1822 - NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS - Hoje |
||||||||||||||||||||
NPa Benevente - P 61 Classe River/Bracuí
"Patrulheiro dos Mares"
"Benê"
D a t a s
Batimento de Quilha:
16 de janeiro de 1984 Baixa (RN): 10 de julho de 1998 Incorporação (MB): 10 de julho de 1998
C a r a c t e r í s t i c a s
Deslocamento:
630 ton (padrão), 770 ton (carregado). Combustível: 88 toneladas. Eletricidade: 2 geradores diesel G & M Power de 230 kW. Velocidade: máxima de 14 nós. Raio de ação: 4.500 milhas náuticas à 10 nós. Armamento:
1 canhão Bofors Mk 3 de 40 mm e duas metralhadoras. Código Internacional de Chamada: PWTE Tripulação: 35 homens, sendo 4 oficiais, 7 sargentos e 24 praças.
H i s t ó r i c o
O Navio Patrulha Benevente - P 61, ex-HMS Blackwater - M 2006, é o segundo navio a ostentar esse nome(1) na Marinha do Brasil, em homenagem a um rio do mesmo nome no Estado do Espirito Santo. Foi construído pelo estaleiro Richards Shipbuilders Ltd., em Great Yarmouth, Grã-Bretanha. Foi incorporado a MB em 10 de julho de 1998, na Base Naval de Portsmouth, Inglaterra. Naquela ocasião, assumiu o comando o Capitão-de-Corveta Carlos Eduardo Vidal
A oficialidade do recebimento do Babitonga foi a seguinte:
- CC Carlos Eduardo Vidal - Comandante - CT ? - Imediato
- 1º Ten. ? - Enc. Convés
Lista completa da primeira tripulação
1998
Em 3 de agosto suspendeu de Portsmouth com destino ao Brasil.
1999
Em 13 de dezembro, passou a subordinação do Comando do Grupamento Naval do Sul (ComGrupNS) e do 5º Distrito Naval, tendo como área de atuação o litoral dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, operando a partir de Rio Grande-RS.
2000
Em novembro, colaborou com a Fundação Universidade do Rio Grande em uma operação para devolução de 70 pingüins 1 petrel e 1 lobo marinho ao seu habitat natural.
2001
Em maio, participou da comissão SULMINEX I/01.
Em 10 de julho, completou 3 anos de serviço atingindo as marcas de 179 dias de mar e 25.600 milhas navegadas.
Recebeu o Prêmio Contato CNTM/2000 Distrital/5º DN, do Comando Naval de Controle do Trafego Marítimo.
Inaugurou o novo píer da Delegacia da Capitania do Portos de Itajaí, no porto daquela cidade em Santa Catarina.
Realizou Operação ADESTREX-ANV, com aeronaves UH-12 Esquilo do EsqHU-5, para adestrar as equipes de bordo em operações aéreas.
2002
Em 16 de agosto, o Benevente estava em missão conjunta com o IBAMA realizando a soltura de pingüins no mar, quando foi acionado para auxiliar nas buscas da aeronave Esquilo N-7083 do EsqHU-5 que desapareceu no final da manha desse dia no trecho Rio Grande-Tramandaí.
2003
Em 21 de março, resgatou um tripulante do B/P "Rias Altas" em emergência medica a 48 milhas náuticas ao sul de Rio Grande-RS, com o apoio de uma aeronave UH-12 Esquilo do Esquadrão HU-5, que realizou EVAN transportando o enfermo para Santa Casa de Rio Grande.
Em 11 de julho, participou junto com Lanchas da CPRJ e do Corpo de Bombeiros do RS, da busca sem sucesso a um jovem de 15 anos que caiu ao mar, do B/P "Artesanal" no Canal de acesso do Porto de Rio Grande.
Nos dias 8 e 11 de setembro o navio participou das buscas ao B/P "Pesca Chile II", de bandeira uruguaia, naufragado no litoral de Santa Catarina à 180 milhas a nordeste de Rio Grande, conseguindo resgatar com o apoio dos B/P "Yamaha II" e "Andreas I", 8 dos 10 tripulantes, em operação vetorada por C 130 Hercules da FAB, que localizou destroços a 30 milhas à nordeste do ponto inicial e por fim no dia 11 os sobreviventes a 175 milhas a sudeste de Itajaí, para onde foram transportados pelo Benevente, onde chegaram em 12 de setembro.
Entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro o navio, participou junto com diversos B/P, aeronaves do Grupamento Aéreo da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (GPMO-BMRS), e aeronaves patrulha P-95B Bandeirulha do 2º/7º GAv da FAB, baseados na Base Aérea de Florianópolis das buscas ao B/P "Eliamar" naufragado às 00:30 hs do dia 22 nas proximidades de Torres-SC.
2004
Entre 28 de março e 2 de abril, participou junto com a Cv Imperial Marinheiro - V 15 e diversos B/P das buscas aos B/P "Valio II" e "Aquarela I" desaparecidos durante o Ciclone Extra-Tropical (um Furacão, segundo o NOAA) "Catarina", que atingiu o litoral sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. No dia 30 de março, resgatou dois sobreviventes.
2005
Em 9 de julho, foi acionado pelo SALVAMAR-SUL para prestar apoio ao M/V "Transmodal", de bandeira argentina, que sofreu incêndio em sua praça de máquinas logo após sair do porto, a 25 milhas de Rio Grande. Os tripulantes desse mercante, foram resgatados pelo M/V "MOL Strenght", de bandeira panamenha, que mais tarde transferiu três feridos com queimaduras mais graves para um helicóptero da Marinha.
Entre 10 e 20 de outubro, participou da Operação Conjunta PAMPA 2005, integrando a Força-Tarfa Combina Rio Grande junto com a Cv Imperial Marinheiro – V 15, o NPa Babitonga – P 63, o RbAM Tritão – R 21. Também participaram dessa operação elementos do CFN, da ForAerNav, do Exercito e da Força Aérea.
2006
Entre 12 de abril e 3 de maio, o Comando do Grupamento Naval do Sul realizou a Operação INSPNAV-POA-NV-II/ADESTREX I/2006, que contou com a presença do Com5ºDN, VA Gilberto Max Roffé. Acompanhado do Babitonga, realizou ações de Inspeção Naval em apoio ao IBAMA e de presença nas águas jurisdicionais do 5º DN, além de diversos adestramentos inter-navios. Foram visitados os portos de Pelotas, no dia 26 de abril e Porto Alegre de 28 de abril a 1º de maio.
Entre os dias 17 e 20 de abril, realizou a Operação Convés S-1, em Itajaí-SC, em conjunto com dois helicópteros do 5º/8º GAv da FAB, que simularam o resgate de tripulantes de um embarcação em alto mar.
2007
Por volta da 10:00hs do21 de março, em patrulha, foi acionado pelo SALVAMAR SUL para demandar de encontro ao Navio de Pesca "Sea Land Fenx" a 380 km a leste de Rio Grande-RS, para prestar socorro medico a um tripulante de nacionalidade chinesa, que se encontrava acidentado a bordo. Por volta da 19:30hs uma equipe do Benevente foi a bordo do Navio de Pesca, onde foi avaliado que situação do acidentado era grave, com possível traumatismo craniano. Às 00:55hs do dia 22 de março, o tripulante não resistiu ao ferimento e veio a falecer a bordo do pesqueiro que, por decisão de seu comandante, dirigiu-se para o porto de Montevideo (Uruguai) para desembarcar o corpo do tripulante.
Entre 26 e 28 de outubro, representou a Marinha do Brasil na 53ª Feira do Livro em Porto Alegre-RS, tendo na oportunidade sido visitado por 6.000 pessoas.
2008
Entre 12 e 16 de janeiro, atracado em Paranaguá, representou a Marinha do Brasil, na realização do 18º Acampamento Regional de Escoteiros do Paraná recebendo a visita de 435 escoteiros de grupos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal, que conheceram as suas características, missão e rotina.
Entre 22 e 30 de janeiro tomou parte na Operação ADESTREX-I realizada na área compreendida entre Rio Grande e Itajaí, que também contou com a participação do NPa Babitonga, do RbAM Tritão e da Cv Imperial Marinheiro, todos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul. O GT realizou diversos adestramentos, Inspeção Naval e apoiou a Escola Naval com embarque de aspirantes.
Entre 31 de maio a 7 de junho, participou da Operação Combinada FRONTEIRA SUL I, juntamente com o Exercito e a Força Aérea. Também participaram a Cv Imperial Marinheiro - V 15, além de lanchas da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e da Capitania Fluvial do Rio Paraná, um helicóptero UH-12 do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e um destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Foram realizadas de atividades de Patrulha Naval, Inspeções Navais e ACISO.
Em 21 de julho, suspendeu de Rio Grande, para realizar uma cerimônia cívico-militar com lançamento de flores ao mar em homenagem aos marinheiros mortos em operações de guerra.
No inicio de dezembro, participou de missões de apoio as vitimas das enchentes ocorridas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
2009
Durante a Operação LAÇADOR foi acionado pelo SALVAMAR-Sul junto com as F Constituição – F 42 e o Bosisio - F 48 para prestar socorro e resgatar os tripulantes do M/V "Duden", IMO 8005226, de bandeira da Turquia, que foi atingido por um incêndio de grandes proporções ocorrido no dia 22 de novembro, quando encontrava-se a cerca de 140 milhas pelo través de Tramandai-RS, durante a sua travessia de Port Harcourt (Nigeria), via Tema (Ghana) para Rosário (Argentina). O navio também realizou operação de segurança da navegação no entorno do do casco sinistrado.
2010
Entre 17 e 21 de março participou, junto com o navio patrulha Babitonga, a corveta Imperial Marinheiro e o Rebocador Tritão, das comemorações dos 75 anos do Porto de Paranaguá.
Entre 25 e 28 esteve no porto de São Francisco do Sul junto com a Cv Imperial Marinheiro.
Participou da Operação FRATERNO XXVIII realizada entre 27 de maio e 6 de junho na área marítima entre Buenos Aires e Rio Grande.
O GT brasileiro foi comandado pelo CA Luiz Henrique Caroli, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e o GT argentino pelo CN Fernando Luis Beccaria. O GT brasileiro na operação foi composto pela Constituição (capitanêa), Jaceguai e os helicópteros Super Lynx (AH-11A) e Esquilo (UH-12/13). Além destes meios, o S Tikuna, o NPa Benevente e o RbAM Tritão, estes dois últimos do Comando do 5° Distrito Naval, apoiaram os exercícios. O GT argentino foi composto pelos ARA Sarandi - D 13, ARA Robinson - F 45 e ARA Patagônia - B 1, mais um helicóptero Fennec (AS-555) e um Alouette (AI-03). A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da operação empregando uma aeronave Bandeirante para patrulha marítima (P-95B) e dois caças táticos de defesa aérea e ataque ao solo (F-5). Os dois GTs estiveram em Rio Grande de 3 a 6 de junho.
2011
Em setembro participou da Operação AGATA 2 realizada na região Sul e Centro-Oeste, junto com o M Parnaíba – U 17, os NPa Poti – P 15 e Pirajá – P 11; o NAsH Tenente Maximiano – U 28, o NaApLogFlu Potengi – G 17, o AvTrFlu Piraim – U 29, a AgEsFlutuante Esperança do Pantanal, as LAEP Anhuma, Saracura, Mutum, Corvina, Piava e Piraúna, dentre outras Lanchas e Flex-Boats, bem como helicópteros Esquilo UH-12 e Bell Jet Ranger IH-6B dos Esquadores HU-5 e HU-4. Assim como na AGATA 1, desenvolvida na região Norte do Brasil no mês de agosto, também participaram dessa edição a Policia Federal (PF), Secretaria da Receita Federal (SRF), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) e órgãos de Segurança Estaduais e Municipais.
Durante a Operação foram realizadas ações de interdição de pistas de pouso irregulares, atracadouros clandestinos, patrulha naval nas calhas dos rios, bloqueio e controle de estradas, reconhecimento especializado de fronteira, revista de veículos, embarcações, interceptação de aeronaves suspeitas e ações cívico-sociais nas comunidades carentes.
Entre os dias 7 e 10 de outubro, esteve no porto de Santos-SP, em escala durante exercicios realizados na costa sul e sudeste. Cabe notar um fato interessante que foi a presença de trilhos e minas instaladas na popa do navio.
No período de 12 a 15 de novembro participou da 57ª Feira do Livro, que ocorreu de 28 de outubro a 15 de novembro, na capital gaúcha. Nesse período o navio recebeu o expressivo numero de 10.414 visitantes a bordo.
Em 12 de dezembro participou da Parada Naval alusiva a Semana da Marinha realizada ao largo da Praia do Cassino, em Rio Grande, junto com a Cv Imperial Marinheiro – V 15, o RbAM Tritão – R 21, NB Faroleiro Mário Seixas – H 26 e o NPa Babitonga – P 63, além de três helicópteros do Esquadrão HU-5.
2012
Entre 11 e 25 de janeiro, integrando o Grupo-Tarefa 516.1, sob o comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, junto com a Cv Imperial Marinheiro - V 15, RbAM Tritão - R 21 e o NPa Babitonga - P 63, prestou apoio ao Estágio de Verão para 27 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval durante a Operação ASPIRANTEX SUL-ADESTREX-I/2012. Foi realizada Ação de Presença nos portos de São Francisco do Sul e Itajaí, Patrulha Naval, Inspeções Navais no litoral de Santa Catarina, manobras de “Homem ao Mar” e exercício de tiro real.
Entre 29 de junho e 2 de julho esteve no porto de Santos-SP.
2013
Participou da Operação LAÇADOR-2013, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), realizada na região sul entre os dias 16 e 27 de setembro. Operou na área marítima entre os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, junto com o NPa Babitonga P 63, o RbAM Tritão - R 21 e a Cv Imperial Marinheiro - V 15, todos do Com5ºDN.
O u t r a s F o t o s
R e l a ç ã o d e C o m a n d a n t e s
H i s t ó r i c o A n t e r i o r
B i b l i o g r a f i a
- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.
- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.47.
- River class Fleet Minesweppers - www.btinternet.com/~warship/Postwar/Mine/river.htm
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 704, dez. 2000; n.º 711, jul. 2001; n.º 712, ago. 2001; n.º 713, set. 2001; n.º 717, jan. 2002.
- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 770, jun. 2006; n.º 771, jul. 2006; n.º 787, nov. 2007; n.º 790, fev. 2008; n.º 791, mar. 2008.
- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.
- Incidentes SAR do SALVAMAR SUL, Comando do 5º Distrito Naval.
- Colaboração do CF Henrique Tadeu dos Santos. (1) Benevente, do latim "Bene Eventus" (Bom Evento). |
||||||||||||||||||||
|