1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||
USS Helios - ARB 12/LST 1127 Classe Aristaeus/LST 511-1152
D a t a s
Batimento
de Quilha: 23 de
novembro de 1944 Baixa: 3 de dezembro de 1946
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento: 1.781 ton (leve), 2.030
ton (padrão), 3.960 (carregado). Combustivel: 584 toneladas. Energia Elétrica: 4 geradores de 100 kW para 120V/240V D.C e 2 geradores de 100 kW para 450V A.C. Velocidade: máxima de 12 nós. Raio de Ação: 6.000 milhas à 9 nós
Armamento: 1 canhão Mk 26 de 76 mm; 8 canhões Bofors L/60 de
40 mm, em dois reparos duplos Mk 1 e quatro singelos. Equipamentos: Oficinas de Enrolamento de Motores Elétricos, de Reparos de Equipamentos Elétricos, de Tornos, de Fresa, de Ajustagem, de Chapas Finas, de Chapas Grossas, de Fundição, de Redes (com capacidade de confeccionar redes de até 6 polegadas) e Carpintaria. seis. Capaz de fornecer combustivel Navy Special e água a outras embarcações. Um guindaste para 60 ton. e dois paus de carga para 10 ton. Código Internacional de Chamada: NJMR Tripulação: 286 homens, sendo 15 oficiais e 271 praças. Obs: Características da época da incorporação como LST.
H i s t ó r i c o
O Navio de Desembarque de Carros de Combate USS LST 1127, foi construído pelo estaleiro Chicago Bridge & Iron Co., em Seneca, Illinois. Teve sua quilha batida em 23 de novembro de 1944, foi lançado em 14 de fevereiro de 1945, tendo como madrinha a Sra. Emery Adams. Foi incorporado em 26 de fevereiro de 1945. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-Tenente (USN) Adam W. Melohusky.
O LST 1127, desceu o Rio Mississippi, seguindo para Baltimore (Maryland), onde foi descomissionado em 16 de março. Foi convertido em Navio-Oficina (ARB - Battle Damaged Repair Ship), pelo estaleiro Maryland Drydock Co., em Baltimore. Em 23 de julho de 1945, foi reincorporado como USS Helios - ARB 12, em homenagem ao Deus grego do Sol. O Helios passou a fazer parte da classe de Navios-Oficina conhecida como Aristaeus.
1945
Ainda sob o comando do Capitão-Tenente (USN) Melohusky, seguiu para Chesapeake Bay onde realizou o treinamento e qualificação de sua tripulação.
Recebeu ordens de seguir para o Pacifico, partindo de Norfolk (Virginia) em 7 de agosto.
Quando chegou a Pearl Harbor em 29 de setembro a guerra tinha chegado ao fim e seus serviços a muito não eram necessários.
Em 11 de outubro, partiu de Pearl Harbor, chegando a Charleston (Carolina do Sul) em novembro.
1946
Partiu de Charleston para Área de Fundeio de Navios Inativos da Frota em Green Cove Springs (Florida), onde foi descomissionado em 3 de dezembro de 1946.
1962
Permaneu na reserva até ser emprestado ao Brasil sob os termos do MAP - Military Assistance Program, em 19 de janeiro de 1962, em cerimonia realizada em Green Cove Springs, recebendo o nome de NO Belmonte – G 24. Enquanto esteve em serviço na U.S.Navy foi agraciado com a American Campaing Medal, Asiatic-Pasific Campaign Medal e World War II Victory Medal.
1977
Em 1º de dezembro, foi definitivamente adquirido pelo Brasil, sendo retirado da lista dos navios da Marinha dos EUA em 10 de dezembro.
1978
Em 28 de dezembro, foi adquirido em definitivo.
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
B i b l i o g r a f i a
- Jane's Fighting Ships 1972-1973. London: Jane's Publishing Company Limited, 1972.
- NavSource Naval History - www.navsource.org |
||||