1822             -                NAVIOS DE GUERRA BRASILEIROS            -               Hoje

 

Cv Imperial Marinheiro - V 15

Classe Imperial Marinheiro

 

"Imperial dos Mares"

 

 

D a t a s

 

Batimento de Quilha: 26 de outubro de 1953
Lançamento: 19 de novembro de 1954
Incorporação: 18(1) de junho de 1955

 

 

C a r a c t e r í s t i c a s

 

Deslocamento: 911 ton (padrão), 1.025 ton (carregado).
Dimensões: 55.72 m de comprimento, 9.55 m de boca e 3.6 m de calado.
Propulsão: 2 motores diesel Sulzer 6TD36 de 6 cilindros e 1.080 bhp cada, acoplados diretamente a 2 eixos com hélices de passo fixo.

Tração Estática: 18 toneladas; e cabo de reboque de 500 metros e esta aparelhada para efetuar o lançamento do sistema "Beach Gear".

Eletricidade: 2 geradores diesel de 160 kW e 1 gerador diesel de reserva de 75 kW.  alternadores.

Combustível: 135 tons.

Velocidade: máxima de 16 nós; máxima constante 14 nós.

Raio de Ação: 15.000 milhas náuticas.
Armamento: 1 canhão de 3 pol. (76,2 mm/50) Mk 26, 4 metralhadoras Oerlikon Mk 10 de 20 mm/70 em reparos singelos.
Sensores: 1 radar de superfície e navegação.

Equipamentos: Maquina de reboque instalada no convés principal; equipamento de Combate a Incêndios e Controle de Avarias fixo e móvel.

Código Internacional de Chamada: PWAD
Tripulação: 64 homens, sendo 6 oficiais e 58 praças.

 

 

H i s t ó r i c o

 

A Corveta Imperial Marinheiro - V 15, terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem aos marinheiros-nacionais. As Corvetas classe Imperial Marinheiro foram idealizadas e mandadas construir pelo Almirante Renato de Almeida Guillobel, em sua gestão a frente do Ministério da Marinha. Foi construída pelo estaleiro C.C. Sheepsbower & Gashonder Bedriff Jonker & Stans, em Rotterdam, Holanda. Teve sua quilha batida em 26 de outubro de 1953, lançada ao mar em 19 de novembro de 1954, foi incorporada à Armada em 11 de junho de 1955 e submetida a Mostra de Armamento em 18 de junho de 1955, no cais Boompjois, em Rotterdam pelo Aviso n.º 1153 de 12/05/1955 (Bol. 21/55/1960 MM). Naquela ocasião, assumiu o comando, o Capitão-de-Corveta Maurílio Augusto da Silva.

 

As Corvetas classe Imperial Marinheiro, foram originalmente concebidas, como navio guarda-costas, rebocador, mineiro e varredor. Já nos anos noventa, as unidades remanescentes mantinham apenas as características de unidade de patrulha (guarda-costas) e salvamento (rebocador). Seus trilhos para lançamentos de minas e paravanas de varredura não existem mais a bordo. Atualmente a maior restrição das Corvetas nas missões de patrulha é a sua baixa velocidade em relação às velocidades atuais dos navios mercantes. A Corveta tem uma velocidade máxima mantida de apenas 12 nós.

 

1955

 

Em 30 de julho, partiu de Rotterdam em acompanhada pela Cv Imperial Marinheiro, com destino ao Brasil. Em 13 de agosto, aportaram em Recife-PE e em 1º de setembro, chegaram ao Rio de Janeiro.

 

Em 16 de setembro, nos termos do Memorando Reservado Urgente do EMA n.º 0005 de 16/09/1955, e ainda nesse ano foi colocada a disposição do Comando da Flotilha de Submarinos para servir como navio de apoio aos submarinos em seus diversos exercícios, cabendo a Base Almirante Castro e Silva (BACS), realizar as modificações necessárias para essa nova função, desde que não fossem de caráter permanente. Dentre os equipamentos que recebeu constavam um sonar e um UQC (telefone subaquático).

 

1956

 

Em agosto, foi cedida temporariamente a DHN, para o transporte à Ilha da Trindade do chefe do Departamento de Geofísica, para as primeiras providencias relativas à ocupação da ilha a fim de tomar parte nas observações do Ano Geofísico Internacional de 1957-1958.

 

1958

 

Em junho participou, junto com a Cv Solimões – V 24 e os RbAM Tritão – R 21, Tridente – R 22 e Triunfo – R 23, da faina de salvamento da corveta Angostura – V 20 que havia encalhado na Praia de Itaipu, Niterói, durante a tentativa de encalhe do N/M “Comboinhas”.

 

1960

 

A Imperial Marinheiro se aproximando do Cruzador Barroso em 1960. (foto: ?)

 

1966

 

Participou da Operação UNITAS VII, que na fase atlântica foi realizada entre os litorais da Argentina, Uruguai e Brasil. A Força-Tarefa brasileira era composta pelo NAeL Minas Gerais - A 11 (capitânia - CA L.G. Döring), pelos CT Pará - D 27, Paraíba - D 28, Paraná - D 29 e Pernambuco - D 30, pelo S Rio Grande do Sul - S 11, NTr Soares Dutra - G 22, NO Belmonte - G 24 e a Cv Imperial Marinheiro - V 15; a FT uruguaia era composta pelos CTE ROU Uruguai - DE 1 (capitânia - CMG (ROU) H. Murdoch) e ROU Artigas - DE 2 e a FT norte-americana, pela FLM USS Leahy - DLG 16 (capitânia - CA (USN) C. J. Van Arsdall), pelos DE USS Hammerberg - DE 1015 e Van Voorhis - DE 1028 e os S USS Chopper - SS 342 e USS Requin - SS 481.

 

1969

 

Em abril, depois de quase 14 anos de bons serviços prestados a ForS, a Imperial Marinheiro passou à subordinação do Comando do Grupamento Naval do Sul (ComGrupNS), então parte do 1º Distrito Naval, segundo a Aviso n.º 0296 de 20/03/1969 MM/EMA e Circular 1069/69 do EMA, tendo os equipamentos extras (como o sonar) desembarcados.

 

Em setembro, quando era o navio de socorro na área do 3º Distrito Naval, prestou socorro ao NB Faroleiro Santana - H 28, que havia sido jogado contra os recifes de Pajuçara, quando demandava o porto de Maceió.

 

1974

 

Integrava o Grupamento Naval do Sul, junto com os AvOc Bauru – U 28, Benevente – U 30, Bocaina – U 32, Cv Bahiana – V 21, RAM Tritão – R 21, Tridente – R 22 e Triunfo – R 23.

 

Entre 23 de setembro e 2 de outubro, integrando GT sob o comando do CMG Heitor Luiz Vellez , junto com o AvOc Benevente – U 30 (capitânia), realizou patrulha na área marítima entre os litorais do Rio de Janeiro e São Paulo, tendo visitado o porto de Santos.

 

1980

 

No primeiro trimestre, foi colocado como navio de prontidão permanente do SALVAMAR-Sueste na área do 1º Distrito Naval (Com1ºDN).

 

1981

 

Entre 26 e 30 de abril, participou da Operação ARRASTÃO X, junto com o CT Santa Catarina - D 32, o S Riachuelo - S 22, o AvIns Aspirante Nascimento - U 10 e os RbAM Tridente - R 22 e Almirante Guillobel - R 25, realizada na região de Macaé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.

 

Entre 31 de março e 7 de abril, integrando um GT do GrupNS composto pelos RbAM Almirante Guillobel - R 25 e Tridente - R 22, realizou exercícios entre o Rio de Janeiro e Santos. Foram executados tiro na Raia de Alcatrazes; manobras táticas; passagem de carga leve; fundeio de precisão; dois dos quais a noite nas enseadas de Palmas e de Pouso; reboque a contrabordo; reboque em linha e levantamento hidrográfico expedito.

 

Nos dias 15 e 16 de setembro, resgatou os canhões que defendiam a antiga Fortaleza de São Francisco Xavier, que se encontravam aos pés dos muros da Escola Naval. Após rebocar as peças para uma área de maior profundidade, foi procedido o içamento por câbrea.

 

A Imperial Marinheiro, durante a faina do resgate dos canhões da antiga Fortaleza de São Francisco Xavier, na Ilha de Villegagnon. (foto: SRPM)

 

1982

 

Foi o "Navio de Socorro do Ano" distrital do 5º Distrito Naval, relativo ao ano de 1981.

 

1984

 

Em 11 de junho, passou a subordinação do Comando do Grupamento Naval do Sul (ComGrupNS) e do 5º Distrito Naval, tendo como área de atuação o litoral dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, operando a partir de Rio Grande-RS.

 

1985

 

Em janeiro, integrando o GT 10.2 com a Cv Bahiana - V 21, realizou patrulha marítima na área do 5º DN, visitando os portos de Montevideo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

 

1986

 

Em 8 de agosto, prestou socorro ao N/M "Criciúma", com carga de 26.000 toneladas de carvão, havia encalhado a 4.5 milhas ao sul da Ilha de Santa Catarina, no dia 6, sofrendo sérias avarias no casco, com a proa sendo perfurada por uma rocha a 11,8 metros de profundidade. Depois dos reparos de emergências, e do navio ter voltado a ganhar flutuabilidade, foi tracionado pela Imperial Marinheiro, que o escoltou para o Porto de Paranaguá.

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 5º Distrito Naval, relativo ao ano de 1985.

 

1987

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 5º Distrito Naval, relativo ao ano de 1986.

 

1988

 

Em 9 de agosto, foi acionado pelo Com5ºDN para realizar o salvamento do B/P "Santana I", que encontrava-se sem propulsão a sudeste da barra de Rio Grande. Ao chegar ao local a corveta constatou que o "Santana I" já estava sendo rebocado pelo B/P "Caribe II".

 

1991

 

Em 11 de março, suspendeu de Rio Grande, junto com o RbAM Triunfo - R 23, que veio do Rio de Janeiro, para realizar a Operação DIPLOMEX-I/91. Nessa comissão foram visitados os portos de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai). A DIPLOMEX foi encerrada com o o retorno dos navios a Rio Grande.

 

1992

 

Foi-lhe outorgado o titulo de "Navio de Socorro Distrital" do 5º Distrito Naval, relativo ao ano de 1991.

 

1994

 

Entre abril e junho, participou da faina de socorro do Navio Mercante "Kamari", de bandeira cipriota, na região do 5º Distrito Naval, Rio Grande, junto com o RbAM Almirante Guillobel - R 25.

 

1995

 

Acionada pela Estação Radio da Marinha em Rio Grande, resgatou em 10 de janeiro, dez pescadores no litoral gaúcho, por ocasião da busca a dois argentinos desaparecidos desde o naufrágio de um veleiro no dia 8. O Barco de Pesca, naufragou a cerca de 35 milhas da costa ao largo de Torres-RS, às 03;45h do mesmo dia. Os náufragos foram transportados para Itajaí-SC

 

1996

 

Entre 24 e 26 de abril, participou das buscas ao B/P "Verde Vale II", que havia naufragado a cerca de 140 milhas do Farol de Albardão, na costa gaúcha. Também participaram das buscas a Cv Bahiana - V 21 e o NPa Gurupá - P 46, que contaram com o apoio de uma aeronave P-95 Bandeirante Patrulha da Base aérea de Florianópolis. todos os tripulantes do "Verde Vale II", foram resgatados pela Bahia no dia 26.

 

1998

 

Em 25 de junho, recebeu do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo – COMCONTRAM, o Prêmio "Contato-CNTM/5º Distrito Naval", relativo ao ano de 1997.

 

2001

 

Detalhes da superestrutura da Corveta Imperial Marinheiro. (foto: Gustavo) Detalhes da superestrutura da Corveta Imperial Marinheiro. (foto: Gustavo) Detalhes da superestrutura da Corveta Imperial Marinheiro. (foto: Gustavo)

 

A Corveta Imperial Marinheiro, atracada em Santos em abril de 2001. (foto: Alexandre Macedo) A Corveta Imperial Marinheiro, atracada em Santos em abril de 2001. (foto: Alexandre Macedo) A Corveta Imperial Marinheiro, atracada em Santos em abril de 2001. (foto: Alexandre Macedo) Detalhe do tijupá da Corveta Imperial Marinheiro, onde pode-se ver o "Echo" referente ao Prêmio de Navio Socorro, o símbolo do SALVAMAR e o indicativo de radio do navio. (foto: Alexandre Macedo) A Corveta Imperial Marinheiro, saindo de Santos. (foto: Alexandre Macedo)

 

Realizou Operação ADESTREX-ANV, com aeronaves UH-12 Esquilo do EsqHU-5, para adestrar as equipes de bordo em operações aéreas.

 

Visitou o porto de Porto Alegre-RS.

 

2002

 

Entre 20 e 31 de janeiro, participou da Operação ADESTREX 01, realizada no litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, integrando o GT 516.1, sob o comando do ComGrupNSul, Capitão-de-Fragata Helder Velloso Costa, junto com o RAM Tritão - R 21 e o NPa Babitonga - P 63. Foi visitado o porto de Itajaí-SC.

 

No inicio de abril, realizou ao largo de Navegantes-SC, a Operação CONVÉS VII, um exercício de resgate aéreo de tripulantes e passageiros de embarcações em conjunto com helicópteros UH-1H do 5º/8º GAv (Santa Maria - RS) da FAB.

 

Já realizou mais de dez viagens de apoio ao Posto Oceanográfico da Ilha de Trindade (POIT), tendo ultrapassado a marca das 100.000 minhas navegadas.

 

2004

 

Nos dias 13 e 14 de janeiro, realizou busca e reboque da embarcação "Lagomar II", que estava sem motor a 1 km da costa proximo ao Farol de Mostardas-RS, realizando o reboque da mesma para Rio Grande.

 

Entre 28 de março e 2 de abril, participou junto com o NPa Benevente - P 61 e diversos B/P das buscas aos B/P "Valio II" e "Aquarela I" desaparecidos durante o Ciclone Extra-Tropical (um Furacão, segundo o NOAA) "Catarina", que atingiu o litoral sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. No dia 30 de março, resgatou dois sobreviventes.

 

No dia 2 de abril, prestou socorro ao B/P "Micácio da Costa" a 12 km da costa entre os fárois de Mostarda e Solidão, que teve um tripulante ferido em acidente, transportando-o para Rio Grande-RS, onde chegou no dia 3 pela manhã.

 

2005

 

Entre 10 e 20 de outubro, participou da Operação Conjunta PAMPA 2005, integrando a Força-Tarefa Combinada Rio Grande, junto com os NPa Benevente P 61 e Babitonga - P 63, os RbAM Tritão - R 21. Também participaram dessa operação elementos do CFN, da ForAerNav, do Exército e da Força Aérea.

 

2006

 

Em 4 de junho, atracado em Belém-PA, participou das comemorações alusivas ao aniversario da Batalha Naval do Riachuelo, tendo ficado aberto a visitação.

 

Participou das comemorações alusivas ao aniversario da Batalha Naval do Riachuelo, tendo ficado aberto a visitação publica nos dias 10 e 11 de junho, em Rio Grande-RS, e de 15 a 18 de junho em Pelotas-RS.

 

Na noite de 5 de julho, o SALVAMAR-SUL/Comando do 5ºDN, recebeu um pedido de socorro do B/P "Astro II", que se encontrava nas proximidades do Chuí-RS, com um ferido a tiro a bordo, acionando a Imperial Marinheiro, que estava no mar, participando da Operação  DEPORTEX/06. Na madrugada do dia 6, a embarcação foi encontrada e o tripulante ferido resgatado. Apesar do estado critico do paciente, a equipe de bordo foi capaz de estabilizar seus sinais vitais até a chegada em Rio Grande, no final da manhã, quando foi removido para um hospital local.

 

2007

 

A Imperial Marinheiro, atracada no porto de Rio Grande, em 6 de abril de 2007. (foto: Marcelo Vieira) A Imperial Marinheiro, no canal do porto de Rio Grande, em 21 de novembro de 2007. (foto: Marcelo Vieira)

 

2008

 

Entre 22 e 30 de janeiro tomou parte na Operação ADESTREX-I realizada na área compreendida entre Rio Grande e Itajaí, que também contou com a participação dos NPa Benevente e Babitonga e do RbAM Tritão, todos subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul. O GT realizou diversos adestramentos, Inspeção Naval e apoiou a Escola Naval com embarque de aspirantes.

 

A Imperial Marinheiro atracada na Ilha das Cobras (Rio de Janeiro), em maio de 2008. (foto: Edson Lucas)

 

Entre 31 de maio a 7 de junho, participou da Operação Combinada FRONTEIRA SUL I, juntamente com o Exercito e a Força Aérea. Também participaram o NPa Benevente - P 61, além de lanchas da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e da Capitania Fluvial do Rio Paraná, um helicóptero UH-12 do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral e um destacamento do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande. Foram realizadas de atividades de Patrulha Naval, Inspeções Navais e ACISO.

 

No dia 26 de junho, o Salvamar-Sul recebeu uma ligação telefônica do M/V "Kota Kamil", procedente de Santos, com destino a Buenos Aires, informando ter avistado uma balsa salva-vidas com náufragos a bordo, a aproximadamente 107 quilômetros de Tramandaí e a 77 de Torres, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. O "Kota Kamil" informou também que as condições meteorológicas locais não estavam favoráveis para arriar seu bote e resgatar os náufragos. O Salvamar enviou ao local a Imperial Marinheiro, que conseguiu resgatar os seis náufragos que, por questões de segurança, foram transportados até o Porto de Imbituba, sendo recebidos pelo Delegado da Capitania dos Portos de Santa Catarina. Os náufragos eram tripulantes do B/P "Santa Rosa R", que afundou repentinamente.

 

A Imperial Marinheiro operando com o RbAM Tritão – R 21 e outras unidades do Comando do 5º Distrito Naval, em julho de 2008. (foto: ?, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro operando com o RbAM Tritão – R 21 e outras unidades do Comando do 5º Distrito Naval, em julho de 2008. (foto: ?, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro operando com o RbAM Tritão – R 21 e outras unidades do Comando do 5º Distrito Naval, em julho de 2008. (foto: ?, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro operando com o RbAM Tritão – R 21 e outras unidades do Comando do 5º Distrito Naval, em julho de 2008. (foto: ?, via José Henrique Mendes)

 

Entre 12 e 15 de setembro, o navio visitou o porto de Santos-SP.

 

A Imperial Marinheiro atracada em Porto Alegre, em outubro de 2008. (foto: José Arthur)

 

De 5 a 12 de novembro, esteve em Porto Alegre-RS.

 

A Imperial Marinheiro, no Rio Guaíba em 5 de novembro de 2008. (foto: José Arthur - http://naviosempoa.blogspot.com) Detalhe da superestrutura da Imperial Marinheiro, no Rio Guaíba em 5 de novembro de 2008. (foto: José Arthur - http://naviosempoa.blogspot.com)

 

Partiu do Rio Grande com destino ao Rio de Janeiro, onde no dia 3 de dezembro embarcou seis toneladas de doações da Defesa Civil do Rio de Janeiro. Em 5 de dezembro, esteve em Santos onde embarcou 40 toneladas de doações arrecadas pela Defesa Civil de Santos. Em 6 de dezembro chegou a Itajaí com essas doações, que seriam distribuídas aos desabrigados atingidos pela enchente ocorrida no final de novembro

 

2009

 

Recebeu o Prêmio "Contato-CNTM/5º DN", relativo ao período de 1º de maio de 2008 a 30 de abril de 2009.

 

A Imperial Marinheiro atracada na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, em junho de 2009. (foto: Carlos André Lopes da Silva, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro atracada na Ilha das Cobras, Rio de Janeiro, em junho de 2009. (foto: Carlos André Lopes da Silva, via José Henrique Mendes)

 

2010

 

A Imperial Marinheiro atracada em Paranaguá junto com o NPa Benevente - P 61 em março de 2010. (foto: Rodrigo Leal)

 

Entre 17 e 21 de março participou, junto com os navios patrulha Babitonga e Benevente e o Rebocador Tritão, das comemorações dos 75 anos do Porto de Paranaguá.

 

Entre 25 e 28 esteve no porto de São Francisco do Sul junto com o NPa Benevente.

 

Nos dias 4 e 5 de agosto participou da Operação DEPORTEX-SUL 10 em Rio Grande, junto com tropas do Grupamento de Fuzileiros Navais daquela cidade, com o NPa Babitonga, RbAM Tritão e o NB Comandante Varella, além de duas lanchas da Capitania dos Portos, homens do Exército e aeronaves da FAB.

 

No inicio de setembro esteve em Porto Alegre onde participou da comemorações da Semana da Patria.

 

Entre os dias 11 e 13 de dezembro esteve em São José do Norte, onde participou das comemorações alusivas a Semana da Marinha após concluir comissão que constou de exercícios de navegação em águas restritas e a verificação das condições da sinalização náutica e navegabilidade na região.

 

 

 

2011

 

A Imperial Marinheiro fazendo a segurança do canal de acesso ao porto de Rio Grande, em 10 de maio de 2011 por ocasião da saída dos navios da FT multinacional que participava da Operação UNITAS LII. O navio em primeiro plano e a fragata USS Boone – FFG 28 da marinha norte-americana. (foto: Marcelo Vieira) A Imperial Marinheiro fazendo a segurança do canal de acesso ao porto de Rio Grande, em 10 de maio de 2011 por ocasião da saída dos navios da FT multinacional que participava da Operação UNITAS LII. (foto: Marcelo Vieira) A Imperial Marinheiro fazendo a segurança do canal de acesso ao porto de Rio Grande, em 10 de maio de 2011 por ocasião da saída dos navios da FT multinacional que participava da Operação UNITAS LII. (foto: Marcelo Vieira)

 

Em 12 de dezembro participou da Parada Naval alusiva a Semana da Marinha realizada ao largo da Praia do Cassino, em Rio Grande, junto com o RbAM Tritão – R 21, NB Faroleiro Mário Seixas – H 26 e os NPa Benevente – P 61 e Babitonga – P 63, além de três helicópteros do Esquadrão HU-5.

 

2012

 

Entre 11 e 25 de janeiro, integrando o Grupo-Tarefa 516.1, sob o comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul, junto com os NPa Benevente - P 61 e Babitonga - P 63 e o RbAM Tritão - R 21, prestou apoio ao Estágio de Verão para 27 Aspirantes do 1º ano da Escola Naval durante a Operação ASPIRANTEX SUL-ADESTREX-I/2012. Foi realizada Ação de Presença nos portos de São Francisco do Sul e Itajaí, Patrulha Naval, Inspeções Navais no litoral de Santa Catarina, manobras de “Homem ao Mar” e exercício de tiro real.

 

Exercício de tiro real com metralhadora Oerlikon de 20mm durante a ASPIRANTEX SUL-ADESTREX-I/2012. (foto: CCSM) Exercício de tiro real com canhão de 76mm durante a ASPIRANTEX SUL-ADESTREX-I/2012. (foto: CCSM)

 

Entre 15 e 19 de novembro esteve em Itajaí-SC.

 

Prestou apoio a Operação Atlântico III, realizada na área marítima entre os litorais do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul entre os dias 19 e 30 de novembro.

 

2013

 

Entre 12 de março e 8 de abril participou da Operação PAMPAREX/2013, integrando o GT 113.1, sob o comando do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, junto com o NPaOc Amazonas – P 120 do GptPatNavSE e o NPa Gravataí – P 51 do GptPatNavLe. Foram visitados pelo navio os portos de Mar Del Plata (Argentina) e Montevideo (Uruguai).

 

Participou da Operação AGATA 7 realizada entre os dias 18 de maio e 6 de junho, na área do Com5ºDN junto com o RbAM Tritão – R 21 e o NPa Babitonga – P 63, três helicópteros UH-12 Esquilo, 23 embarcações de Policia Naval e cerca de 1.670 militares.

 

Participou da Operação LAÇADOR-2013, sob coordenação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), realizada na região sul entre os dias 16 e 27 de setembro. Operou na área marítima entre os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, junto com os NPa Benevente - P 61 e Babitonga - P 63 e o RbAM Tritão - R 21, todos do Com5ºDN.

 

 

 

O u t r a s    F o t o s

 

A Corveta Imperial Marinheiro. (foto: SRPM) A Imperial Marinheiro, na Baia da Guanabara. (foto: SRPM) A Imperial Marinheiro, atracada em um porto da região sul. (foto: João Luiz de Abreu Silva)

A Imperial Marinheiro, atracada em um porto da região sul. (foto: João Luiz de Abreu Silva) A Imperial Marinheiro, atracada em um porto da região sul. (foto: João Luiz de Abreu Silva) foto: Evandro Faleiro foto: Evandro Faleiro Portaló da Imperial Marinheiro. (foto: Evandro Faleiro) A Imperial Marinheiro fotografada de bordo do cruzador Barroso em algum momento dos anos 50 ou 60. (foto: Pedro Auquati) A Imperial Marinheiro fotografada de bordo do cruzador Barroso em algum momento dos anos 50 ou 60. (foto: Pedro Auquati) A Imperial Marinheiro navegando em velocidade em mar aberto. (foto: SRPM) A Imperial Marinheiro fundeada. (foto: ?, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro fundeada. (foto: ?, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro atracando em Itajaí. (foto: Marlon Ilíbio, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro atracando em Itajaí. (foto: Marlon Ilíbio, via José Henrique Mendes) foto: Jossian Costa, via José Henrique Mendes A Imperial Marinheiro atracada em Porto Alegre junto com o NB Comandante Varella. (foto: ?) A Imperial Marinheiro navegando nas proximidades de Rio Grande. (foto: CCSM, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro operando na área de jurisdição do 5º Distrito Naval. (foto: Tadeu Vilani / Grupo RBS, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro navegando na Lagoa dos Patos, nas proximidades de Rio Grande ao final de uma madrugada. (foto: Patrick Picaluga, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro navegando na Lagoa dos Patos, nas proximidades de Rio Grande. (foto: Patrick Picaluga, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro manobrando em um porto uruguaio. (foto: Marcos Spindola Alves, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro manobrando em um porto uruguaio. (foto: Marcos Spindola Alves, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro guarnecida em DEM (Detalhe Especial para o Mar) e com embandeiramento de gala. (foto: Jany Marreiros, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro em visitação publica em Itajaí. (foto: Arare, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro em visitação publica em Itajaí. (foto: Manequinho Correia, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro em uma operação do Grupamento de Patrulha Naval do Sul com os NPa Benevente – P 61 e Babitonga – P 63. (foto: ?, via José Henrique Mendes) A Imperial Marinheiro em uma operação do Grupamento de Patrulha Naval do Sul. (foto: ?, via José Henrique Mendes)

 

R e l a ç ã o    d e    C o m a n d a n t e s

 

Comandante Período
CC Maurílio Augusto da Silva 18/06/1955 a __/__/19__
CC Luiz Carlos Nascimento __/__/197_ a __/__/1974
CC Jonas Correa da Costa Sobrinho __/__/19__ a __/__/19__
CC Luiz José Carneiro de Mendonça __/__/19__ a __/__/19__
CC Edimar Aché Cordeiro __/__/19__ a __/__/19__
CC Orlando Raso __/__/19__ a __/__/19__
CC Gabriel de Araujo Bastos __/__/19__ a __/__/19__
CC Luiz Brenha Filho __/__/1961 a __/__/1962
CC Sergio Augusto Rocha Penna __/__/1962 a __/__/196_
CC João Baptista Torrents Gomes Pereira __/__/19__ a __/__/19__
CT Aloysio Bastos Vianna da Silva __/__/19__ a __/__/19__
CC Paulo Nogueira Pamplona Corte Real __/__/19__ a __/__/19__
CC Enio de Azevedo Tavares __/__/19__ a __/__/19__
CC Eduardo de Oliveira Rodrigues __/__/19__ a __/__/19__
CC Nelson Antonio Fernandes __/__/19__ a __/__/19__
CC Aloysio Bastos Vianna da Silva __/__/19__ a __/__/19__
CC Carlos Eduardo Cezar de Andrade __/__/19__ a __/__/19__
CC Roberto de Queiroz Guimarães __/__/19__ a __/__/19__
CC Ivan Carvalho Couto(2) __/__/19__ a __/__/19__
CC Geraldo Batista Moraes __/__/1969 a __/__/1970
CC Paulo da Silva Gomes (*) __/__/197_ a 11/11/1977
CC Hélio Miranda Quaresma (*) 11/11/1977 a __/__/197_
CC Aldo Amorim __/__/20__ a __/__/20__
CC Sergio Luiz Moreira Jordão 28/07/20__ a __/__/20__
CC Mário Luís Machado Brandão 28/07/2008 a __/07/2009
CC Fábio Silveira Werneck __/07/2009 a __/07/2010
CC Rafael Oliveira Cantanhede Lago __/07/2010 a __/__/2011
CC __/__/2011 a 17/07/2012
CC Anderson Marques Mourão 17/07/2012 a __/__/201_

 

B i b l i o g r a f i a

 

- Mendonça, Mário F. e Vasconcelos, Alberto. Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira. 3ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1959. p.129-130.

 

- Comando da Força de Submarinos; Força da Submarinos 90 Anos - 1914-2004; Niterói; ComFors; 2004.

 

- Souza, Marco Polo Áureo Cerqueira de. Nossos Submarinos; sinopse histórica. 1ª edição. Rio de Janeiro. SDGM. 1986. p.56-57.

 

- Dantas, Ney. A História da Sinalização Náutica Brasileira e breves memórias, Rio de Janeiro. Ed. FEMAR, 2000.

 

- Baker III, A.D. Combat Fleets of the World 1998-1999. Annapolis, MD: Naval Institute Press, 1998.

 

- Moore, John. Jane's Fighting Ships Ships 1980-1981. London: Jane's Publishing Company Limited, 1980.

 

- Folheto "Bem-vindo a bordo" da Corveta Imperial Marinheiro e da Corveta Purus - V 23.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, SRPM, n.º 440, fev. 1980; n.º 454, abr. 1981; n.º 455, mai. 1981; n.º 460, out. 1981; n.º 500, fev. 1985; n.º 510, fev. 1986; n.º 517, set. 1986; n.º 519, nov. 1986; n.º 523, mar. 1987; n.º 542, out. 1988; n.º 575, jul. 1991; n.º 583, mar. 1992; n.º 632, mar. 1995; n.º 646, abr. 1996; n.º 665, out. 1997; n.º 677, ago. 1998; n.º 714, out. 2001.

 

- NOMAR - Notícias da Marinha, Rio de Janeiro, CCSM, n.º 770, jun. 2006; n.º 772, ago. 2006; ; n.º 791, mar. 2008.

 

- CCSM - Centro de Comunicação Social da Marinha.

 

- Revista Tecnologia & Defesa, São Paulo, Editora Aquarius, N.º 21, 1985.

 

- Confraria do Bode Verde - www.bodeverde.hpg.ig.com.br

 

- SALVAMAR do Com5ºDN.

 

- NOTAER - n.º 010, mai. 2002.

 

- Jornal A Tribuna de Santos - 28/09/1974.

 

- Carlos Dufriche - Arquivos Pessoais - e-mail de 01/dez/2009.


(1) Segundo o Repositório de Nomes dos Navios da Esquadra Brasileira, foi incorporada em 11/06/1955, já no Jane's Fighting Ships 1980-1981 e no Combat Fleets of the World constam como 08/06/1955.

(2) Até aqui o navio serviu a Flotilha de Submarinos como Navio de Salvamento.