1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

HMS Blackwater - M 2008

Classe River

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 16 de janeiro de 1984
Lançamento: 29 de agosto de 1984
Incorporação: 5 de julho de 1985

Baixa: 10 de julho de 1998

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 630 ton (padrão), 770 ton (carregado).
Dimensões: 47.6 m de comprimento, 10,5 m de boca e 3,1 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Ruston tipo 6 RKCM de 1.700 bhp cada, acoplados a 2 eixos e 2 hélices Stone Vickers 63XS de quatro pás, de passo controlado.

Combustível: 88 toneladas.

Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW.

Velocidade: máxima de 14 nós.

Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós.

Armamento: 1 canhão Bofors Mk 3 de 40 mm e duas metralhadoras.
Sensores: 2 radares de navegação Decca TM 1226 C, 2 eco-sondas Kelvin-Hughes MS48, SATNAV, e Sistema de Posicionamento Racal QM 14 (1) e HYPERFIX Mk.6 com alcance operacional de 700 km.
Equipamentos: Sistema de Varredura Mecânica WS Mk.9, monitorado pelo Equipamento de Monitoração de Varredura Mecânica BAJ-Vickers Mk.1, capaz de realizar varreduras até a profundidade de 300 m. Equipado com RHIB Gemini e conta com proteção NBQ.

Código Internacional de Chamada: ?

Tripulação: 30 homens, sendo 7 oficiais, 7 sargentos e 16 praças.

 

H i s t ó r i c o

 

O Navio Varredor HMS Blackwater - M 2008, foi o segundo navio a ostentar esse nome na Royal Navy. Foi construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Great Yarmouth, Grã-Bretanha, a um custo inicial em torno de £ 4.5 milhões. Teve sua quilha batida em 16 de janeiro de 1984, foi lançado ao mar em 29 de agosto de 1984, tendo como madrinha a Sra. Brown, esposa do Vice-Almirante Sir David Brown, Comandante Naval da Região de Plymouth. Foi  incorporado em 5 de julho de 1985 em Rosyth.

 

Iniciou sua vida operacional integrando o 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas.

 

O Blackwater, foi o único varredor da classe River, composta de 12 unidades, que foi operado exclusivamente por pessoal regular da Royal Navy, ao contrario dos outros que tinham tripulação mesclada com reservistas navais. Mesmo nessa condição operava regularmente em companhia de seus irmãos de classe.

 

Serviu por algum tempo no Esquadrão de Proteção a Pesca (FPS - Fishery Protection Squadron).

 

1993

 

Em 17 de junho foi anunciada a dissolução do 10º Esquadrão de Contramedidas de Minas.

 

Em dezembro, iniciou um grande periodo de reparos em Rosyth.

 

1994

 

Em 5 de março, iniciou os testes de mar, depois de ser submetido a um periodo de reparos em Rosyth. Duas caracteristicas visuais notaveis depois dos reparos foram a substituição do brasão do navio pelo brasão do Esquadrão de Patrulha na Irlanda do Norte e a ausencia do indicativo visual no casco.

 

Foi transferido para Faslane (Escócia) passando a operar com o Esquadrão da Irlanda do Norte em missões de patrulha costeira e operações de contra-terrorismo em apoio ao Exercito Britânico e a Policia Real do Ulster. Substituiu nesse Esquadrão o Navio de Patrulha HMS Kingfisher - P 260.

 

1998

 

Foi vendido para o Brasil.

 

Em 10 de julho, foi descomissionado da Royal Navy e incorporado a Marinha do Brasil na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra recebendo o nome de NPa Benevente - P 61.

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Não disponível no momento

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm

 

- Marine News - Journal of The World Ship Society, Vol.XLX, nº 10, Out. 1995.

 

- Parlamento Inglês - www.parliament.the-stationery-office.co.uk