newfoudland em 28 de outubro. Foi a maior frota de combate enviada pelos EUA naquela época.

 

A FT seguiu no rumo norte até 6 de novembro, e a partir dai mudou o curso em direção ao Estreito de Gibraltar, e durante a noite passaram a se dirigir mais para o sul marcando curso em direção a Casablanca. Pouco antes da meia noite os três GT's se separaram com destino a três pontos diferentes da costa marroquina.

 

O Philadelphia tomou posição na sua estação de apoio de fogo naval, assim que os navios de transporte começaram a desembarcar as tropas no inicio da escura manhã de 8 de novembro. As baterias costeiras abriram fogo às 04:28hs e dois minutos depois o Philadelphia, se juntou ao encouraçado USS New York - BB 34, atacando a Bateria Railleuse que com quatro canhões de 130mm era a unidade de defesa mais forte na área de Safi. Na manha seguinte bombardeou uma bateria de três canhões de 155mm, três milhas ao sul de Safi.

 

Os aviões de reconhecimento do cruzador também atuaram em missões de apoio aproximado. Um dos aviões descobriu e bombardeou o submarino francês de Vichy em 9 de novembro nas redondezas de Cape Kantin. No dia seguinte o submarino Medeuse, um dos oito que saíram de Casablanca, foi visto encalhado em Mazagan, ao norte de Cape Blanco, com a popa afundada e bem adernado para bombordo. Parecendo o submarino que foi atacado no dia anterior ao largo de Cape Kantin. O Medeuse foi encontrado pelo avião do Philadelphia e atacado novamente.

 

Em 13 de novembro, partiu de Safi, chegando em New York em 24 de novembro.

 

1943

 

Operando a partir de New York, até 11 de março, escoltou dois outros comboios até Casablanca. Depois se juntou a Força-Tarefa 85 do Contra-Almirante (USN) Alan G. Kirk para exercícios em Chesapeake Bay, como preparação para invasão da Sicília.

 

Em 8 de junho, partiu de Norfolk, Virginia, acompanhado de nove contratorpedeiros, entre eles o USS Knight - DD 633 e o USS Cowie - DD 632 escoltando um comboio que chegou a Oran, Argélia em 22 de junho, onde aconteciam os preparativos finais para a invasão da Sicilia. Partiu de Oran em 5 de julho, integrando com os demais navios a FT 86 sob o comando do CA (USN) A. G. Kirk, que chegou ao largo das prais de Scoglitti pouco antes da meia noite de 9 de julho. O Philadelphia forneceu apoio de fogo as tropas da 45ª Divisão de Infantaria, do Major-General Troy Middleton.

 

Em 15 de julho se juntou ao grupo de apoio de fogo naval ao largo da Praia de Empedocle, onde seus canhões foram muito úteis.

 

Em 19 de julho, partiu da área de apoio de fogo, seguindo para Algiers, onde se tornou capitania do Contra-Almirante (USN) Lyal Ament Davidson, comandante da 8ª Divisão de Cruzadores e da Força de Suporte.

 

Em 27 de julho, foi formada a FT-88, junto com o USS Cowie - DD 632 entre outros, que tinha como missão proteger Palermo, prestar apoio de fogo ao 7º Exercito no seu avanço ao longo da costa, entre Palermo e Cape Millazo, provisão de embarcações anfíbias para pequenos assaltos atrás das linhas inimigas e o transporte de artilharia pesada, suprimentos e veículos, e, retirada e transporte desses materiais que congestionavam as estradas de ferro e a única estrada costeira nessa região.

 

Em 30 de julho, acompanhado do USS Savannah - CL 42 e de seis contratorpedeiros, sendo um deles o USS Trippe - DD 403, entrou no porto de Palermo e no dia seguinte começaram o bombardeio das bateria próximas a San Stefano di Camatra.

 

A ação na área de Palermo continuou até 21 de agosto, quando partiu para Algiers. Durante suas operações em apoio a invasão da Secilia, o cruzador proveu extensivo apoio de fogo e defendeu-se de vários ataques aéreos, derrubando seis aeronaves inimigas.

 

Escalou em Oran, partindo em 5 de setembro para Salermo. Seu comboio entrou no Golfo de Salermo algumas horas antes da meia noite de 8 de setembro. O Philadelphia começou a trabalhar para valer ao largo das praias às 09:43hs do dia seguinte quando iniciou o bombardeio da costa. Quando um de seus aviões de esclarecimento localizou 35 tanques alemães escondidos na vegetação adjacente a Praia Vermelha. Os canhões do cruzador os tomaram como alvo destruindo sete deles, antes que escaparem para retaguarda.

 

Em 11 de setembro, escapou por pouco de uma bomba planadora, apesar de alguns de seus tripulantes terem sido feridos quando de sua explosão.

 

Enquanto bombardeava alvos ao largo de Aropoli, derrubou uma aeronave, que fazia parte de um esquadrão que atacava o seu GT, e no mesmo dia ajudou a dispersar um segundo ataque aéreo nas redondezas de Altavilla. No dia 17 de setembro, derrubou mais duas aeronaves inimigas, retirando-se da aérea a noite, com destino a Bizerta, na Tunísia.

 

Depois de passar por reparos em Gibraltar, seguiu para Oran, na Argélia onde assumiu a escolta de um comboio com destino a Hampton Roads, onde chegou em 21 de novembro.

 

O Cruzador USS Philadelphia - CL 41, quando ainda pertencia a Marinha dos EUA. (foto: USN)

 

1944

 

Foi submetido a uma revisão no New York Naval Yard, realizando depois um período de treinamento e requalificação em Chesapeake Bay.

 

Em 19 de janeiro, partiu de Norfolk na escolta de um comboio, que chegou a Oran, Argélia, em 30 de janeiro.

 

Em 14 de fevereiro, juntou-se aos navios de apoio de fogo ao largo de Anzio, dando cobertura as tropas que avançavam em terra até 23 de maio.

 

Em 5 de março, integrou-se a sua escolta o CT USS Kendrick - DD 612.

 

Em 12 de maio, partiu de Oran, integrando um GT que incluia entre outros o CT USS Laub - DD 613, para prestar apoio de fogo naval na cabeça de praia de Anzio.

 

Em 23 de maio, durante o bombardeio da costa italiana o Philadelphia colidiu com o CT USS Laub - DD 613.

 

Depois de realizar uma revisão em Malta, se juntou no dia 30 de julho, em Taranto, Itália, ao Grupo-Tarefa 85.12, sob o comando do Almirante C. F. Bryant. Depois de duas semanas em preparativos, partiu no dia 11 de agosto com esse GT e outras unidades aliadas para a costa sul da França. Na manhão de 15 de agosto, o GT se aproximou do Cabo Camerat, no Golfo de Saint Tropez, França. Às 06:40hs, acompanhado dos E USS Texas - BB 35 e USS Nevada - BB 36, C FNFL Georges Leygues e FNFL Montcalm e dos CT USS Macomb - DD 458, USS Emmons - DD 457, USS Hambleton - DD 455 e USS Rodman - DD 456, começou a bombardear as praias com fogo de contra bateria dando cobertura aos Navios Varredores. Às 08:15hs com os bombardeios tendo destruído as defesas inimigas, os lendários "Thunderbirds" da 45ª Divisão de Infantaria, do Major General Eagle desembarcaram quase sem oposição.

 

Depois de ser reabastecido com munição em Propriano, na Córsega em 17 de agosto, deu apoio de fogo a tropas do Exercito Francês a oeste de Toulon. Desembarcou tropas no porto de Marselha junto com o Cruzador USS Augusta - CA 31. Em 21 de agosto, seu comandante, o CMG (USN) Walter A. Ansel, aceitou a rendição das fortalezas das ilhas Pomeques, Chateau D'lf e Ratonneau na baia de Marselha.

 

Depois de cumprir missão de apoio de fogo ao largo de Nice, seguiu para Nápoles. Em 20 de outubro, partiu de Nápoles, chegando a Philadelphia em 6 de novembro.

 

1945

 

Foi submetido a uma revisão no Philadelphia Naval Yard, e depois de realizar treinamento de requalificação nas Índias Ocidentais seguiu para Norfolk, Virginia, onde chegou em 4 de junho.

 

Em 7 de julho, partiu para Antuérpia, Bélgica, na escolta do Cruzador USS Augusta - CA 31, que transportava o Presidente Harry S. Truman, e comitiva que incluía o Secretario de Estado Byrnes e o Almirante (USN) William D. Leahy. Chegaram a Antuérpia em 15 de julho, onde o Presidente desembarcou e seguiu de avião para a Conferencia de Potsdam. Antes do fim da conferencia, o Philadelphia seguiu para Plymouth, Inglaterra, onde aguardou o retorno do Presidente.

 

Em 2 de agosto, prestou honras ao Rei George VI, quando este visitou o Presidente Truman a bordo do Augusta em Plymouth. Os navios partiram no mesmo dia, e o Philadelphia chegou a Norfolk em 7 de agosto.

 

Em 6 de setembro, partiu de Narragansett Bay para Southampton, Inglaterra, retornando no dia 25 na escolta do antigo liner alemão Europa.

 

Depois de realizar operações na área de Narragansett Bay e Chesapeake Bay, chegou a Philadelphia em 26 de outubro.

 

Em 14 de novembro, partiu para Le Havre, França, embarcando tropas do Exercito de volta para New York em 29 de novembro. Entre 5 e 25 de dezembro fez mais uma viagem da Operação "Magic Carpet" entre Le Havre e New York, chegando a Philadelphia em 9 de janeiro de 1946 para iniciar os preparativos para desativação.

 

Pelo seu serviço na 2º Guerra Mundial, o Philadelphia recebeu 5 Estrelas de Combate.

 

1947

 

Foi descomissionado em 3 de fevereiro, em cerimonia realizada no Philadelphia Navy Yard.

 

1951

 

Em 9 de janeiro, foi retirado da lista dos navios pertencentes a U.S.Navy, e vendido ao Brasil, sob os termos do Programa de Ajuda Mutua de Defesa (MDAP - Mutual Defense Assistance Program), sendo incorporado à Marinha do Brasil onde recebeu o nome de Barroso - C 11.

 

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CMG Jules James 23/09/1937 a __/__/19__
CMG Walter A. Ansel __/__/1944 a __/__/194_
CMG Felix L. Englander __/__/19__ a __/__/19__

 

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Friedman, Norman. U.S. Cruisers: An Illustrated Design History. Annapolis, MD. United States Naval Institute, 1984.

 

- NavSource Naval History - www.navsource.org

 

- Cruzador Tamandaré - www.regobarros.eng.br/tamandare